MATO GROSSO
Polícia Militar inicia capacitação de 39 agentes de segurança para policiamento em estádios
A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar de Mato Grosso iniciou o 1º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios, na manhã desta segunda-feira (27.02), em Cuiabá. A formação tem a finalidade de capacitar os agentes para atuação policial dentro de praças esportivas de Mato Grosso.
A primeira turma do curso é formada por 39 alunos, sendo eles da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá. A aula inaugural do curso foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT).
A formação é organizada pelo 10º Batalhão da PMMT e será ministrada no Ginásio Aecim Tocantins. O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Luiz Fernando Oliveira Dias, destaca que após o curso os alunos estarão preparados para atuar na segurança de árbitros, delegações esportivas e torcida, buscando a preservação da ordem pública.
“Os alunos dedicarão atenção especial aos procedimentos e cumprimentos dos protocolos próprios de segurança nas praças desportivas, em especial a Arena Pantanal. A ferramenta principal é o fortalecimento da preocupação e respeito à integridade física e dignidade humana de todo o público que frequenta esses locais, em todo o Estado de Mato Grosso”, afirma.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou que o curso para policiamento em estádios é de extrema importância para capacitar ainda mais as forças de segurança, uma vez que a Arena Pantanal tem sido palco de eventos esportivos nacionais e internacionais.
“A Polícia Militar tem experiência em atuação de grandes eventos, estivemos presentes na Copa do Mundo de 2014, onde foi estabelecida toda a segurança necessária. Hoje, temos um time de futebol na Série A do Campeonato Brasileiro e vemos nossos policiais militares em trabalho contínuo com muito profissionalismo e dedicação. Com essa capacitação, vamos ganhar muito, adquirindo mais conhecimento e trazendo isso na melhoria do trabalho e prestação de serviço a toda à sociedade”, completou o comandante-geral da PMMT.
O curso tem duração de 60 horas/aulas e será realizado até o dia 04 de março deste ano. A aula inaugural contou com uma palestra do juiz de direito Marcelo Sebastião Prado de Moraes, que falou sobre fundamentos jurídicos da atividade policial em praças desportivas.
Homenagem
A primeira turma do Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios foi batizada em ao nome do coronel Nadim Amui Júnior, falecido em novembro do ano passado, em reverência a toda sua dedicação e serviços prestados à Polícia Militar. A viúva do coronel, senhora Paula Amui, esteve presente na solenidade e recebeu uma placa em homenagem ao coronel.
Também estiveram presentes na solenidade o subchefe de Estado-Maior Geral, coronel Wilker Soares Sodré; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Januário Baptista; o comandante de Policiamento Especializado, coronel Paulo César da Silva, o deputado federal coronel Jonildo José de Assis; o secretário-adjunto de Esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura; o diretor-executivo da Federação Mato-grossense de Futebol, Humberto Frederico, entre demais autoridades militares e civis.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização dos servidores, reforço no efetivo e o aprimoramento das ações de inteligência, resultando no fortalecimento da instituição e na melhoria de indicadores criminais.
À frente da instituição desde 2023, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, ressalta as principais ações desenvolvidas pela instituição, os resultados alcançados no combate à criminalidade e os desafios enfrentados na área da segurança pública.
Confira a entrevista abaixo:
Quais foram os desafios encontrados quando a senhora assumiu a gestão da Polícia Civil?
Assumimos a gestão em 2023 com o desafio de fortalecer a estrutura da Polícia Civil, valorizar os servidores e ampliar a capacidade de resposta da instituição em um estado de dimensão continental como Mato Grosso – um trabalho exigiu planejamento, diálogo e decisões firmes desde o início.
Na época, os principais desafios foram recompor e fortalecer o efetivo, e conseguimos o reforço de 46 delegados, 384 investigadores e 290 escrivães, além de continuar a modernização da investigação, ampliar a presença da Polícia Civil no interior e promover um intenso combate às facções, aos crimes violentos e a violência contra grupos vulneráveis.
Agora, o grande desafio é acompanhar a evolução da criminalidade com uma polícia cada vez mais técnica, moderna e eficiente. Para isso, temos investido em inteligência, tecnologia, capacitação, integração entre unidades e fortalecimento das delegacias no interior.
Quais foram os avanços da Polícia Civil ao longo dos últimos anos?
A Polícia Civil conquistou muitos avanços nos últimos sete anos, mas, especialmente nesses três anos e 6 meses de gestão, avançamos muito na valorização profissional, na melhoria das condições de trabalho, na capacitação de servidores e na modernização das ferramentas utilizadas na atividade policial. Também buscamos uma gestão mais próxima, ouvindo as demandas das unidades e dos profissionais. Despertamos o sentimento de pertencimento.
A população também passou a contar com uma Polícia Civil mais estruturada, mais integrada e mais presente. Houve avanço no atendimento digital, na qualificação das investigações, na ampliação de operações e no atendimento mais humanizado, especialmente às vítimas de violência doméstica.
Vejo esses avanços como resultado de planejamento e compromisso institucional. Os investimentos em tecnologia, estrutura, viaturas, equipamentos, especialmente na capacitação e inteligência trouxeram mais eficiência à investigação e melhores respostas à sociedade.
O que a senhora considera que deixará como legado à Polícia Civil desse período em que está na gestão?
Acredito que o principal legado é uma instituição mais estruturada, mais valorizada e mais consciente do seu papel estratégico na segurança pública. Uma Polícia Civil que investiga com técnica, atua com firmeza e mantém o compromisso com a sociedade.
Ao longo dos anos a Polícia Civil vem aumentando gradativamente o número de operações e o volume de prisões, apreensões e outras medidas cautelares. Qual foi a metodologia adotada pela Polícia Civil para garantir mais eficiência em todo o Estado de Mato Grosso?
Adotamos uma metodologia baseada em planejamento, inteligência policial, análise de dados e integração entre as unidades. As operações passaram a ser construídas com foco em alvos prioritários, repressão qualificada e enfraquecimento das estruturas criminosas, promovendo especialmente na asfixia financeira. Tudo isso fortalece a investigação e permite uma resposta mais rápida e precisa.
E como a senhora avalia a atuação da Polícia Civil no enfrentamento às facções criminosas?
A Polícia Civil tem atuado de forma firme, técnica e estratégica. O enfrentamento à criminalidade não se limita às prisões; também buscamos descapitalizar as facções, bloquear valores, apreender bens e enfraquecer financeiramente essas organizações.
Como quanto ao combate aos crimes informáticos praticados por meio eletrônico?
Temos ampliado a atuação nessa área com capacitação, ferramentas tecnológicas e unidades preparadas para investigar crimes praticados no ambiente virtual. É uma criminalidade dinâmica, que exige atualização constante e resposta técnica.
A Polícia Civil está preparada para dar uma resposta à sociedade no combate à criminalidade?
Sim. A Polícia Civil está cada vez mais preparada, com servidores capacitados, investimento em tecnologia, atuação integrada e foco na investigação qualificada. Evidentemente, os desafios são permanentes, mas a instituição tem demonstrado capacidade de resposta.
Há um anseio geral da sociedade no combate aos crimes de violência praticada em razão do gênero, especialmente dos feminicídios. Como a Polícia Civil tem contribuído nesse combate?
Esse é um tema tratado como prioridade. A Polícia Civil atua na repressão, na investigação qualificada, no atendimento humanizado às vítimas e na integração com a rede de proteção.
Qual o planejamento da Polícia Civil para os próximos meses deste ano?
Nosso planejamento é continuar fortalecendo a presença da Polícia Civil em todo o Estado, com foco na investigação qualificada, no combate às organizações criminosas, na redução dos crimes violentos e na melhoria do atendimento à população. Também seguimos investindo em tecnologia, capacitação e integração entre as unidades.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL5 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

