CUIABÁ
Atuação da Limpurb garante nova calçada e mais segurança aos pedestres que passam pelo Morro da Luz
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) finalizou o trabalho de reconstrução da calçada no entorno do Parque Antônio Pires de Campos, conhecido popularmente como Morro da Luz. A ação foi iniciada há cerca de três semanas por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.
Realizado por meio de mão de obra direta da própria Limpurb, a revitalização do passeio público seguiu as etapas de retirada de toda estrutura danificada, preparação do solo e aplicação de uma nova massa de concreto. Todo processo foi executado respeitando as características originais do local.
“É uma intervenção extremamente necessária, visto que esse é um espaço por onde milhares de pessoas passam diariamente. A calçada estava totalmente danificada, expondo os pedestres a riscos de acidentes. Tivemos a preocupação de não alterar as características históricas do espaço, mantendo os paralelepípedos e substituindo apenas o concreto quebrado”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Agora, a equipe da empresa pública passa a atuar na segunda parte do projeto que abrange a reconstrução da calçada também no entorno do Largo do Rosário, a Ilha da Banana. Dentro desse planejamento, os dois locais também serão contemplados com a instalação de uma nova iluminação, com luminárias de LED.
“Estamos fazendo um trabalho gradativo, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana também para os pedestres cuiabanos. A gestão Emanuel Pinheiro tem essa preocupação de atender as necessidades daqueles que mais precisam e temos a certeza que, seguindo um planejamento contínuo, vamos avançar muito nesse quesito também”, pontua Júnior.
PRAINHA
O canteiro central da Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha) também começou a receber no mês de maio um trabalho de revitalização completa. A ação tem o objetivo de melhorar o visual de uma das vias mais movimentadas da cidade, a partir da substituição do concreto pelo plantio de grama.
A revitalização abrange o trecho situado entre a Rua Campo Grande e o entroncamento com a Avenida Mato Grosso. Na extensão, já foi feita a retirada do revestimento de concreto e, agora, estão andamento os trabalhos de limpeza da área, aterramento e nivelamento do solo para seguir, posteriormente, para as fases de adubagem e plantio de grama.
CUIABÁ
Fiscalização encontra produtos vencidos em cantina de clube em Cuiabá
A Operação Alvará Regular: Férias Seguras interditou, na quarta-feira (17), a lanchonete de um clube em Cuiabá após identificação de falta de alvarás, produtos vencidos e diversas irregularidades sanitárias e de segurança.
A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com órgãos de fiscalização, ocorrerá todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos frequentadores de clubes e balneários durante o período de férias escolares.
De acordo com a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação tem como foco orientar os estabelecimentos e assegurar a proteção dos consumidores. “Além de orientar, nosso objetivo é verificar as condições de segurança para quem frequenta esses locais. Nesta primeira inspeção coletiva, algumas irregularidades foram constatadas, e foi necessária a interdição da cantina devido à ausência das documentações mínimas exigidas, além da identificação de produtos vencidos e impróprios para consumo”, afirmou.
A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos em desuso, utensílios e móveis fora dos padrões exigidos pela legislação, alimentos armazenados de forma inadequada, produtos vencidos e itens sem identificação ou procedência. Carnes, embutidos e bacon em situação irregular foram descartados imediatamente na presença do responsável pelo estabelecimento. O órgão concedeu prazo de 45 dias para que todas as irregularidades sejam sanadas, incluindo a obtenção do alvará sanitário e a adequação das condições de armazenamento e manipulação dos alimentos.
Já o Procon Municipal apreendeu 30 produtos com prazo de validade vencido, entre eles água sem gás, cervejas, bebidas do tipo gin-tônica, pacotes de banana frita e macarrão instantâneo. Também foram constatadas falhas na prestação de informações obrigatórias aos consumidores, como a ausência de tabela de preços, informações sobre formas de pagamento e orientações sobre os canais de defesa do consumidor.
A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, informou que foram emitidos auto de constatação, auto de infração e auto de apreensão. “Detectamos irregularidades na cantina do clube, especialmente relacionadas a produtos vencidos e à falta de informações básicas ao consumidor”, destacou.
O Corpo de Bombeiros verificou que a edificação do clube, localizado no bairro Despraiado, não possuía os dispositivos preventivos mínimos contra incêndio e estava sem o alvará da corporação. Também foram identificadas estruturas provisórias montadas sem responsável técnico, extintores vencidos e a ausência de guarda-vidas ou salva-vidas habilitado para atuar na piscina do local. Foram emitidos termo de notificação e termo de advertência, com prazo de 90 dias para a regularização das pendências.
O Crea-MT informou que irá apurar se eventos realizados no espaço contaram com o acompanhamento de profissional legalmente habilitado. Caso não seja constatada a participação de engenheiro, arquiteto ou técnico responsável, os organizadores poderão ser notificados e autuados.
A equipe do conselho também apontou a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O caso será analisado junto aos órgãos competentes para definição das medidas necessárias à adequação do espaço.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

