CUIABÁ

Vice-prefeito e secretários recebem visita do Cônsul-geral do Peru e projetam parceria

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, recebeu na tarde desta quinta-feira (5), a visita do o cônsul-geral do Peru, ministro Teobaldo Reategui San Martin, no salão Nobre do Palácio Alencastro.   O encontro também contou com a presença dos secretários de Turismo, Luís Cláudio Sodré, e de Turismo, Zito Adrien.

Durante a reunião, Martin apresentou aos gestores os produtos de maiores exportações do Peru, falou também sobre o desenvolvimento na área tecnológica, turismo, educação, entre outros assuntos. O encontro serviu para uma troca de ideias, sugestões turísticas e econômicas.

“A Prefeitura de Cuiabá estará sempre de portas abertas para receber, manter o diálogo e construir parcerias que possam trazer grandes avanços para a nossa capital mato-grossense”, disse Stopa.  

A autoridade peruana também sinalizou projeções de novas parcerias para o estreitamento da relação entre Cuiabá e Peru. “Para mim é muito importante como cônsul do Peru estabelecer essa relação com Cuiabá, porque é muito importante agilizar esse comércio bilateral entre o Peru e o Brasil, especialmente os estados que fazem fronteira. Essa é uma janela aberta para comercialização, já que o Brasil é um país muito grande e nós também precisamos exportar nossos produtos. Seria muito importante que a partir desta visita pudéssemos abrir essa janela de importação e exportação”, pontuou Martin.

Leia Também:  Agosto de 1961: a renúncia de Jânio Quadros e sua sucessão foram temas de debates no parlamento cuiabano

Seguindo determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, em buscar por meio do turismo a união, integração e aproximação entre os povos, o secretário Zito Adrien reforça sobre a importância da parceria.

“Precisamos quebrar essas barreiras que existem de comunicação e de acesso. Por exemplo, nós temos um aeroporto que até agora não se tornou internacional. Queremos expandir principalmente na área no turismo, é tão importante para nós, já que o Peru que tem uma riqueza no turismo, assim como Cuiabá. Então, estamos começando uma parceria. Ele nos convidou para uma visita junto aos setores produtivos até Lima e vamos planejar isso. Também conversamos sobre efetivar cidades irmãs, que é uma determinação da ONU, e isso trará uma interação de comércio, de turismo e de ajuda mútua. Enfim, estamos começando um trabalho pós-pandemia e veremos como estabelecer essa união entre Cuiabá e Peru”, destacou Adrien.

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, realizará um mutirão com cirurgias de vesícula por videolaparoscopia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Os procedimentos beneficiarão pacientes que já estão regulados pela Central de Regulação Municipal e que atualmente passam pelos exames pré-operatórios complementares.

As cirurgias serão realizadas nos dias 13, 20 e 27 de junho, além de 11, 18 e 25 de julho, com cinco procedimentos agendados em cada data.

O grande diferencial da ação é a utilização da videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva considerada uma das mais modernas e seguras para a retirada da vesícula biliar. O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, utilizando uma câmera de alta definição que permite ao cirurgião visualizar a região interna do paciente em tempo real.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a realização das cirurgias por vídeo representa um avanço importante na assistência oferecida à população.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro autoriza concessão de 3% de RGA aos servidores da Educação

“Estamos ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos modernos e mais seguros. A videolaparoscopia proporciona uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório e menor tempo de internação, garantindo mais conforto e qualidade de vida para quem aguarda por esse tratamento”, afirmou.

Entre os principais benefícios da cirurgia por vídeo estão a redução dos riscos de infecção, menor sangramento, cicatrizes reduzidas e retorno mais rápido às atividades cotidianas. A técnica também contribui para uma recuperação mais eficiente dos pacientes, permitindo maior rotatividade dos leitos hospitalares.

A secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Erika Carvalho, ressaltou que o mutirão faz parte das estratégias adotadas para dar mais celeridade aos atendimentos especializados.

“Estamos trabalhando para acelerar a realização dos procedimentos cirúrgicos e reduzir o tempo de espera dos pacientes regulados. Além de ampliar o acesso, estamos garantindo que esses atendimentos sejam realizados com tecnologia e segurança, oferecendo um tratamento mais moderno e eficiente para a população”, destacou.

A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde voltadas à redução da demanda reprimida por cirurgias eletivas. Paralelamente, o Hospital Municipal de Cuiabá também realizará, nos dias 3 e 4 de julho, um mutirão de cirurgias reparadoras para pacientes vítimas de queimaduras elétricas decorrentes de acidentes de trabalho.

Leia Também:  Comissão de Cultura aprova Plano Municipal com emendas

Com a ação, a Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso de ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos especializados e garantir mais agilidade no atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA