CUIABÁ
Vice-prefeito,Sindicato Rural e diretoria da Arsec realizam visita técnica em obra de revitalização do Parque de Exposições
O vice-prefeito de Cuiabá e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, diretores do Sindicato Rural de Cuiabá e o presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Vanderlúcio Rodrigues, visitaram na manhã de hoje (28), a obra de revitalização do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro.
De acordo com o vice-prefeito Stopa, o projeto para o local estabelece a reformulação total da área, possibilitando interligar a Orla do Porto I e II, além do ‘Cais do Porto’ (as obras serão iniciadas no próximo ano), e o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro. O aporte utilizado será de cerca de R$ 25 milhões, com previsão de entrega em 2024.
Ele pontua ainda que a obra é realizada com emenda parlamentar e conta com a parceria com da Associação dos Criadores de Mato Grosso.
“A Associação nos cedeu o projeto e conseguiu a emenda. Já a Prefeitura Municipal executa a obra. Vamos entregar a Cuiabá um grande complexo de lazer, cultura, turismo e negócios”, afirmou.
Conforme o projeto, que é executado por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a área de mais de 140 mil metros quadrados será completamente reestruturada.
De acordo com presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, a obra é importante já que irá agregar além dos eventos voltados ao agronegócios, também eventos artísticos e culturais. Ele destaca ainda que toda a área do Parque de Exposição será reformada e o espaço passará a contar com o ‘Centro Agro’. O espaço contará com três pavimentos onde serão distribuídas 47 salas de aulas onde serão desenvolvidas atividades de qualificação de mão de obra para o setor.
“Estamos muito contentes com o avanço da obra. Essa parceria com a Prefeitura de Cuiabá é fundamental para a realização de um anseio antigo dos produtores rurais e da sociedade cuiabana. Por isso, gostaria de agradecer o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro e do vice, José Roberto Stopa, que tem dado todo o suporte para a realização do projeto “, diz Nogueira.
Conforme o projeto, que é executado por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a área de mais de 140 mil metros quadrados será completamente reestruturada.
A ideia é que a utilização do espaço, que é palco de diversos eventos voltados para o agronegócio, seja ampliada e, ao mesmo tempo, os frequentadores tenham mais conforto e segurança.
A visita contou também com a participação da equipe técnica da RC Construtora, empresa responsável pela execução das obras.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.
O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.
A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.
“O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.
Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.
A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.
“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.
A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.
Serviço
- 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
- 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
- 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
- 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
- 🎟️ Entrada: Gratuita
- 👨👩👧👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
ARTIGOS7 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS

