CUIABÁ
Devotos expressam gratidão pelas graças alcançadas, durante procissão em homenagem ao glorioso São Benedito, no último domingo (02)
As ruas e avenidas no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, ganharam um brilho especial no final da tarde do último domingo (02), durante a procissão em Ação de Graças ao glorioso São Benedito, que é testemunho de tantos milagres e que traz, além da religiosidade, a cultura e a ancestralidade de um povo. Fiéis e devotos, acompanhados de familiares, amigos ou até mesmo sozinhos, alguns com os pés descalços como sinal de testemunho de graças alcançadas, contribuíram para o sucesso dessa tradição tricentenária que reúne multidões em sinal de fé e devoção. A procissão marcou o encerramento das festividades realizadas desde a última quinta-feira (29).
Acompanhada do esposo, filha e netos, dona Eliana Firmino, emocionada e muito feliz, conta que, por mais um ano, ela cumpre a promessa feita a São Benedito há trinta e seis anos. “Todos os anos estou aqui, firme e cheia de esperança, pois sei que minha família e eu somos amparados por São Benedito. Há 36 anos, recebi uma graça com minha filha, que estava desenganada pelos médicos após contrair meningite. Desde então, com sua cura total, prometi e estou cumprindo participar do ‘trido’ e da procissão, como sinal de agradecimento”, disse ela.
Dona Eliana comentou que recentemente recebeu outra graça. “Minha neta teve um grave problema de saúde e, mais uma vez, graças a São Benedito, ela está curada. Hoje ela completa cinco meses de vida. Estamos aqui, todos juntos, com as velas nas mãos e pés descalços, para agradecer e pedir que nosso santo nos proteja sempre e continue iluminando nossos caminhos. E Viva São Benedito”, agradeceu.
Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebrações religiosas do Centro-Oeste. Durante os quatro dias, o evento reuniu centenas de pessoas por meio de missas, terços rezados, o tradicional chá com bolo, a procissão e a grande festa, com apresentações musicais e comidas típicas.
Em 2023, a Festa traz pela primeira vez como rei e rainha Paulo Fernando Campos Simões, que é festeiro desde 2017, sendo voluntário na cozinha, e dona Lurdinha, como é conhecida Maria de Lurdes de Oliveira Nigro. “Sempre participei das festividades como fiel, católica e devota. Este ano, tive a honra de ter sido escolhida como a Rainha da Festa de São Benedito. É uma tradição que acompanho desde criança. Minha mãe também já foi rainha. Com essa oportunidade, aprendi ainda mais sobre esse santo, protetor dos cozinheiros. Sempre nosso protetor e fiel escudeiro. O tema deste ano foi ‘Partilhar o Pão’, que representa a figura do nosso santo padroeiro”, declarou a Rainha da Festa de 2023.
“Ele é o santo dos humildes e dos excluídos, que já realizou muitos milagres. Então, só tenho a agradecer por tantas bênçãos e proteção. Que São Benedito continue abençoando nossa cidade e que nossa cultura não morra. Além da festa religiosa, envolve também a cultura e a história de nosso povo cuiabano. Representar tudo isso, ainda que seja só por um ano, é uma honra muito grande. Que Deus abençoe!”, acrescentou o Rei da Festa, Paulo Fernando Campos Simões.
Por mais um ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi parceira da tradicional Festa de São Benedito, que começa no final do mês de junho na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. “Como cuiabano da gema e prefeito da nossa querida e estimada Cidade Verde, trabalhamos mantendo viva essa tradição, que demonstra a fé e a religiosidade de nosso povo. Somos e sempre seremos parceiros. Trata-se de um ato de amor, que simboliza a identidade de nosso povo, alegre, otimista e altruísta”, declarou Emanuel Pinheiro.
A festa de São Benedito é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Mitra Arquidiocesana de Cuiabá, Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais Wilson Santos e Max Russi, via Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC/MT no segmento do Turismo, e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Contou com o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura Municipal de Cuiabá, além de outras empresas.
Tradição
A Festa de São Benedito em Cuiabá é tricentenária e surgiu com os excluídos negros, pobres e não alfabetizados, que não desfrutavam de nenhuma representatividade social. Com o passar do tempo, foram estabelecidas alianças e a festa passou a contar com a atuante participação da elite cuiabana, que assumiu, financeiramente, sua realização, trazendo os membros mais ilustres para desempenhar os papéis de reis, rainhas e demais festeiros. Os valores arrecadados são revertidos para ações sociais mantidas pela Paróquia.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Ouvidoria de Cuiabá amplia atendimento e já registra mais de 2 mil manifestações de cidadãos
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Ouvidoria Geral do Município, já registrou 2.080 manifestações de cidadãos entre 25 de abril e 11 de setembro de 2026. Desse total, 1.108 foram encerradas no sistema com status “Resolvido”, o que representa 53,27% dos registros. O canal permite que reclamações, denúncias, solicitações, elogios e sugestões sejam formalizadas, encaminhadas aos setores responsáveis e acompanhadas até a apresentação de uma resposta ao cidadão.
O volume de manifestações demonstra a utilização do serviço como um canal direto de comunicação entre a população e a Administração Municipal. Após o registro, a equipe da Ouvidoria realiza a triagem da demanda, encaminha o caso à área responsável, acompanha o andamento e registra a devolutiva ao cidadão.
Entre as manifestações encerradas como “Resolvido”, estão 587 reclamações, 256 denúncias, 215 solicitações, 33 elogios e 17 sugestões. Os registros abrangem diferentes áreas da administração pública e permitem identificar demandas apresentadas diretamente pela população aos órgãos municipais.
Entre os atendimentos acompanhados, que estão sob sigilo, estão demandas relacionadas à área tributária, infraestrutura e serviços públicos. Em um dos casos, um cidadão questionou cobranças municipais vinculadas ao seu cadastro e relacionadas a uma atividade econômica que afirmou desconhecer. A demanda foi encaminhada aos setores tributário e cadastral, que verificaram o histórico e orientaram o contribuinte sobre os procedimentos para revisão dos registros.
Em outra manifestação, moradores relataram dificuldades de circulação em uma via urbana. A demanda foi encaminhada ao setor responsável, que informou as providências realizadas na região e apresentou as condições técnicas para a execução de serviços em um trecho específico. A resposta foi posteriormente repassada ao cidadão.
A Ouvidoria também acompanha manifestações relacionadas a pagamentos e procedimentos administrativos. Em uma demanda sobre a compensação e baixa de um pagamento de IPTU realizado via PIX, o contribuinte recebeu informações sobre a tramitação do processo, os prazos administrativos e os critérios utilizados para a análise.
O status “Resolvido” corresponde ao encerramento do atendimento no fluxo da Ouvidoria, após o registro de resposta e devolutiva ao cidadão. Isso não significa, necessariamente, que a solicitação tenha sido atendida integralmente, mas que a demanda recebeu encaminhamento e resposta dentro do sistema.
Para registrar uma manifestação, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (65) 3324-4502. O serviço funciona como uma ponte entre a população e a Administração Municipal, garantindo um canal formal para o registro e acompanhamento de reclamações, denúncias, solicitações, elogios e sugestões.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL4 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO3 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO4 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
POLÍTICA MT5 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta vistoria abastecimento de água e acompanha chegada às casas do Cristo Rei
