CUIABÁ

Alunos de escola municipal visitam Horto Florestal e ampliam conhecimentos sobre a educação ambiental

Considerado um dos maiores laboratórios de pesquisas acadêmicas ao ar livre, o Horto Florestal Tote Garcia recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), estudantes da pré-escola, matriculados na EMEB Eugênia Pereira de Mello. A ação teve como objetivo oportunizar que as crianças levem para dentro das salas de aulas os conhecimentos vivenciados na prática. 

A visita contou com a presença de aproximadamente 30 alunos, aos quais participaram de trilhas ecológicas, palestras sobre a fauna e flora regionais, além de um delicioso piquenique. 

O bosque é administrado atualmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), e possui uma extensão de área de mais de 11 hectares.  

O titular da SMADESS, Renivaldo Nascimento, afirmou que o ponto turístico encontra-se de portas abertas para receber não somente os discentes, mas sim, à disposição de toda a população. “Temos aqui muitas árvores e  animais de diversas espécies, que retratam um pouco da história da natureza de Mato Grosso e seus adjacentes. Convidamos os munícipes, de modo geral, para vir contemplar esse espaço que faz parte da história de todos e tem muito a ensinar para cada um”, comentou. 

Leia Também:  Cezinha acompanha execução de serviços em quatro bairros da Capital

A diretora da unidade de ensino, Vanderlice Veron, agradeceu a disponibilidade da Prefeitura de Cuiabá na concessão da aula de campo. Segundo ela, as informações adquiridas contribuirão de forma positiva no avanço escolar dos pequenos. “Temos muitos projetos semelhantes na escola, como por exemplo, uma horta que está em fase de criação. Trazer eles aqui hoje, permite saber na íntegra como funciona o meio ambiente, aprendendo a plantar, tratar as sementes, sentir o aroma das plantas, uma aula espetacular aqui”, enfatizou. 

A gerente de educação ambiental do horto, Zilda Helena da Silva, aproveitou para reforçar o convite às instituições públicas e privadas interessadas. “Contamos com dois guias para atender os visitantes nos períodos matutinos e vespertinos, com total alegria e dedicação”, acrescentou. 

Os agendamentos estão sendo realizados por meio do e-mail: [email protected]. Para maiores informações, basta entrar em contato por meio do telefone: (65) 3313-3157. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araés, no bairro Coxipó da Ponte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Fiscalização encontra produtos vencidos em cantina de clube em Cuiabá

A Operação Alvará Regular: Férias Seguras interditou, na quarta-feira (17), a lanchonete de um clube em Cuiabá após identificação de falta de alvarás, produtos vencidos e diversas irregularidades sanitárias e de segurança.

A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com órgãos de fiscalização, ocorrerá todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos frequentadores de clubes e balneários durante o período de férias escolares.

De acordo com a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação tem como foco orientar os estabelecimentos e assegurar a proteção dos consumidores. “Além de orientar, nosso objetivo é verificar as condições de segurança para quem frequenta esses locais. Nesta primeira inspeção coletiva, algumas irregularidades foram constatadas, e foi necessária a interdição da cantina devido à ausência das documentações mínimas exigidas, além da identificação de produtos vencidos e impróprios para consumo”, afirmou.

A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos em desuso, utensílios e móveis fora dos padrões exigidos pela legislação, alimentos armazenados de forma inadequada, produtos vencidos e itens sem identificação ou procedência. Carnes, embutidos e bacon em situação irregular foram descartados imediatamente na presença do responsável pelo estabelecimento. O órgão concedeu prazo de 45 dias para que todas as irregularidades sejam sanadas, incluindo a obtenção do alvará sanitário e a adequação das condições de armazenamento e manipulação dos alimentos.

Leia Também:  Cuiabá avança na implantação do Serviço de Família Acolhedora com apoio do Judiciário

Já o Procon Municipal apreendeu 30 produtos com prazo de validade vencido, entre eles água sem gás, cervejas, bebidas do tipo gin-tônica, pacotes de banana frita e macarrão instantâneo. Também foram constatadas falhas na prestação de informações obrigatórias aos consumidores, como a ausência de tabela de preços, informações sobre formas de pagamento e orientações sobre os canais de defesa do consumidor.

A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, informou que foram emitidos auto de constatação, auto de infração e auto de apreensão. “Detectamos irregularidades na cantina do clube, especialmente relacionadas a produtos vencidos e à falta de informações básicas ao consumidor”, destacou.

O Corpo de Bombeiros verificou que a edificação do clube, localizado no bairro Despraiado, não possuía os dispositivos preventivos mínimos contra incêndio e estava sem o alvará da corporação. Também foram identificadas estruturas provisórias montadas sem responsável técnico, extintores vencidos e a ausência de guarda-vidas ou salva-vidas habilitado para atuar na piscina do local. Foram emitidos termo de notificação e termo de advertência, com prazo de 90 dias para a regularização das pendências.

Leia Também:  Estudantes da ECIMC Profª Maria Dimpina Lobo Duarte participam nesta quarta-feira (15) do plantio de mudas nativas do cerrado

O Crea-MT informou que irá apurar se eventos realizados no espaço contaram com o acompanhamento de profissional legalmente habilitado. Caso não seja constatada a participação de engenheiro, arquiteto ou técnico responsável, os organizadores poderão ser notificados e autuados.

A equipe do conselho também apontou a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O caso será analisado junto aos órgãos competentes para definição das medidas necessárias à adequação do espaço.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA