POLÍCIA FEDERAL

PF investiga fraude e falsificação de documentos para regularização de estrangeiros

Bagé/RS – A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta segunda-feira (13/03), ação de repressão a fraudes para obtenção de Registro Nacional Migratório por estrangeiros que não residem no Brasil. Policiais federais cumpriram dois mandados de busca em Aceguá, município localizado na fronteira do Brasil com o Uruguai, que resultaram na apreensão de telefones celulares, notebook e diversos documentos. As investigações apontam para a atuação de “despachantes” estabelecidos na região da fronteira, que auxiliavam cidadãos uruguaios a obterem documentos de identificação como residentes no Brasil, mediante declarações de endereço supostamente falsas, apresentadas à Polícia Federal. COMO O CRIME ACONTECIA: Os despachantes arregimentavam pessoas que realmente moram nas cidades de Aceguá e Bagé para fornecerem os seus comprovantes de endereço residencial e assinarem declarações, a maioria com firma reconhecida em cartório, informando que os estrangeiros residiam nesses mesmos endereços. A Polícia Federal, ao checar as informações apresentadas, constatou que os cidadãos uruguaios não residiam no Brasil e que as informações apresentadas eram fraudadas a pedido dos despachantes. Os estrangeiros chegavam a pagar mais de mil reais pelos serviços e parte deste valor era repassado às pessoas que cediam seus endereços. A Polícia Federal alerta que omitir a verdade ou inserir informações falsas em documento público ou particular pode configurar o crime de falsidade ideológica. Os estrangeiros que efetivamente residem no Brasil têm direito ao documento de identificação emitido pela Polícia Federal, o Registro Nacional Migratório, na classificação “residente”. A Polícia Federal informa que não é obrigatória a contratação de despachantes e que a maioria dos procedimentos é simples e pode ser feito pelo próprio estrangeiro. Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Bagé Fone: (53) 3240-9098

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  CCPI reforça cooperação policial internacional durante a Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu/PR
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF investiga contrabando de medicamentos emagrecedores

São Mateus/ES. A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (7/7), dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Colatina/ES, em endereços localizados nos municípios de São Mateus/ES e em Itabatã, distrito de Mucuri/BA, no âmbito de investigação que apura os crimes de contrabando e de comercialização clandestina de medicamentos emagrecedores por meio da internet.

Durante cumprimento das ordens judiciais, uma mulher foi presa em flagrante. Além disso, foram apreendidos aparelhos celulares, agendas, seringas, frascos e embalagens de medicamentos sem autorização para comercialização no Brasil. O material será submetido à perícia para subsidiar o prosseguimento das investigações. 

Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
E-mail: [email protected]



Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF realiza extradição de argentino procurado pela Interpol
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA