VÁRZEA GRANDE MT

Prefeitura realiza limpeza preventiva no córrego do Aeroporto para evitar alagamentos

O córrego já registrou episódios de transbordamento em anos anteriores, ocasionando enchentes que chegaram a invadir áreas do shopping, provocando transtornos e prejuízos

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Viação e Obras, está executando serviços de limpeza e desobstrução no córrego localizado na região do Aeroporto, nas proximidades do shopping. A ação é preventiva e tem como objetivo ampliar a vazão de água no local, reduzindo riscos de alagamentos durante o período chuvoso.

O córrego já registrou episódios de transbordamento em anos anteriores, ocasionando enchentes que chegaram a invadir áreas do shopping, provocando transtornos e prejuízos. Para evitar que a situação se repita, equipes da secretaria estão atuando com máquinas e servidores na retirada de galhadas, troncos e demais resíduos que dificultam o fluxo da água.

A Secretaria de Viação e Obras destaca que, além dos galhos e troncos, é comum encontrar móveis descartados irregularmente, restos de construção e até mesmo lixo doméstico dentro do canal. Esse tipo de material provoca obstrução, dificulta a passagem da água e aumenta o risco de transbordamentos, deixando toda a região vulnerável durante as chuvas.

Leia Também:  6º Quero Mais Cultura atrai centenas de famílias

Nos trabalhos atuais estão sendo utilizados uma escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras, dois caminhões, além de três frentes de trabalho com ferramentas manuais para reforçar a limpeza. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até amanhã, quarta-feira (1º de outubro), caso as condições de andamento se mantenham favoráveis.

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, reforçou que a ação faz parte do conjunto de medidas preventivas adotadas pela gestão municipal. “Estamos intensificando a limpeza de córregos e canais antes do período chuvoso justamente para evitar situações de alagamento como já registradas nesta região. É um trabalho de prevenção que traz mais segurança para a população e protege o patrimônio público e privado”, afirmou Celso.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Unidades de Saúde de Várzea Grande retomam horário normal de atendimento a partir de junho

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA