POLICIAL
PM finaliza formação de 459 cabos e sargentos que serão promovidos na instituição
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), realizou o encerramento do 9º Estágio de Atualização e Qualificação de Sargentos e Cabos, na manhã desta sexta-feira (25.03), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. Com a capacitação concluída, 459 praças da PM estão se preparando para serem promovidos de posto dentro da instituição.
O estágio de atualização foi realizado entre os dias 07 de fevereiro e 11 de março, onde os policiais participaram dos cursos de EQC (Estágio de Qualificação de Cabos), EQS (Estágio de Qualificação de Sargentos) e EAS (Estágio de Aperfeiçoamento de Sargentos). Dentro do conteúdo da capacitação, os alunos tiveram acesso a disciplinas de Procedimento Operacional Padrão, Legislação Policial, Planejamento Estratégico, Liderança, e outras qualificações.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, esteve presente na formatura e destacou a importância da qualificação, para que o policial militar possa estar atualizado e desempenhar com segurança o melhor serviço para a sociedade mato-grossense.
“Sempre que nós policiais passamos de um posto para o outro, fazemos os cursos de capacitação e qualificação, no sentido de podermos nos adaptar a nova função para qual teremos progressão na carreira. Os cursos promovem o nivelamento do conhecimento, e de conceitos que são atualizados, para que a gente possa fazer essa adaptação de conhecimento e o melhoramento conceitual dos nossos policiais militares”, ressaltou o comandante.
O comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, fez a leitura da ordem do dia e lembrou que os estágios de qualificação da Esfap já formaram mais de cinco mil policiais. “Mesmo diante do cenário de pandemia, conseguimos utilizar as plataformas tecnológicas da PMMT e, na modalidade a distância, atingir policiais militares da Capital e do interior do Estado, preparando os cabos e sargentos para o atendimento de qualidade ao cidadão”, destacou o comandante.
O evento ainda lembrou o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste mês de março, e prestou uma homenagem para policiais militares femininas, que receberam os diplomas no palco do evento, em nome de todos os alunos formados na capacitação.
Também participaram da formatura o coronel Paulo César da Silva, comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip); coronel Edvan Manoel de Azevedo, comandante do Comando Especializado da Polícia Militar (Cesp); coronel Januário Batista, comandante da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), entre outras autoridades militares e civis.
POLICIAL
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em Comodoro e apreende armas de fogo e munições
A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta terça-feira (16.6), um mandado de busca e apreensão domiciliar em uma propriedade localizada na zona rural de Comodoro, ocasião em que foram apreendidas armas de fogo, munições e acessórios.
A ordem judicial foi representada pelo delegado Mateus de Oliveira Reiners e deferida pelo Juízo da Comarca de Comodoro.
As investigações tiveram início após o registro de uma ocorrência na Delegacia de Comodoro e a instauração de inquérito policial para apurar os crimes de ameaça, furto, dano e disparo de arma de fogo, ocorridos em uma fazenda situada a aproximadamente 45 quilômetros da área urbana do município, no dia 25 de fevereiro deste ano.
Conforme apurado, dois homens teriam ido até a propriedade rural, onde passaram a proferir ameaças de morte contra a vítima, de 49 anos, além de ameaçar destruir seu patrimônio. Os fatos estariam inseridos em um contexto de conflito fundiário existente na região.
Diante dos elementos reunidos durante a investigação, a Polícia Civil representou pela expedição de mandado de busca e apreensão na propriedade dos investigados, sendo a medida deferida pelo Poder Judiciário.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais civis constataram que o proprietário do imóvel não se encontrava no local. As buscas foram acompanhadas por uma testemunha, o proprietário de uma borracharia situada na mesma propriedade rural.
Ao final da diligência, foram apreendidos três rifles, sendo um calibre .22, um calibre 20 e outro de calibre ainda a ser definido, além de dois carregadores calibre .22, 53 cartuchos intactos calibre .20, 279 munições intactas calibre .22 e diversos cartuchos deflagrados.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Comodoro para as providências legais cabíveis e, posteriormente, será submetido à perícia pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
O investigado ainda não foi localizado e deverá ser intimado para prestar esclarecimentos no curso das investigações.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura

