AGRONEGÓCIO
Jornada CNA – Painel aponta os desafios e a importância da formação profissional
Brasília (26/04/2022) – Os desafios para a formação profissional foram debatidos no segundo encontro da Jornada CNA – Eleições 2022, promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, na terça (26), em Brasília.
O painel contou com a participação do diretor de Inovação e Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches; do superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado, e o administrador de empresas e escritor brasileiro, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial, Max Gehringer.
O evento faz parte de uma série de debates sobre temas fundamentais para o País, com a participação de especialistas, políticos, lideranças e autoridades. A primeira Jornada discutiu as reformas tributária, administrativa e política.
A partir do que for debatido nesses eventos, a CNA irá formular as propostas do setor produtivo para apresentar aos candidatos à Presidência da República e aos parlamentares.

Felipe Morgado destacou que mais da metade das atividades de trabalho poderão ser automatizadas com a tecnologia atual e da próxima década. Segundo ele, o mundo do trabalho digital requer pessoal cada vez mais qualificado e o maior desafio será aumentar a produtividade, inovação e eficiência dos trabalhadores.
“O futuro do emprego depende de velocidade, inovação tradicional, inovação disruptiva e difusão tecnológica. O foco estratégico deve estar na formação, requalificação, aperfeiçoamento e especialização de trabalhadores”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância da educação técnica e profissional como estratégia e a aderência às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Para Morgado, o ensino médio precisa ser “passaporte” para o futuro, possibilitando uma inserção qualificada no mercado de trabalho.

O diretor de Inovação e Conhecimento do Senar e diretor-geral da Faculdade CNA apresentou um panorama da educação no campo e apontou o descompasso entre a escolaridade e as novas competências tecnológicas do setor rural brasileiro.
André Sanches fez um balanço sobre o cenário atual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e apresentou um histórico, números e ações propositivas do Senar. “A Educação Profissional e Tecnológica conecta escola e mercado de trabalho, proporciona a aprendizagem contínua para trabalhadores de todas as idades e contribui para o desenvolvimento social e econômico”, disse.

Max Gehringer trouxe um panorama das profissões “da moda” ao longo das décadas e apontou quais áreas devem continuar crescendo no futuro. Na opinião dele, é importante que os jovens procurem uma formação técnica, que servirá de base para a graduação e opção de trabalho mais cedo.
“Precisamos ter o aprendizado das disciplinas básicas no ensino fundamental e concentrar o ensino médio em uma formação técnica, que prepare os jovens para entrar no mercado de trabalho”, declarou.
Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
AGRONEGÓCIO
Julho registra disponibilização de mais de 5,4 milhões de doses de vacinas contra clostridioses
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, durante o mês de julho, foram disponibilizadas 5.442.000 doses de vacinas contra clostridioses no mercado nacional.
Do total disponibilizado no período, 4.031.840 doses (74,09%) correspondem a vacinas importadas e 1.410.160 doses (25,91%) são de fabricação nacional.
O Mapa mantém atuação permanente junto à indústria de insumos veterinários para estimular a ampliação da produção nacional, viabilizar importações e agilizar os procedimentos de fiscalização e liberação de vacinas, contribuindo para o abastecimento do mercado nacional.
Informações à imprensa
[email protected]
-
POLÍTICA MT4 dias atrásData Index mostra Mauro Mendes isolado na liderança ao Senado; Janaina Riva consolida segunda colocação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásData index aponta Pivetta e Wellington tecnicamente empatados; Jayme mantém disputa aberta pelo Governo de MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásNelson Barbudo (Podemos) critica bloqueio de R$ 461,7 milhões no Seguro Rural em 2026
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMesa Diretora estabelece regras para atividades da ALMT durante o período eleitoral
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAssembleia sedia reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e reforça atuação integrada
-
ESPORTES6 dias atrásFrança vence Paraguai com gol de Mbappé e garante vaga nas quartas de final da Copa do Mundo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásConvenção do União Brasil é antecipada para o dia 30; Jayme Campos reafirma diálogo aberto com Mauro Mendes e demais lideranças
-
SAÚDE4 dias atrásNota técnica orienta gestores sobre aquisição, credenciamento e recursos para as Unidades Odontológicas Móveis

