VÁRZEA GRANDE MT
Manhã de cuidado, sorrisos e proteção: vacinação movimenta unidades de saúde em Várzea Grande
A manhã deste sábado (25), começou com movimento e um toque especial de carinho nas unidades de saúde de Várzea Grande. Entre filas cheias e braços prontos para a imunização, um personagem roubava a cena e arrancava sorrisos: o querido Zé Gotinha, símbolo da proteção e da esperança.
Acompanhando de perto esse momento, a prefeita Flávia Moretti, a secretária municipal de Saúde Valéria Nogueira e a deputada federal Coronel Fernanda percorreram unidades de saúde do município, conferindo o andamento da vacinação contra a influenza e conversando com a população.
Logo nas primeiras horas do dia, o cenário era de conscientização e responsabilidade: mães levando seus filhos para vacinar, gestantes atentas à proteção e idosos marcando presença nas unidades. A procura reforça a importância da imunização como principal forma de prevenção contra complicações causadas pelo vírus da gripe.
Durante a visita, a prefeita destacou o compromisso da gestão com a saúde preventiva. “Ver as unidades cheias, com famílias buscando proteção, mostra que estamos no caminho certo. A vacina salva vidas e nosso papel é garantir acesso para todos”, afirmou.
A secretária de Saúde, Valéria Nogueira, reforçou a mobilização das equipes e a importância da adesão da população. “Nossas equipes estão preparadas e empenhadas para atender com qualidade. É fundamental que o público prioritário compareça às unidades e se proteja, especialmente neste período de maior circulação de vírus”, pontuou.
Já a deputada Coronel Fernanda ressaltou a importância da união de esforços. “A vacinação é um ato de cuidado coletivo. Quando cada pessoa faz a sua parte, protegemos toda a comunidade”, disse.
A vacinação contra a influenza segue disponível em 25 unidades de saúde do município, até as 16h40, para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades e deficiência, profissionais das forças de segurança e pessoas em situação de rua.
Entre agulhas, cadernetas de vacinação e abraços reconfortantes, a manhã deste sábado deixou um recado claro: cuidar da saúde também pode ser um ato leve, coletivo e, por que não, cheio de sorrisos.
Galeria de Fotos (17 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes
A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.
Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.
Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.
A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.
“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.
Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.
Galeria de Fotos (12 fotos)
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
CULINÁRIA5 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES4 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo

