MINISTÉRIO PÚBLICO MT
Enfrentamento à fome entra na pauta de atuação do MPMT
Apresentado pelo Ministério Público Estadual nesta sexta-feira (18) a membros e servidores da instituição, o “Projeto Cibus – Você tem fome de quê? tem como desafio o enfrentamento à fome em Mato Grosso. O lançamento da iniciativa ocorre após sete meses da realização de uma Escuta Social com representantes de diversas entidades, entre elas o Movimento de População de Rua. O projeto foi elaborado pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar do MPMT.
O evento de lançamento, realizado por meio da plataforma teams, contou com a participação de aproximadamente 200 integrantes do MPMT. Cinco Promotorias de Justiça já demonstraram interesse em colocar a iniciativa em prática. O objetivo principal é fortalecer a política de segurança alimentar no estado, fomentando políticas públicas, acompanhamento, fiscalização e desenvolvimento de ações do projeto até dezembro deste ano.
“Considero esse projeto como um dos mais importantes que serão realizados pelo Ministério Público este ano. Representa um marco de sensibilidade com a causa e também de obrigação constitucional que a instituição tem na defesa dos direitos humanos e da segurança alimentar. Essa crise de segurança alimentar sempre existiu, é um problema crônico, mas se agravou com a pandemia”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.
O cronograma do projeto inclui etapas como articulação institucional para envolvimento das promotorias para atuação municipal no enfrentamento à insegurança alimentar, disponibilização do kit de atuação “conjunto de quereres”, implantação de hortas nas instituições de ensino públicas (pelo menos três escolas em cada município), realização de curso de capacitação em produção sustentável a pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais e diálogo junto aos restaurantes populares para aumento da oferta e distribuição de alimentos preparados em benefício da população em situação de rua.
O planejamento prevê ainda a realização de diagnóstico das pessoas em situação de insegurança alimentar no estado, assim como de equipamentos públicos e políticas públicas existentes. O projeto estabelece também ações de sensibilização nas escolas com a utilização de recursos audiovisuais, a exemplo do cinema. Ao final do projeto está programada a realização de um evento de encerramento com a organização de uma “Mostra de comidas e sabores”, contemplando diversos setores.
ESPECIALIZADAS – Durante a apresentação do projeto, os procuradores titulares das Procuradorias de Justiça especializadas da Cidadania, Criança e Adolescente e Meio Ambiente Natural e Urbano se colocaram à disposição para contribuir com a execução do projeto.
A promotora de Justiça auxiliar da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenadora do Planejamento Estratégico Institucional, Hellen Uliam Kurik, destacou que as estruturas institucionais estão coesas para garantir a manutenção do projeto. “O Cibus traz em si um projeto institucional muito robusto. Por se tratar de um projeto estratégico, o objetivo foi trazer uma espinha dorsal para execução da iniciativa”, explicou.
A elaboração do projeto Cibus contou com o envolvimento direto dos promotores de Justiça Henrique Schneider Neto, Carlos Rubens de Freitas Oliveira Filho, Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, Maria Coeli Pessoa de Lima e Thiago Marcelo Francisco dos Santos. Servidores do CAO Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar e do Departamento de Planejamento e Gestão também participaram das discussões.
MINISTÉRIO PÚBLICO MT
MP participa da inauguração de centro para população de rua em Cuiabá
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, participou nesta sexta-feira (19) da inauguração do Cidadania Pop Rua Zé Bolo Flô, em Cuiabá, espaço criado para oferecer atendimento integrado à população em situação de rua.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, há atualmente cerca de 1.803 pessoas em situação de rua. O Cidadania Pop Rua foi desenvolvido para oferecer serviços essenciais como acolhimento, higiene, lavanderia e guarda de pertences, além de atendimento voltado à emissão de documentos, orientação jurídica, acesso à justiça e inclusão social.
Durante a inauguração, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do MPMT destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições em prol da população em situação de vulnerabilidade.
“As respostas para um desafio tão complexo passam pela atuação integrada entre o poder público, a sociedade civil e a rede de apoio. Estruturas como o Pop Rua fortalecem essa articulação e ampliam o acesso a serviços essenciais, com mais dignidade.”, defendeu.
O espaço leva o nome de Zé Bolo Flô, personagem marcante da cultura cuiabana. Na década de 1960, José Inácio da Silva se tornou conhecido por vender bolos e flores nas ruas da capital e por expressar sensibilidade artística por meio de poesias e músicas.
O Ministério Público tem atuado na promoção de políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Em 2025, foi firmado termo de compromisso com o Município de Cuiabá para fortalecer ações como segurança alimentar, elaboração de diagnóstico social e planejamento do atendimento.
A instituição também tem promovido audiências públicas e ampliado a atuação de promotorias especializadas, com o objetivo de contribuir para a construção de soluções efetivas e permanentes para o atendimento à população em situação de rua.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
POLÍTICA MT3 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
PICANTES3 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
CULINÁRIA3 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
CUIABÁ3 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
POLICIAL2 dias atrásPolícia Civil apreende arma de fogo com suspeito de violência doméstica em Alta Araguaia

