TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Comarca de Rondonópolis e OAB se reúnem em busca de melhorias para atendimento ao advogado (a)


A Diretoria do Fórum de Rondonópolis definiu várias medidas para aperfeiçoar o atendimento aos advogados e advogadas no período em que o Judiciário executa suas atividades por meio do teletrabalho. A decisão ocorreu durante reunião realizada nessa terça-feira (8 de fevereiro) entre o juiz diretor da Comarca, Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento e a atual Diretoria da 1ª Subseção de Rondonópolis da Ordem dos Advogados do Brasil.
 
Entre as medidas estão a autorização das cargas de processos para os advogados (as), que será realizada através das diretrizes de portaria a ser elaborada e a disponibilização de ligações externas, de forma direta, para os ramais das secretarias judiciais, sem que o interessado tenha que falar com a telefonista, diminuindo assim, o tempo de espera no atendimento. O magistrado frisou ainda a importância da utilização do sistema do Balcão Virtual pelos advogados.
 
Durante a reunião, que seguiu em tom de cordialidade por ambos os lados, a Diretoria do Fórum de Rondonópolis explanou as últimas decisões tomadas frente a Portaria Conjunta 004/2022-TJMT que prorrogou o fechamento das Portas dos Fóruns da Justiça Estadual. A nova Diretoria da OAB local apresentou seus novos membros e anseios de toda a categoria.
 
Segundo o magistrado, a reunião foi amistosa e produtiva. “É sempre uma honra poder receber a OAB local e toda a sua diretoria. Ouvir os anseios da classe e sugestões para a melhoria na entrega jurisdicional é o mínimo que posso fazer como juiz diretor. Reforço que estou à disposição de todos os advogados e advogadas para que juntos, de forma colaborativa, e dentro de minhas competências legais, possamos entregar ao cidadão e cidadã a tutela jurisdicional.”
 
De igual forma o presidente da OAB local, Bruno de Castro, registrou que “o encontro foi extremamente produtivo, pois, além de apresentar a nova Diretoria da Subseção de Rondonópolis/MT, houve avanços em pleitos da advocacia”.
 
Bruno de Castro pontuou ainda que “a OAB está à disposição para um diálogo permanente com o Foro local, sempre visando a melhoria constante da prestação jurisdicional”.
 
Para Bruno de Castro “a grande beneficiária desses encontros é a própria sociedade local, que colherá os frutos de todos os avanços. Agradeço a receptividade ofertada pelo juiz diretor, Renan, e por não ter medido esforços para a realização da reunião”, afirmou.
 
Também estiveram presentes o juiz Wagner Plaza Machado Júnior e os membros da OAB local: a vice-presidente, Alessandra Cardoso de Oliveira, o secretário geral, Amauri de Sousa Brito Filho, a secretária geral adjunta, Claire Inês Gai Matielo, o delegado da Caixa de Assistência, Alex Roece Onassis e a Conselheira Estadual, Danielly Garcia Piato.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Leia Também:  Tribunal garante inclusão de pessoas surdas ao disponibilizar de intérprete de Libras em audiências
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

42º Gemam reforça atualização da magistratura diante de desafios sociais complexos

Homem com cabelos grisalhos e barba, fala direcionando o olhar para baixo e para a esquerda. Ele usa paletó azul e camisa social cinza. Um microfone da A evolução constante da sociedade e o surgimento de novos desafios exigem do Poder Judiciário uma resposta igualmente dinâmica e qualificada. Com esse enfoque, o desembargador Márcio Vidal, diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), abriu o 42º Encontro do Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso (Gemam) ao destacar que a busca por conhecimento é contínua e essencial para enfrentar problemas sociais que acompanham o avanço do tempo.

A afirmação de Vidal sintetiza o espírito do encontro realizado na última sexta-feira (19 de junho), no Tribunal do Júri de Rondonópolis, que reuniu magistrados(as) em uma programação técnica voltada à discussão de temas atuais e sensíveis à prestação jurisdicional.

Na abertura do encontro, o desembargador ressaltou que o Judiciário precisa acompanhar as transformações sociais, que evoluem junto com o avanço tecnológico, mas também trazem novos problemas.

Ao comentar a temática da palestra inicial, intitulada “Juventude em risco: O desafio das drogas no portão da escola e a proteção da vida por meio da internação compulsória para todos”, Vidal chamou atenção para a complexidade da questão das drogas entre jovens, classificando-a como um tema bastante sensível para toda a sociedade. Segundo o desembargador, o papel do Judiciário é justamente se manter atento e buscar constantemente novos modelos de atuação.

Homem de cabelos escuros e curtos, vestindo paletó azul e camisa branca, concede entrevista olhando para o lado esquerdo. Um microfone preto aparece em primeiro plano e o fundo está desfocado.Representando a Corregedoria-Geral da Justiça, o juiz auxiliar Jorge Alexandre Martins Ferreira reforçou o apoio institucional ao evento e destacou o impacto da atualização contínua na qualidade das decisões. “É muito importante que o juiz se qualifique vendo coisas novas”, afirmou, ao comentar a relevância da palestra com o psiquiatra convidado, Diego de Souza Vacari.

Ferreira acrescentou que o contato com dados atuais permite compreender melhor a realidade social, citando como exemplo a evolução do potencial das drogas ao longo das décadas. “São fatos que a gente vê no dia a dia e que mostram que precisamos estar sempre reaprendendo”, completou.

Leia Também:  Comarca de Cáceres - Estão abertas as inscrições para a 7a Corrida do Fórum, que será em novembro

Construção coletiva fortalece a magistratura

Mulher de cabelos longos e escuros fala ao microfone. Ela veste blazer off-white e brincos de argola. Ao fundo, um painel verde exibe a imagem da estátua da Justiça com a balança.A proposta do Gemam como espaço de construção coletiva foi enfatizada pela coordenadora do grupo, juíza Alethea Assunção Santos. Segundo ela, o diferencial está na produção acadêmica conduzida pelos próprios magistrados(as). “A construção é feita pelos próprios juízes e, a partir das discussões, são elaborados enunciados orientativos para a prestação jurisdicional. Isso é muito importante porque enriquece o nosso trabalho, enriquece a prestação jurisdicional e serve como capacitação profissional e também pessoal para os magistrados de Mato Grosso”, explicou.

Ela destacou ainda que os temas debatidos refletem diretamente os desafios enfrentados nas unidades judiciais. “São dificuldades que encontramos no dia a dia da prestação jurisdicional e, a partir desses debates, conseguimos levar mais segurança para as decisões”, pontuou, ressaltando que o resultado é um serviço mais qualificado à população.

Mulher de cabelos escuros e batom vermelho sorri ao conceder entrevista. Ela veste blusa verde-escura sem mangas. Um microfone da A realização do encontro em Rondonópolis foi celebrada pela juíza diretora do Foro, Aline Bissoni, que destacou a importância institucional do evento. “É uma honra receber o Gemam, um grupo que realmente traz temas muito relevantes para o nosso desenvolvimento”, afirmou. Para ela, a abordagem interdisciplinar amplia a visão dos magistrados sobre questões complexas.

Atuando na área criminal, a magistrada destacou o impacto prático do conteúdo apresentado. “Ouvir o psiquiatra falar de forma técnica sobre os malefícios das drogas e como elas se tornaram mais nocivas faz toda a diferença para que possamos julgar melhor”, disse.

Homem de óculos fala ao microfone, gesticulando com a mão esquerda. Ele veste terno escuro, camisa clara e gravata amarela listrada. Ao fundo, uma parede verde e um banner com a deusa da justiça.No campo interdisciplinar, o psiquiatra Diego Vacari, responsável pela palestra de abertura, enfatizou a importância do diálogo entre diferentes áreas. Ele destacou como positiva a aproximação da magistratura com o tema. “A magistratura está cada vez mais interessada nessa situação, e isso é fundamental para desmitificar e aproximar saúde mental e justiça”, afirmou.

Leia Também:  Nosso Judiciário: Alunos de Direito da Unemat Cáceres visitam Tribunal de Justiça

Vacari alertou ainda para o aumento do consumo de drogas entre crianças e adolescentes, fenômeno que, segundo ele, ocorre em escala global. “Os jovens estão usando drogas cada vez mais cedo, muitas vezes dentro da escola ou nas proximidades”, disse. Para o especialista, o enfrentamento do problema depende de atuação conjunta. “Se não houver união entre saúde, justiça, segurança pública e educação, não vamos conseguir diminuir esses índices”.

Mulher de cabelos longos e ondulados fala ao microfone, com a mão direita fechada. Veste camisa estampada verde e branca e saia escura. Ao fundo, parede verde e pontas de mastros de bandeiras.Outro destaque foi o painel sobre litigância abusiva, no qual a juíza Cristiane Padim da Silva apresentou proposta para aprimorar o monitoramento de demandas predatórias. “A ideia é registrar a Recomendação 159 do CNJ nas decisões em que houver abuso do direito de ação, para que possamos traçar estratégias mais eficientes”, explicou. Segundo ela, a medida busca garantir que o sistema de justiça seja mais acessível a quem realmente precisa. A magistrada também ressaltou a importância do encontro como espaço de troca. “A gente sai daqui cheio de ideias, de motivação, com mais preparo para a atuação diária”, afirmou.

Além das discussões sobre saúde mental, drogas e litigância abusiva, o 42º Gemam contou ainda com painéis voltados a outros temas relevantes para a atuação jurisdicional. Foram abordados o controle judicial do orçamento público e a aplicação de emendas parlamentares frente à discricionariedade e abuso de poder, o tratamento ambulatorial e as medidas de segurança aplicáveis a réus com doença mental, bem como o conceito e as implicações da chamada “purga da mancha probatória”.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Autor: Lígia Saito

Fotografo: Rodrigo Moura

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA