MATO GROSSO

Primeiro Batalhão da PM celebra aniversário de 105 anos nesta sexta-feira (03)

O Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso realiza solenidade alusiva aos 105 anos da unidade, na noite desta sexta-feira (03.06), em Cuiabá. O evento acontecerá na sede do Batalhão Centenário Daniel de Queiroz, localizado na avenida XV de Novembro, no bairro Porto.

A solenidade será presidida pelo comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Correa Mendes, e contará com a entrega de mais de 150 homenagens para autoridades militares e civis, que receberão as honrarias da Medalha Mérito Batalhão Daniel de Queiroz e Moeda Honorífica Daniel de Queiroz. As personalidades agraciadas serão homenageadas como forma de agradecimento aos serviços prestados à sociedade e segurança pública.

Ainda no evento, haverá a primeira execução ao vivo da Canção do 1º Batalhão, que será executada pelo Corpo Musical da PMMT e cantada pelo tenente Marcos de Melo. Após o jantar e demais comemorações previstas, o aniversário de 105 anos do Batalhão terminará com shows artísticos.

Sediado no bairro Porto, o 1º Batalhão da Polícia Militar é comandado pelo tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira e faz parte do Primeiro Comando Regional da PM. Na Capital, o 1º BPM atende a mais de 30 bairros e possui três bases de segurança, nos bairros da Lixeira, Jardim Europa e Boa Esperança.

Leia Também:  Governo de MT decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)

Criado no ano 1917, após decreto do Interventor do Estado Dr. Camilo Soares Moura, atualmente é denominado “Batalhão Daniel de Queiroz”. A homenagem foi dada em nome do ilustre militar que ingressou na corporação no ano de 1913 e galgou todos os postos hierárquicos da instituição, sendo comandante do 1º Batalhão e também comandante-geral da PMMT.

Serviço

Aniversário de 105 anos do 1º Batalhão da Polícia Militar

Data: 03/06 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Avenida XV de Novembro, nº 669, bairro Porto, Cuiabá-MT
Obs: O estacionamento para os participantes do evento estará disponível na Poesy Aviamentos

Fonte: GOV MT

Propaganda

MATO GROSSO

Conselho do Desenvolve Floresta aprova projetos de restauração e educação ambiental

A 10ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Desenvolve Floresta, presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), foi realizada nesta terça-feira (16.6) e aprovou dois projetos voltados à conservação ambiental e à educação sustentável em Barra do Garças. Durante o encontro, os conselheiros também consolidaram o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso e instituíram uma Câmara Técnica para acompanhar a execução das ações previstas para o setor.

Entre as iniciativas aprovadas está o Projeto de Restauração Ecológica e Manejo Integrado do Fogo no assentamento Serra Verde, em Barra do Garças, que receberá investimento de R$ 499,8 mil. A proposta prevê a restauração de 10 hectares de áreas degradadas, a estruturação de brigadas comunitárias de manejo integrado do fogo, ações de capacitação e medidas de fortalecimento socioeconômico das comunidades envolvidas.

Também foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Educação Ambiental em Escolas Públicas de Barra do Garças, com investimento de R$ 185,9 mil. A iniciativa atenderá aproximadamente 250 estudantes de cinco escolas do município, promovendo atividades voltadas à educação ambiental, agroecologia e práticas sustentáveis.

Leia Também:  Governo de MT decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)

Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Lisboa Vogel, os projetos aprovados contribuem tanto para a preservação ambiental quanto para a formação de uma cultura de sustentabilidade entre as novas gerações.

“Os dois projetos refletem o compromisso do Desenvolve Floresta com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Além de promover a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das comunidades locais, as iniciativas ampliam as ações de educação ambiental, atendendo ao que prevê a legislação”, afirmou.

Além da aprovação dos projetos, foi apresentado ao Conselho o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso com horizonte até 2040. A estratégia estabelece diretrizes de longo prazo para fortalecer a bioeconomia, ampliar o manejo florestal sustentável e integrar as cadeias de produção e industrialização no Estado.

Como parte das medidas para garantir a implementação das ações previstas, foi aprovada a criação de uma Câmara Técnica responsável pelo acompanhamento permanente das metas e iniciativas do plano. O grupo terá a função de monitorar a execução das ações e propor encaminhamentos para assegurar o alcance dos objetivos estabelecidos.

Leia Também:  SER Família Capacita forma turma de pintores imobiliários na Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães

A composição da Câmara Técnica contará com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA