POLICIAL

Polícia Civil comemora Dia do Consumidor com ações preventivas e de fiscalização na região metropolitana


Assessoria/Polícia Civil-MT

Em comemoração ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor, celebrado neste 15 de março, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), realizaram diversas ações preventivas e de combate a crimes contra os consumidores.

Nesta terça-feira (15), os delegados da Decon e da DEDCPI participaram de ações organizadas pelo Procon Estadual de Mato Grosso. Durante a manhã, os delegados ministraram uma palestra para crianças e adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Além do Procon Estadual, Decon e Delegacia do Idoso, participaram dos eventos representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência

Após o evento, as equipes participaram de uma ação de panfletagem e orientação aos consumidores, na Praça Alencastro, na região central de Capital. No período da tarde, a Polícia Civil participa de palestra educativa e orientação à população no Centro Comunitário do bairro Altos da Glória.

O delegado da Decon, Rogério Ferreira, destacou que já no Antigo Egito e no Código de Hamurabi, editado 1.700 a.C, era possível identificar resquícios de preocupação com a qualidade de produtos e serviços e desde então, os pilares do direito do consumidor continuam os mesmos, porém a sociedade mudou drasticamente por conta de fatores como a urbanização, a internet e o acesso das pessoas ao mundo digital.

“Mais do que nunca, o acesso os direitos à informação, à segurança, de ser ouvido e de poder escolher, de forma consciente, o melhor produto e fornecer nunca foram tão importantes para os consumidores, motivo pelo qual a Polícia Civil, por meio da Delegacia do Consumidor, está atenta para prevenir e reprimir práticas lesivas ao consumidor, além de buscar sempre informar as pessoas sobre os seus direitos”, disse o delegado.

Leia Também:  Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido em furto qualificado em empresa de informática em Araputanga
 

Presente nos dois eventos realizados pela manhã, o delegado da DEDCPI, Vitor Chab Domingues, alertou que cada vez mais idosos estão sendo vítimas de todos os tipos de crimes e a importância da integração para formar a rede de proteção à pessoa idosa.

“Hoje aproveitamos o Dia Mundial do Consumidor para alertar sobre a violência contra os idosos e falar sobre a Delegacia de Defesa da Pessoa Idosa que é a porta de entrada para os idosos que tenham seus direitos violados procurarem ajuda, uma vez que por sua ingenuidade e falta malícia, o idoso é considerado uma vítima hipervulnerável”, destacou o delegado.

 

Ações de fiscalização

Durante a semana, a Decon está realizando ações conjuntas de fiscalização em postos de combustíveis na região metropolitana. As ações realizadas em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) iniciaram no dia 09 de março e se estendem até a próxima quinta-feira (17).

Os trabalhos buscam a fiscalização da vazão dos bicos e a qualidade dos combustíveis comercializados em 27 postos de combustível de diversos Bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

Em uma das fiscalizações, realizada na quinta-feira (10), os policiais civis e fiscais da Agência Federal flagraram um posto comercializando etanol e gasolina comum com indícios de adulteração no loteamento Construmat, bairro Ponte Nova, em Várzea Grande.

Leia Também:  Idoso condenado por estupro é preso pela Polícia Civil

Dia Mundial do Consumidor

Há 60 anos, no dia 15 de março de 1962, o então Presidente americano John F. Kennedy proferiu um discurso no qual ele chamou a atenção para a necessidade dos direitos do consumidor serem protegidos. Em seu discurso, Kennedy estabeleceu a segurança, a informação, o direito de ser ouvido e de escolha como princípios básicos do direito do consumidor vigentes até hoje.

Em 15 de março de 1983, a data do discurso do líder americano foi escolhida para ser o Dia Mundial do Consumidor, e em 1985 a Organização das Nações Unidas – ONU, na sua 106ª Sessão Plenária, editou a Resolução de nº 39/248, com o princípio da vulnerabilidade do consumidor, por meio do qual reconhece o consumidor como a parte mais fraca da relação de consumo.

No Brasil, a defesa dos direitos do consumidor possui status de norma constitucional no artigo 170 da Constituição Cidadão de 1988, sendo o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, não a única lei a prever direitos para o consumidor, mas é o mais importante diploma legal desse ramo do direito. 

Fonte: PJC MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em Comodoro e apreende armas de fogo e munições

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta terça-feira (16.6), um mandado de busca e apreensão domiciliar em uma propriedade localizada na zona rural de Comodoro, ocasião em que foram apreendidas armas de fogo, munições e acessórios.

A ordem judicial foi representada pelo delegado Mateus de Oliveira Reiners e deferida pelo Juízo da Comarca de Comodoro.

As investigações tiveram início após o registro de uma ocorrência na Delegacia de Comodoro e a instauração de inquérito policial para apurar os crimes de ameaça, furto, dano e disparo de arma de fogo, ocorridos em uma fazenda situada a aproximadamente 45 quilômetros da área urbana do município, no dia 25 de fevereiro deste ano.

Conforme apurado, dois homens teriam ido até a propriedade rural, onde passaram a proferir ameaças de morte contra a vítima, de 49 anos, além de ameaçar destruir seu patrimônio. Os fatos estariam inseridos em um contexto de conflito fundiário existente na região.

Diante dos elementos reunidos durante a investigação, a Polícia Civil representou pela expedição de mandado de busca e apreensão na propriedade dos investigados, sendo a medida deferida pelo Poder Judiciário.

Leia Também:  Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido em furto qualificado em empresa de informática em Araputanga

Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais civis constataram que o proprietário do imóvel não se encontrava no local. As buscas foram acompanhadas por uma testemunha, o proprietário de uma borracharia situada na mesma propriedade rural.

Ao final da diligência, foram apreendidos três rifles, sendo um calibre .22, um calibre 20 e outro de calibre ainda a ser definido, além de dois carregadores calibre .22, 53 cartuchos intactos calibre .20, 279 munições intactas calibre .22 e diversos cartuchos deflagrados.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Comodoro para as providências legais cabíveis e, posteriormente, será submetido à perícia pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

O investigado ainda não foi localizado e deverá ser intimado para prestar esclarecimentos no curso das investigações.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA