VÁRZEA GRANDE MT

Motorista é flagrado jogando entulhos em lagoa em Várzea Grande

Um motorista de caminhão de 43 anos foi flagrado, na manhã desta segunda-feira (22), descartando restos de obras e entulhos em uma lagoa situada em área de preservação ambiental no bairro Unipark, em Várzea Grande. A ação contou com a atuação conjunta da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O homem foi surpreendido no momento em que soterrava parte do espaço protegido. A equipe da Patrulha Ambiental Motociclística da Guarda Municipal interrompeu a prática e conduziu o motorista para a Central de Flagrantes. Técnicos do Meio Ambiente estiveram no local, aplicaram as autuações administrativas e acionaram o Ministério Público, que já acompanha o caso.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a conduta é considerada infração grave. O motorista deve responder criminalmente e ainda poderá receber multas. O processo segue em análise pelas autoridades competentes.

A operação integra as ações de monitoramento em pontos críticos de Várzea Grande, realizadas para combater descartes irregulares que colocam em risco lagoas, nascentes e cursos d’água. O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, destacou que a união entre os órgãos municipais é fundamental para proteger o patrimônio ambiental da cidade. “Estamos unindo esforços entre secretarias para coibir práticas criminosas que degradam nossas áreas naturais. A população também pode e deve ajudar, denunciando irregularidades para que possamos agir com rapidez”, afirmou.

Leia Também:  Prefeita e secretária de Saúde de Várzea Grande recebem diretoria do CRM-MT

A Guarda Municipal reforçou que a fiscalização ambiental tem caráter preventivo e repressivo, sendo executada diariamente em locais onde há maior risco de degradação. “Nosso trabalho é garantir resposta imediata e evitar que situações como essa se repitam”, pontuou comandante da Guarda Municipal, inspetor GM Juliano Lemos

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Projeto Sacola Viajante incentiva a leitura e fortalece os vínculos entre escola e família

Aproximar a família da rotina escolar e transformar a leitura em um hábito prazeroso. Com esse objetivo, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria das Graças Pinto desenvolve o projeto Sacola Viajante. A iniciativa busca estreitar os laços entre a instituição de ensino e a comunidade escolar, transformando o ambiente doméstico em uma extensão da sala de aula.

“A dinâmica do projeto é simples, mas carrega um impacto profundo. As crianças levam os livros na Sacola Viajante para ler junto com a família, com o objetivo de envolver os pais nas práticas de leitura dos filhos e, a partir daí, criar momentos de união entre todos os participantes da ação”, destacou a diretora da unidade escolar, Belma Lemes.

A diretora ressalta que essa missão não pertence apenas ao estudante. A proposta exige que a família reserve um momento do dia para abrir a sacola e realizar a leitura em conjunto.

“A ação deve ser compartilhada entre o aluno, os pais, os irmãos e os demais responsáveis”, observou.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, esse tempo de qualidade dedicado à leitura e à imaginação fortalece o diálogo, a empatia e o suporte emocional entre os familiares.

Leia Também:  Contagem regressiva para pagar IPTU 2026 com desconto de até 20%  

“A escola cumpre seu papel social de alfabetizar e educar, ao mesmo tempo em que planta, em diversos lares, a semente de uma rotina mais unida, afetuosa e repleta de conhecimento. A participação da família é fundamental nessa jornada”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA