POLÍCIA FEDERAL

Operação Conatibus investiga falsidade ideológica eleitoral e lavagem de capitais


Belém/PA – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 8/2, a Operação CONATIBUS, que investiga os crimes de falsidade ideológica eleitoral (popularmente conhecido como caixa dois) e lavagem de capitais.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Parauapebas e Marabá, no Estado do Pará, e em Palhoça, no Estado de Santa Catarina.

A investigação teve início a partir de indícios de falsas doações eleitorais para campanha eleitoral de 2020 no Município de Parauapebas/PA, sendo que os valores utilizados para doação não eram provenientes das origens declaradas.

Foram realizadas diversas doações, sendo que duas delas no valor R$ 500 mil e outra de R$ 300 mil despertaram suspeitas. Um dos autores confessou a prática delituosa informando que foi cooptado para realizar a doação para campanha eleitoral do candidato e que em troca receberia certa quantia.

Com a confirmação da hipótese criminal, os envolvidos podem responder pelo crime de falsidade ideológica eleitoral (previsto no art. 350 do Código Eleitoral), com pena de até 5 anos, e lavagem de capitais (do art. 1° da Lei n° 9.613/98), com pena de até 10 anos.

Leia Também:  PF e PGR deflagram segunda etapa da Operação Q.I.

Foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do COVID-19.

As investigações seguem em andamento.

Comunicação Social da Polícia Federal no Estado do Pará

Contato: (91) 98422-2396

Instagram @policiafederalpa

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

FICCO/MS captura integrante de organização criminosa na fronteira com o Paraguai

Mato Grosso do Sul. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) capturou um investigado apontado como integrante de organização criminosa na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

O homem foi localizado durante diligências realizadas pelas equipes da força-tarefa. No momento da abordagem, apresentou documentos falsificados na tentativa de ocultar sua identidade.

Após os procedimentos de identificação, foi constatado que havia contra ele mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Taguatinga/DF, no âmbito de investigação relacionada à atuação em organização criminosa.

O capturado foi encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos de praxe, permanecendo à disposição da Justiça. Também serão apuradas as circunstâncias relacionadas ao uso de documentação falsa.

A FICCO/MS é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal Estadual, Polícia Penal Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, atuando de forma integrada no combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul.

Leia Também:  FICCO/BA realiza a captura de 75 foragidos da Justiça

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA