POLÍTICA MT

Equipe campeã no Festival Sesi Robótica recebe homenagem da ALMT

Em sessão especial no município de Rondonópolis, os integrantes da Agrobot 9168 e seus monitores receberam Outorga Medalha José Garcia Neto do Mérito Industrial e moções de congratulações.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou na noite de quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Rondonópolis, sessão especial para a entrega da Outorga Medalha José Garcia Neto do Mérito Industrial e moções de congratulações aos integrantes e mentores da equipe Agrobot 9168, campeã do 5º Festival Sesi Robótica. A entrega das homenagens foi feita pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos).

O evento, que premiou a equipe mato-grossense, aconteceu entre os dias 15 e 18 de março deste ano, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Após a vitória no Brasil, os alunos do ensino médio também representaram o país no torneio Internacional de Robótica First Championshisp, maior competição de robótica educacional do mundo em Houston, nos Estados Unidos. 

Entre os nove homenageados João Vitor Silva de Almeida, 16 anos. Para ele a experiência foi “emocionante e inacreditável”. “Foram dois meses de estudo e trabalho inspirados no robô Ever Bote, da NASA [Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço]. Um objeto foi preparado para buscar cones e cubos na subestação, local onde deposita os repositores humanos e trazer para comunidade, com menor tempo possível. Conseguimos fazer isso e ficamos em primeiro lugar”, contou o aluno emocionado.

Letícia Campos de Freitas, 16 anos, foi uma das mulheres da equipe Agrobot 9168. A jovem contou a experiência em conquistar o primeiro lugar diante de centenas de projetos considerados de alto nível. “Foi incrível, vivemos muita coisa, tanto dentro da competição quanto fora. Sabíamos que ia ser difícil, mas queríamos vencer e isso aconteceu”.

Leia Também:  Elizeu assume presidência da comissão de segurança e projeto de câmeras em fardas será revisto

O mentor da equipe Agrobot 9168, José Eduardo Silva Valério, disse que “o que levou os alunos a serem campeões foi o Senai estar sempre disponível com tecnologia, incentivando e ensinado a parte técnica e a montagem do robô”. 

“Dentro do “Sistema S” trabalhamos sempre para estar o mais próximo da tecnologia. É a primeira que vez que nós participamos do Festiva Sesi, que já promove o evento há 30 anos. Conseguimos vencer, fruto de muito esforço e dedicação desses jovens e seus professores”, completou Valério.

O requente da sessão especial, deputado Diego Guimarães, parabenizou a equipe Agrobot 9168, que representou Mato Grosso nacionalmente e levou o ensino profissionalizante do Senai de Rondonópolis para o Brasil e o mundo. “Homenageamos esses jovens que ganharam a competição por acreditar e incentivar o fomento e o desenvolvimento da indústria e tecnologia. Estão de parabéns os professores [mentores] por trazerem essa aplicabilidade em sala de aula. Tenho certeza que esses jovens estão sendo muito bem preparados para o mercado de trabalho e futuros empreendedores”, justificou o parlamentar.

A vereadora por Rondonópolis, Kalynka Meirelles, falou da importância desse tipo de incentivo na área tecnológica para assim tornar o Estado de Mato Grosso mais desenvolvido e com mão de obra qualificada. “Os jovens de Rondonópolis foram gigantes. Representaram nosso estado e o Brasil, em Houston, nos Estados Unidos, mesmo com tantas dificuldades financeiras. Mostraram que o ensino público forma também grandes profissionais. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso está de parabéns por homenagear esses alunos talentosos e o Sistema Fiemt em proporcionar uma educação de qualidade a esses estudantes para o desenvolvimento da tecnologia” destacou a.

Leia Também:  Projeto original do Governo já recebeu 31 emendas

“O momento é extremamente importante para nós para reafirmarmos o quanto é necessário à educação profissionalizante. O Senai, através da Federação das Indústria de Mato Grosso (FIEMT), proporciona além do conhecimento teórico e prático a possiblidade dele conhecer outros desafios. Para nós é muito orgulho estar aqui hoje e homenagear esses alunos. Acredito que o futuro desse país vem através da educação” explicou a gerente do Senai de Rondonópolis, Ana Caroline Ferreira Bononi.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Vagner Gasbarro, ver esses jovens recebendo as homenagens da Assembleia Legislativa, é um exemplo para os demais alunos que também estudam no ensino público. Isso desenvolve o lado profissional e faz crescer como pessoa. O Senai, que está a frente desse trabalho está de parabéns. E nossos jovens representaram nosso Estado e o Brasil com grande conhecimento na área da robótica”.

Aylon Arruda, vice-prefeito de Rondonópolis agradeceu a todos em nome do município. “Em nome dessa cidade parabenizo a ALMT pelo reconhecimento a esses nobres alunos e aos Sistema S por um momento tão importante para a tecnologia e também os professores, que prepararam esses jovens. O incentivo do aprendizado a esses menores na inovação tecnológica, robótica em um papel fundamental na educação do futuro.

Homenageados com Outorga Medalha José Garcia Neto do Mérito Industrial

João Pedro Pistore

João Vitor Silva Almeida

Kettly Vitória Rodrigues Bizerra

Letícia Campos de Freitas

Luiz Felipe Serafim de Souza

Homenageados com Moção de Congratulação

Diego Henrique de Andrade

Djair Gonçalves Assunção

José Eduardo Silva Valério

Thiago Guilherme Carvalho

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

AL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, entre os dias 22 e 26 de junho, uma programação diversificada com simpósio sobre autismo, audiências públicas, reuniões de comissões, sessões ordinárias, oitivas da CPI da Saúde e sessões especiais de homenagens a profissionais, entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. A agenda está sujeita a alterações ao longo da semana.

Segunda-feira (22)

Às 8 horas, acontece o VI Simpósio sobre Autismo com o tema: “Integração entre Educação, Saúde e Inovação”, na construção de uma rede de cuidados do TEA. O evento requerido pelo deputado Wilson Santos (PSD) será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) faz a entrega de entrega de honrarias durante sessão especial. As homenagens estão marcadas para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Terça-feira (23)

Às 14h30, tem reunião da Comissão de Constituição e Justiça e Redação para a deliberações da constitucionalidade das matérias em tramitação na CCJR.

Às 19 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Pode), presta homenagens aos apoiadores da causa animal. A sessão especial está prevista para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Altir Peruzzo (PT) presta homenagens a diversas pessoas que contribuíram para o fortalecimento e crescimento de Mato Grosso. O evento está marcado para o auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Wilson Santos garante retomada das obras em unidade de saúde de Cuiabá

Quarta-feira (24)

Às 10 horas e 13 horas tem sessões ordinárias, presencial e virtual, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 15 horas, tem mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar contratações emergenciais e pagamentos indenizatórios realizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entre 2019 e 2023. Nesse dia, as oitivas serão com os empresários ligados aos contratos sob investigação.

Quinta-feira (25)

Às 9 horas, o deputado Lúdio Cabral (PT) realiza audiência pública para debater as proteções previstas no Código Ambiental. O foco é discutir o enfraquecimento da proteção ambiental prevista no Código Florestal. O debate será na sala das Comissões 226.

Às 9 horas, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Campos (União) faz homenagens a advogados durante sessão especial. Durante o evento serão entregues Moções de Aplausos aos Associados do Instituto Mato-grossense de Advocacia Network. As homenagens serão no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 10 horas, a secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Mauren Lazzaretti. Ela foi convocada pelo deputado Valdir Barranco (PT) debater o cumprimento da Lei complementar nº 830/2025 e da Lei 13.349/2026. A reunião será na sala das Comissões Deputada Oscar Soares, 227.

Leia Também:  Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação

Às 14 horas, a Comissão de Fiscalização, de Acompanhante da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação do RAG do 2º Exercício do Plano Plurianual 2024//2027. As explicações serão feitas pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso (Seplag). A apresentação será na sala das Comissões.

Sexta-feira (26)

Às 9h30, o deputado Paulo Araújo (Republicanos) para a entrega de Moções de Aplausos em homenagens aos colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. O evento será no Plenário de Deliberações Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) realiza sessão especial para a entrega de títulos e outras honrarias a diversas pessoas de Mato Grosso, que contribuíram com o desenvolvimento de Mato Grosso. As homenagens serão feitas no Plenário de Deliberações Renê Barbour.

Na Câmara Municipal de Sinop, às 19 horas, o deputado Elizeu Nascimento (NOVO) realiza sessão especial para homenagear autoridades civis e eclesiásticas, servidores do Judiciário e empresários do Estado de Mato Grosso.

A Assembleia informa que a programação está sujeita a alterações ao longo da semana.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA