CUIABÁ

Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT) reunirá 17 associações e entidades

A Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT) será realizada no próximo dia 7 de julho, das 8h às 18h, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).  Formatado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o evento contará com envolvimento de 17 entidades, associações e órgãos representativos, e objetiva a exposição sobre a eficiência do sistema que irá atender aos usuários nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

A iniciativa reunirá a Prefeitura de Cuiabá, o Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Câmaras Municipais de Cuiabá e Várzea Grande, Federação do Comércio de Bens e Serviços, Associação Latino Americana de Ferrovias, Associação Brasileira de Indústria Ferroviária (Abifer), Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Regional de Arquitetura, além da sociedade civil organizada, entre outros convidados.

Ao longo do dia serão mais de oito horas de discussões, em sistema híbrido. A  abertura será realizada às 8h30, pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. A Conferência irá possibilitar análises políticas e técnicas quanto à empregabilidade do modal de transporte. Ao longo do dia serão realizadas 16 palestras (com tempo de 20 minutos de exposição).

“De forma inédita, a Prefeitura de Cuiabá organizou um evento dessa magnitude para provocar uma discussão que deveria ter sido promovida ao longo dos anos. Jamais poderia permanecer alheio a toda a carga polêmica que o assunto representa. Sempre fui um defensor dos direitos da população, dos usuários do sistema das duas maiores cidades do estado.  Defendo o amplo debate e por isso convidamos a instituições sérias para um diálogo franco”, defendeu o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Inscrições:

Interessados em participar poderão inscrever-se a partir das 8h, no local do evento.

Veja abaixo a programação da Conferência Municipal Sobre  o Modal de Transporte (VLTxBRT)

Data: 07/07/2022

Horário:  Período Matutino: 8h às 12h

Leia Também:  Vereadores conhecem estrutura do novo Centro de Saúde

Período Vespertino: 14h às 18h

O evento será dividido em duas partes: política e técnica

Inscrição: 8h

8h30 – Início – composição da mesa de autoridades – breve relato sobre a situação do VLT e do BRT – o que se propõe a conferência.

 

1             – Poder Executivo de Cuiabá, representante Prefeito Emanuel Pinheiro.

9h – 9h20

2             – Poder Executivo de Várzea Grande, representante Prefeito Kalil Baracat;

9h20 – 9h40

3             – Câmara Municipal de Cuiabá, representante Presidente Juca do Guaraná;

9h40 – 10h

4- Câmara Municipal de Várzea Grande, representante Presidente Fábio José Tardin;

10h – 10h20

Coffebreak – 10h20 – 10h40

5             – Governo do Estado de Mato Grosso, representante Mauro Mendes;

10h40 – 11h

6-            Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, representante dep. Eduardo Botelho;

11h – 11h20

7-            Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MT (CREA); André Schuring

11h20 – 11h40

8-            Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso – Fecomércio; representante José Wenceslau de Souza Júnior;

11h40 – 12h

9-            Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), representante Walter Arruda;

12h – 12h20

Período Vespertino

14h – Retomada – Painéis técnicos /

1.            Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), representante Neurilan Fraga;

14h10 – 14h30 – Boas-vindas

2.            Ex-secretário da Secretária Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (SEMOB) / secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), representante Jean Pejo;

14h30 – 15h

3.            Diretor de Implantação e Planejamento – VLT Rio de Janeiro, representante José Picolli Neto;

15h – 15h30

4.            Secretário Municipal de Mobilidade Urbana – SEMOB/MT, representante Juares Samaniego;

15h30 – 16h

Coffebreak – 16h – 16h20

5.            Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), representante Vicente Abate;

16h20 – 16h50

6.            Secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso- Sinfra, Rafael Detoni;

Leia Também:  Conselheiro alerta sobre necessidade de revisão da Programação Pactuada e Integrada da Saúde e cobra ações efetivas do Estado

16h50 – 17h20

7.            Vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) – representante Mássimo Giavina   – Vídeo Conferencia;

17h20 – 17h40

17h40 – Abrir para perguntas

18h – Encerramento

Convidados:

1.            CREA- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; representante Juarez Samaniego;

2.            CAU- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, representante André Nor;

3.            UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso; representante Professor Evandro Aparecido Soares da Silva;

4.            IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, representante Diretor Júlio César Santos;

5.            FIEMT – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, representante – Gustavo Pinto Coelho de Oliveira;

6.            SINDUSCON – Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso

7.            CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, representante Nelson Soares

8.            FECOMÉRCIO- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso; representante José Wenceslau de Souza Júnior;

9.            UCAMB, – União das Associações de Moradores dos Bairros de Cuiabá (Ucamb) representante Édio Martins

10.          FEMAB, Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros, representante Walter Arruda;

11.          OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, representante Gisela Cardoso;

12.          UNIVAG – Universidade de Várzea Grande, representante Professor Doutor Drauzio Antônio Medeiros;

13.          UNIC – Universidade de Cuiabá, representante Maria Angélica Motta da Silva Ester;

14.          MPE – Ministério Público Estadual, representante Procurador Geral de Justiça José Antônio Borges Pereira;

15.          MPF – Ministério Público Federal, representante Antônio Augusto Brandão de Aras

16.          CRECI – MT, Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI/MT)  professor Benedito Odário

17.          ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE CUIABÁ – ACC, representante Jonas Alves

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Fiscalização encontra produtos vencidos em cantina de clube em Cuiabá

A Operação Alvará Regular: Férias Seguras interditou, na quarta-feira (17), a lanchonete de um clube em Cuiabá após identificação de falta de alvarás, produtos vencidos e diversas irregularidades sanitárias e de segurança.

A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com órgãos de fiscalização, ocorrerá todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos frequentadores de clubes e balneários durante o período de férias escolares.

De acordo com a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação tem como foco orientar os estabelecimentos e assegurar a proteção dos consumidores. “Além de orientar, nosso objetivo é verificar as condições de segurança para quem frequenta esses locais. Nesta primeira inspeção coletiva, algumas irregularidades foram constatadas, e foi necessária a interdição da cantina devido à ausência das documentações mínimas exigidas, além da identificação de produtos vencidos e impróprios para consumo”, afirmou.

A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos em desuso, utensílios e móveis fora dos padrões exigidos pela legislação, alimentos armazenados de forma inadequada, produtos vencidos e itens sem identificação ou procedência. Carnes, embutidos e bacon em situação irregular foram descartados imediatamente na presença do responsável pelo estabelecimento. O órgão concedeu prazo de 45 dias para que todas as irregularidades sejam sanadas, incluindo a obtenção do alvará sanitário e a adequação das condições de armazenamento e manipulação dos alimentos.

Leia Também:  Vereadores conhecem estrutura do novo Centro de Saúde

Já o Procon Municipal apreendeu 30 produtos com prazo de validade vencido, entre eles água sem gás, cervejas, bebidas do tipo gin-tônica, pacotes de banana frita e macarrão instantâneo. Também foram constatadas falhas na prestação de informações obrigatórias aos consumidores, como a ausência de tabela de preços, informações sobre formas de pagamento e orientações sobre os canais de defesa do consumidor.

A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, informou que foram emitidos auto de constatação, auto de infração e auto de apreensão. “Detectamos irregularidades na cantina do clube, especialmente relacionadas a produtos vencidos e à falta de informações básicas ao consumidor”, destacou.

O Corpo de Bombeiros verificou que a edificação do clube, localizado no bairro Despraiado, não possuía os dispositivos preventivos mínimos contra incêndio e estava sem o alvará da corporação. Também foram identificadas estruturas provisórias montadas sem responsável técnico, extintores vencidos e a ausência de guarda-vidas ou salva-vidas habilitado para atuar na piscina do local. Foram emitidos termo de notificação e termo de advertência, com prazo de 90 dias para a regularização das pendências.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá finaliza obras do bairro Residencial Coxipó e se prepara para entrega à população

O Crea-MT informou que irá apurar se eventos realizados no espaço contaram com o acompanhamento de profissional legalmente habilitado. Caso não seja constatada a participação de engenheiro, arquiteto ou técnico responsável, os organizadores poderão ser notificados e autuados.

A equipe do conselho também apontou a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O caso será analisado junto aos órgãos competentes para definição das medidas necessárias à adequação do espaço.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA