MATO GROSSO
Atendimento do Detran pode ser realizado em várias unidades em Cuiabá e Várzea Grande
Os cidadãos que precisam realizar algum serviço presencial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) em Cuiabá e Várzea Grande podem fazer o agendamento para atendimento na sede da Autarquia ou em alguma das unidades descentralizadas localizadas nas duas cidades.
Em todas as unidades, o atendimento presencial é somente com agendamento prévio, que deve ser feito no site do órgão (www.detran.mt.gov.br). Na sede do Detran, em Cuiabá, o cidadão pode realizar todos os serviços de veículos, habilitação, protocolo e vistoria no período das 8h às 16h.
No Núcleo de Atendimento do Shopping Estação, a população pode renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), abrir processo de primeira habilitação, solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), adição de nova categoria à CNH, segunda via da CNH, abrir processos de veículos, dentre eles o primeiro emplacamento, transferência de propriedade, emissão de certidões, comunicação de venda de veículos, emissão de taxas. O horário de atendimento na unidade é das 10h às 18h.
No Núcleo de Atendimento do Detran no Goiabeiras Shopping o cidadão pode realizar serviços como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), abertura de processo para primeira habilitação, adição de nova categoria e de atividade remunerada, alteração de dados, segunda via de CNH, troca de CNH provisória para definitiva, emissão de certidão de condutor, Permissão Internacional para Dirigir (PID), indicação de condutor, coleta de imagem, comunicação de venda de veículo, emissão de taxas e realização de consultas. A unidade funciona das 10h às 18h.

O Núcleo de Atendimento da Galeria Itália Center funciona das 9h às 17h com serviços de renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), abertura de processo para primeira habilitação, alteração de dados da CNH, adição de nova categoria e de atividade remunerada, segunda via de CNH, troca de CNH provisória para definitiva, Permissão Internacional para Dirigir (PID), indicação de condutor, emissão de certidão de condutor, comunicação de venda, emissão de taxas e realização de consultas.
Recentemente, o Detran inaugurou um posto de atendimento no Espaço Cidadania na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No local o cidadão pode fazer a renovação de CNH, segunda via de CNH, troca da CNH provisória para definitiva, alteração de dados da CNH, mudança e adição de categoria na CNH, Permissão Internacional para Dirigir (PID), 2ª Via do CRV, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, município ou jurisdição, inclusão e baixa de comunicação de venda, alteração de características, mudança de categoria, troca de placa – PIV Mercosul. O horário de atendimento é das 08h às 16h.
Também são ofertados serviços do Detran no Núcleo de Atendimento do Ganha Tempo do CPA 1, em Cuiabá. No local podem ser feitos serviços de veículos dentre eles o primeiro emplacamento, transferência de propriedade, emissão de certidões, comunicação de venda de veículo, segunda via CRV, recurso de multas, restituição de taxas e identificação do condutor. A unidade funciona das 08h às 18h.
Quem optar por agendar o atendimento em Várzea Grande, a 5ª Ciretran, que fica no bairro Ipase, atende das 8h às 16h, com todos os serviços de Veículos. Já no Várzea Grande Shopping estão os serviços de Habilitação, com atendimento ao público das 10h às 18h.
Serviço
Núcleo de Atendimento da Galeria Itália Center – Cuiabá
Endereço: Av. Brasília, nº 1899, bairro Jardim das Américas
Horário de atendimento: 9h às 17h.
Núcleo de Atendimento do Shopping Estação – Cuiabá
Endereço: Av. Miguel Sutil, nº 9.300, bairro Duque de Caxias
Horário de atendimento: das 10h às 18h
Núcleo de Atendimento do Shopping Goiabeiras – Cuiabá
Endereço: Rua Desembargador José Barros do Valê, nº 500, bairro Duque de Caxias
Horário de atendimento: das 10h às 18h
5ª Ciretran de Várzea Grande – Várzea Grande Shopping
Endereço: Av. Presidente Arthur Bernardes, s/nº, bairro Vila Ipase
Horário de atendimento: 10h às 18h
Núcleo de Atendimento do Ganha Tempo do CPA 1 – Cuiabá
Endereço: Rua Alenker, esq. c/ Rua Ribeirão Preto, bairro CPA 1
Horário de atendimento: das 08h às 18h
Núcleo de Atendimento Vistoria Pesada – Cuiabá
Endereço: Nova Esperança II, Qd I, Lotes 15 e 16, 2ª Etapa, bairro Jardim Industriário (Distrito Industriário)
Horário de atendimento: das 08h às 16h
Posto de Atendimento da Assembleia Legislativa – Cuiabá
Endereço: Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo (Espaço Cidadania na Assembleia Legislativa)
Horário de atendimento: das 08h às 16h
MATO GROSSO
SES promove seminário para fortalecer o cuidado às vítimas de violência
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21.5), das 7h30 às 17h30, o seminário “Violências: Reconhecer, Acolher e Agir em Rede”, com o objetivo de fortalecer a atuação intersetorial e a qualificação da rede de atenção às vítimas de violência. O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
O seminário deve reunir cerca de 300 participantes, entre profissionais da saúde, educação, assistência social, segurança pública, sistema judiciário e gestores públicos, no Hotel Fazenda Mato Grosso, nesta quarta-feira, e no Mato Grosso Palace Hotel, nesta quinta.
“A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria com a qualificação permanente dos profissionais da rede pública e com o fortalecimento das ações de prevenção, vigilância e enfrentamento às violências no Estado, por meio da atuação integrada entre os diversos setores e instituições envolvidas na proteção da população”, avaliou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Dias, o seminário busca sensibilizar e mobilizar os profissionais que atuam diretamente no atendimento à população para aprimorar as ações de identificação, acolhimento, notificação e encaminhamento de casos de violência.
“O seminário também visa ampliar a integração entre saúde, assistência social, educação, segurança pública e justiça para garantir uma atuação mais eficiente e humanizada em situações de vulnerabilidade. É uma importante estratégia para interromper os ciclos de violência, promover cuidado integral e assegurar atendimento adequado às vítimas, especialmente diante da complexidade dos casos de violência registrados nos serviços públicos”, explicou.
A programação inclui palestras, capacitações técnicas e estudos de casos práticos conduzidos por especialistas do Ministério da Saúde, além da participação de representantes de diversas instituições com atuação direta na temática e das equipes técnicas das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal.
Entre os temas debatidos estão os impactos das violências na sociedade, violência autoprovocada e comportamento suicida, escuta protegida de crianças e adolescentes, acolhimento em diferentes ciclos de vida e a importância da notificação compulsória dos casos de violência no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento também promoverá a capacitação dos participantes para o preenchimento correto das fichas de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), ferramenta fundamental para o monitoramento dos casos.
No segundo dia, os participantes acompanharão estudos de casos práticos envolvendo abuso infantil, violência doméstica, negligência contra idosos e automutilação, com discussões sobre riscos, fluxos de encaminhamento e estratégias de cuidado em rede.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande5 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
