CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro reúne secretários e alinha ações para gestão no ano de 2022


Divulgação

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro se reuniu na manhã de sábado (19) com todo o secretariado da Prefeitura de Cuiabá, para alinhar sobre as prioridades da gestão para o ano de 2022. O encontro foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Dentre as principais definições, está o planejamento de obras da Capital. O chefe do Executivo Municipal determinou que os gestores das pastas não realizassem lançamentos de novas obras até que sejam concluídas as que já estão em andamento.

“Uma reunião de alinhamento da gestão, de ajustes, definições de prioridades e de como queremos que seja cumprido o cronograma de Governo em 2022. Um dos principais alinhamentos foi na parte de obras, em que ficou proibido se lançar obras novas antes de terminar as que estão em andamento. Temos muitas frentes de obras em andamento, algumas que estão sendo retomadas e precisam ser concluída e entregues à sociedade. Só depois de entregue é que nós vamos autorizar o lançamento de novas obras por pasta, então, essa é uma das definições. Outro encaminhamento é estabelecer metas como redução de despesas, melhorar o custeio e o equilíbrio entre receita e despesas de cada pasta para que possamos manter a economicidade, a transparência e a boa utilização do recurso público, fora isso uma série de orientações, determinações e alinhamentos”, disse o prefeito.

Leia Também:  Mutirão de regularização fundiária aproxima famílias do sonho da casa própria

“Fizemos uma reunião de alinhamento a respeito de vários tópicos para que a Prefeitura possa caminhar de uma forma mais consistente, com transversalidade de comunicação entre as secretarias, além de uma maior atenção aos nossos líderes na Câmara Municipal e questões pontuais para melhor atendermos à população”, explicou o secretário de Governo, Luís Claudio Sodré.

Pinheiro também destacou que essa foi a primeira reunião do ano com uma dinâmica diferente. Mas, reforçou que pretende realizar outros encontros com os secretários no mesmo formato.  “Acho necessário realizarmos reuniões dinâmicas, pragmáticas e produtivas como a de hoje. Essa foi a primeira reunião deste ano e com essa dinâmica, mas pretendo fazer com mais frequência essas reuniões com o secretariado nesse formado”, pontuou.

“O prefeito Emanuel Pinheiro é adepto de reuniões objetivas e que possam ser profícuas para trazer bons resultados, como a que foi realizada hoje e a equipe sai animada, motivada e pronta para assumir mais desafios neste ano”, acrescentou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas José Roberto Stopa.

Leia Também:  Abilio e Pivetta firmam parceria para multiplicar modelo de campo society em Cuiabá

Também estiveram presentes na reunião os líderes do Governo na Câmara Municipal, os vereadores Adevair Cabral e Dr. Luiz Fernando.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito destaca papel estratégico do CMI no fortalecimento da saúde pediátrica de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou nesta quarta-feira (13) a importância do Centro Médico Infantil (CMI) como uma das principais retaguardas da saúde pediátrica da capital, especialmente diante dos casos de meningite não bacteriana registrados no município. A declaração foi feita durante a audiência pública para debater a execução orçamentária e os avanços na saúde em Cuiabá, realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

Durante a fala, o prefeito relembrou os investimentos destinados ainda no período em que exercia o mandato de deputado federal e ressaltou a relevância da unidade para o atendimento das crianças cuiabanas.

“O que seria de Cuiabá sem o Centro Médico Infantil? Em um momento de aumento da demanda pediátrica e dos casos de meningite, o CMI tem sido essencial para garantir atendimento às nossas crianças. Estamos há um ano trabalhando intensamente e vamos terminar esse mandato entregando a melhor saúde pública que essa cidade já viu”, afirmou o prefeito.

Abilio Brunini foi o deputado federal que mais destinou recursos para a saúde de Cuiabá. Somente para o Centro Médico Infantil, foram enviados R$ 2.499.999,00 em emendas parlamentares. Ao longo do mandato na Câmara Federal, o atual prefeito encaminhou R$ 29.403.700,00 para a saúde da capital, o equivalente a 20,5% de todas as emendas destinadas ao município.

Desde a inauguração da unidade, em 18 de dezembro de 2025, até o dia 14 de maio deste ano, o Centro Médico Infantil já realizou cerca de 25 mil atendimentos, consolidando-se como referência no atendimento pediátrico de urgência e emergência em Cuiabá.

Leia Também:  Hospital São Benedito alerta sobre tentativa de golpe e ressalta que jamais solicitará PIX à população

A estrutura do CMI foi planejada para garantir resolutividade e agilidade nos atendimentos. A unidade conta com 28 leitos, sendo 10 na sala vermelha, seis na sala amarela, oito na sala verde e dois leitos de isolamento, além de sala de medicação com dois leitos e 10 poltronas. O espaço possui ainda seis consultórios médicos, duas salas de triagem, sala de curativo, sala de inalação, exames laboratoriais, sala de procedimentos invasivos, farmácia, Núcleo Interno de Regulação, consultório odontológico e setor administrativo.

Atualmente, o Centro Médico Infantil possui uma equipe formada por 159 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais, além de profissionais administrativos, garantindo funcionamento contínuo da unidade. Para reforçar ainda mais a assistência, a Prefeitura de Cuiabá também realizou a convocação de profissionais de enfermagem aprovados no processo seletivo da Saúde, ampliando as equipes e garantindo mais eficiência e agilidade nos atendimentos pediátricos.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o CMI tem sido fundamental para desafogar outras unidades e assegurar atendimento especializado às crianças da capital.

Leia Também:  Sindicalista pede aprovação da alteração na lei da gestão democrática nas escolas

“O Centro Médico Infantil representa um avanço importante para a saúde pública de Cuiabá. Conseguimos estruturar uma unidade preparada para atender com rapidez, qualidade e acolhimento, principalmente em momentos de aumento da demanda pediátrica. A convocação de novos profissionais reforça nosso compromisso em garantir uma assistência cada vez mais eficiente para as nossas crianças”, afirmou a secretária.

Entre os diferenciais do CMI está o atendimento odontológico pediátrico 24 horas, com suporte especializado para urgências, emergências e atendimento de crianças com necessidades especiais. A unidade também foi projetada com ambientação lúdica, oferecendo mais acolhimento aos pacientes e acompanhantes.

Outro avanço da Secretaria Municipal de Saúde foi a estruturação do serviço de neuropediatria no Centro Médico Infantil. O protocolo técnico para atendimento especializado já foi definido e os atendimentos devem iniciar nos próximos dias.

Inicialmente, dois neuropediatras atuam em regime de sobreaviso, oferecendo suporte aos casos mais complexos. Conforme o protocolo estabelecido, o especialista poderá ser acionado em situações como convulsões, rebaixamento do nível de consciência, suspeita de infecções do sistema nervoso central e agravamento de doenças neurológicas, com prazos de atendimento classificados como urgente, prioritário e eletivo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA