VÁRZEA GRANDE MT
Várzea Grande abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional
Em Várzea Grande serão ofertados quatro tipos de cursos profissionalizantes: Montador e reparador de computador, Assistente de Recursos Humanos, Eletricista de instalações prediais e Operador de computador
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Setasc), informa que já estão abertas as inscrições para cursos gratuitos, ofertados pelo programa do governo do Estado de Mato Grosso, o Ser Família Capacita.
Em Várzea Grande serão ofertados quatro tipos de cursos profissionalizantes: Montador e reparador de computador, Assistente de Recursos Humanos, Eletricista de instalações prediais e Operador de computador.
A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, ressaltou a relevância da iniciativa para fortalecer a autonomia das famílias e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho e agradeceu a parceria com o programa idealizado pela primeira-dama do estado, Virginia Mendes.
“O Ser Família Capacita é um programa que transforma vidas, porque leva qualificação profissional diretamente para quem mais precisa. Em Várzea Grande, estamos recebendo cursos que atendem às demandas do mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fortalecem a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade. Essa é uma oportunidade real de crescimento, geração de renda e inclusão social”, destacou a secretária de Assistência Social, Cristina Saito.
As pré-inscrições para os cursos poderão ser realizadas pelo site senaimt.ind.br. Ao abrir o site, clique na aba ‘Educação Profissional para você’. Depois, na opção ‘Ser Família Capacita’. Após isso, os interessados serão contatados via WhatsApp, sendo convocados a comparecerem presencialmente no Senai de Várzea Grande para realizar a matrícula.
Os cursos do SER Família Capacita são gratuitos e são direcionados preferencialmente para beneficiários do SER Família ou de políticas de inclusão social, mulheres em situação de vulnerabilidade, empreendedores em busca de qualificação para geração de renda, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, pessoas desempregadas, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas), egressos do trabalho análogo ao escravo e egressos do sistema prisional.
Segue abaixo a lista de Cursos Gratuitos do Senai do Programa Ser Família Capacita:
ASSISTENTE DE CONTROLE E QUALIDADE
INICIO: 15/09/2025
PERÍODO: NOTURNO
LOCAL: SENAI VÁRZEA GRANDE
ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS
PERÍODO: NOTURNO
INICIO: 15/09/2025
LOCAL: SENAI VÁRZEA GRANDE
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES PREDIAIS
PERÍODO: NOTURNO
INICIO: 15/09/2025
LOCAL: SENAI VÁRZEA RANDE
MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR
INICIO: 15/09/2025
LOCAL: SENAI VÁRZEA GRANDE
PERÍODO: NOTURNO
OPERADOR DE COMPUTADOR
INICIO: 15/09/2025
LOCAL: SENAI VÁRZEA GRAND
PERÍODO: VESPERTINO
VÁRZEA GRANDE MT
Primeira etapa do Acelera VG já recuperou mais de 6 mil buracos, afirma Flávia Moretti
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou que a primeira etapa do programa Acelera VG Tapa-Buracos, realizada na região do Grande Cristo Rei, já resultou na recuperação de mais de 6 mil buracos. Segundo ela, a força-tarefa será ampliada para outras regiões do município, com o próximo cronograma previsto para o bairro Costa Verde.
“O tapa-buraco acontece há algum tempo. A partir de quinta-feira, iremos avançar para novas áreas do município, como o Costa Verde. Lá no Cristo Rei já recuperamos mais de seis mil buracos. O asfalto da região estava bastante deteriorado. Agora contamos com uma nova empresa para executar os serviços de tapa-buracos e aplicação de massa asfáltica. Vamos entregar um asfalto de qualidade para a população”, declarou a prefeita.
O programa foi lançado em 17 de junho na região do Grande Cristo Rei e é executado pela Secretaria Municipal de Viação e Obras. Na primeira etapa, a Prefeitura utilizou 600 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), com investimento de recursos próprios, para recuperar trechos considerados críticos da malha viária.
Flávia destacou que a administração enfrenta limitações financeiras para expandir o serviço para toda a cidade, mas garantiu que novas frentes de trabalho serão abertas conforme houver disponibilidade de recursos.
“Recebi o município com a malha asfáltica bastante comprometida. As chuvas de 2024 e 2025 agravaram ainda mais a situação. Ainda não conseguimos realizar o tapa-buraco em toda a cidade porque faltam recursos. O Governo do Estado liberou verbas por meio de um consórcio, e a execução ficará a cargo do Consórcio Intermunicipal do Rio Cuiabá. As vias contempladas já haviam sido definidas pelo Estado, mas consegui incluir algumas que considerei prioritárias”, afirmou.
A prefeita também atribuiu a dificuldade para ampliar os investimentos à baixa arrecadação de tributos municipais e aos compromissos financeiros herdados de gestões anteriores.
“Temos uma alta inadimplência na arrecadação de IPTU e ISSQN, o que limita a realização de algumas obras. Não é falta de vontade, é falta de recursos. Gestões anteriores contrataram financiamentos para custear recapeamento e tapa-buracos, e herdamos parcelas entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões dessas contratações. Hoje, precisamos custear os serviços com recursos próprios, como o dinheiro arrecadado com o IPTU. Infelizmente, a adimplência ainda é baixa”, completou.
Além da recuperação do pavimento, o Acelera VG prevê a atuação integrada de outras secretarias. Antes da aplicação da nova massa asfáltica, equipes do Departamento de Água e Esgoto (DAE) realizam reparos em pontos com vazamentos. Após a conclusão dos serviços, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é responsável pela sinalização das vias recuperadas.
Galeria de Fotos (10 fotos)
-
MATO GROSSO5 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
MATO GROSSO5 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
MATO GROSSO5 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
NACIONAL5 dias atrásDEFESO ELEITORAL 2026
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
ESPORTES6 dias atrásExposição gratuita de fã resgata o legado de Ayrton Senna em Cuiabá – veja o video
