VÁRZEA GRANDE MT
Radares voltam a operar na próxima semana e iniciam fase educativa em Várzea Grande
Os radares de velocidade instalados em importantes vias de Várzea Grande devem voltar a operar já na próxima semana. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, durante entrevista concedida nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal.
De acordo com o secretário, os equipamentos já estão implantados e passam pelos ajustes finais de sinalização. A ativação inicial terá caráter educativo, com duração de 30 dias, período em que não haverá aplicação de multas.
“Os equipamentos já estão implantados e na fase final de sinalização. Provavelmente, na próxima semana entram em operação com aquele prazo educativo de 30 dias. Nesse período não haverá multa, é uma fase de orientação. Após isso, passam a funcionar de forma efetiva”, explicou Gerson Scarton.
Os radares foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade, especialmente em trechos de grande fluxo entre Várzea Grande e Cuiabá. Na Avenida da FEB, por exemplo, há equipamentos nos dois sentidos da via: para quem segue em direção à ponte Júlio Müller, os dispositivos estão localizados próximos à região da Boi Bom e antes do Posto Concórdia. Já no sentido contrário, há pontos próximos à Havan e também na Avenida João Ponce de Arruda, nas imediações de uma farmácia.
Além da FEB, a fiscalização eletrônica também será intensificada na Avenida João Ponce de Arruda e na rodovia Mário Andreazza, locais com alto índice de tráfego e histórico de ocorrências. Ao todo, serão cinco novos pontos de monitoramento, todos com limite de velocidade fixado em 60 km/h.
A Prefeitura destaca que os equipamentos seguem todas as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e foram definidos a partir de estudos técnicos que consideraram tanto a segurança quanto a fluidez do trânsito.
Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, a medida atende a uma demanda antiga da população por mais segurança viária.
“A implantação desses equipamentos é resultado de estudos técnicos e também da escuta da população, que cobra mais segurança nas vias. Nosso objetivo é preservar vidas, reduzir acidentes e organizar melhor o fluxo, principalmente em trechos onde há travessias e grande circulação de veículos”, afirmou.
Outro ponto que passa a contar com fiscalização é a rodovia Mário Andreazza, especialmente em trechos conhecidos pelo excesso de velocidade, como nas proximidades da região do posto Papito e sentido Cuiabá.
Ainda conforme a Secretaria, todos os equipamentos estarão devidamente sinalizados, garantindo transparência e orientação aos condutores. A gestão municipal reforça que o foco principal da ação é a prevenção de acidentes e a promoção de um trânsito mais seguro para motoristas, motociclistas e pedestres.
“Estamos atendendo uma necessidade real da cidade. São vias com grande circulação e risco elevado de acidentes. A intenção é reduzir a velocidade sem comprometer o fluxo, garantindo mais segurança para todos”, completou o secretário Gerson Scarton.
PONTOS DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA:
• Av. da FEB (próximo à Ponte Nova – sentido bairro)
• Av. da FEB (bairro Manga – sentido centro)
• Av. da FEB (região do Manga – sentido bairro/centro)
• Av. João Ponce de Arruda (sentido Aeroporto)
• Rodovia Mário Andreazza (sentido Rodovia da Guarita)
Durante o período educativo, a orientação é que os motoristas já se adaptem aos limites de velocidade e redobrem a atenção, evitando penalidades quando a fiscalização passar a ser definitiva.
Galeria de Fotos (4 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)
A 21ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN será oficialmente aberta na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, no espaço Orla da Alameda em Várzea Grande.
O festival promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, tem o objetivo de, por meio do teatro, como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento correto no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.
A etapa Várzea Grande será disputada por alunos das escolas da rede municipal de Várzea Grande de 29 de junho a 3 de julho, onde serão definidos os espetáculos que representarão o município na etapa regional do festival prevista para agosto e setembro.
Evento: ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)
Dia: 29 de junho – segunda-feira – às 8h30
Local: Orla da Alameda (Complexo Cultural jornalista Paulo Leite) Alameda Júlio Muller s/nº – Várzea Grande
Galeria de Fotos (1 foto)
-
ESPORTES7 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL5 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

