VÁRZEA GRANDE MT

Prefeitura de Várzea Grande realiza Dia D da Saúde do Homem neste sábado (8)

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (08.11) das 8h às 17h, o Dia D da campanha Novembro Azul, uma grande mobilização voltada à prevenção e aos cuidados com a saúde do homem.

Durante todo o dia, os homens poderão consultar com clínico geral, realizar solicitação de exames laboratoriais, incluindo o PSA, exame de sangue específico para detecção precoce do câncer de próstata. Além disso, haverá vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atendimento odontológico em 11 unidades de saúde que contam com estrutura odontológica.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforça a importância da iniciativa. Ela conta que todas as unidades de saúde do município estarão abertas sem intervalo para o almoço, oferecendo uma série de serviços exclusivos para o público masculino.

“O Dia D é uma oportunidade para que eles reservem um tempo para cuidar de si mesmos. A prevenção é o melhor caminho para garantir saúde e qualidade de vida. Estamos disponibilizando uma rede completa de atendimento para que todos possam aproveitar este sábado e realizar seus exames e consultas”, destacou.

Leia Também:  Coletas de sangue estão sendo feitas em 16 unidades de saúde

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde continuará promovendo ações voltadas ao público masculino, com consultas com urologistas, exames específicos para prevenção do câncer de próstata, do câncer de pênis e de outras doenças do sistema reprodutor masculino. Também serão realizadas palestras e orientações educativas nas unidades de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos com a saúde.

“Queremos que os homens procurem as unidades de saúde e aproveitem este momento que a Prefeitura está proporcionando. É uma oportunidade importante, especialmente para quem trabalha durante a semana e tem o sábado livre para cuidar da própria saúde”, a superintendente da Atenção Básica à Saúde, Janaina Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Unidade de Coleta de Sangue celebra primeiro ‘Junho Vermelho’ em Várzea Grande

Pouco mais de seis meses após ser entregue no bairro Cristo Rei, a Unidade de Coleta de Sangue “Davi Almeida Franco” celebra sua primeira participação na campanha Junho Vermelho. Criada para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, a mobilização nacional busca ampliar o número de doadores em todo o país. O mês foi escolhido por ser um período em que os hemocentros registram queda expressiva nos estoques, ao mesmo tempo em que aumenta a demanda por transfusões.

Inaugurada em novembro do ano passado, a unidade representa mais uma conquista da atual gestão municipal, fruto de articulação política e do compromisso em atender uma antiga demanda da população várzea-grandense. Entre novembro de 2025 e meados de junho deste ano, o espaço recebeu 724 doadores. Janeiro foi o mês com maior número de atendimentos, totalizando 135 doações, o que representa uma média de 6,75 doadores por dia útil, considerando os 20 dias úteis do período.

Até o ano passado, a segunda maior cidade de Mato Grosso não possuía uma unidade específica para coleta de sangue, ampliando a oferta de hemoderivados para quem mais necessita. “Os várzea-grandenses não precisam mais atravessar a cidade para exercer um gesto de amor ao próximo”, destaca a prefeita Flávia Moretti (PL).

Leia Também:  Moretti reúne vereadores da base para alinhar demandas e reforçar parceria por Várzea Grande

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, lembra que no último dia 14 foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. “É uma data que se estende simbolicamente por todo o mês. O Junho Vermelho traz uma mensagem clara: doar sangue é um ato de cidadania, empatia e compromisso com a vida. Para quem aguarda uma transfusão, cada doação representa muito mais do que um procedimento médico — representa a esperança de continuar vivendo”.

A secretária também chama a atenção para os números alcançados pela unidade. “Temos 724 doadores até aqui. Se não houvesse essa Unidade de Coleta em Várzea Grande, quantos deles teriam efetivamente realizado a doação nesse período? O espaço existe para atender, estimular, promover e transformar a conscientização sobre a importância da doação de sangue em um hábito na vida dos várzea-grandenses”, enfatiza.

Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, graças ao processo de separação dos hemocomponentes realizado após a coleta. Esse procedimento permite que diferentes pacientes recebam exatamente o componente sanguíneo de que necessitam, ampliando o alcance de cada doação.

ONDE DOAR?

Em Várzea Grande, a população conta com a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, nº 1.700, no antigo prédio do DAE. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, oferecendo mais comodidade aos voluntários e fortalecendo a rede de atendimento hemoterápico da região.

Leia Também:  Guarda Municipal recebe seis motocicletas por meio de parceria com MPE e Conseg

A unidade tem capacidade para realizar até 50 coletas por dia e conta com sala de pré-triagem, triagem clínica, consultório médico, sala de coleta, sala de recuperação, banheiros e ambiente climatizado. A equipe é composta por dois médicos, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um gestor e um profissional administrativo, todos capacitados pelo MT Hemocentro.

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado, além de apresentar documento oficial com foto. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. Antes da coleta, todos os candidatos passam por avaliação clínica para garantir a segurança do procedimento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA