VÁRZEA GRANDE MT
Formação fortalece práticas pedagógicas no Programa ETA
Professores que atuam no Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) participaram, na noite desta quarta-feira (19), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Honorato Pedroso de Barros, de uma formação continuada. O encontro possibilitou aos profissionais refletirem sobre suas práticas pedagógicas, compartilharem vivências e conhecerem novas estratégias que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes.
De acordo com a assessora pedagógica do Programa ETA, Jaqueline Rocha, o encontro reuniu 60 professores que atuam nas oficinas de artesanato, esporte, dança, manuseio da terra, música e teatro. “Esta foi a primeira reunião de um total de quatro encontros que ainda serão realizados até o mês de outubro. Além de fortalecer o trabalho coletivo, a formação tem um espaço de diálogo e aprendizagem, valorizando os conhecimentos e as experiências de cada professor. A formação tem carga horária de 20 horas”, destacou.
Para Jaqueline Rocha, mais do que pensar em atividades para preencher o tempo ampliado, a formação leva os profissionais a olhar para esse período com qualidade e intencionalidade. “Como professores, precisamos pensar no que queremos desenvolver com cada proposta, no que ela pode despertar nos alunos e em como podemos oferecer experiências diferentes daquelas que eles já vivenciam no cotidiano da sala de aula. As oficinas abrem espaço para experimentar, criar, investigar, trabalhar em grupo e aprender de outras formas”, disse.
A assessora pedagógica ressaltou ainda que um dos grandes desafios da escola em tempo ampliado é fazer com que mais tempo na escola represente também mais possibilidades de aprendizagem, convivência e desenvolvimento. “O encontro de ontem à noite foi para compartilhar ideias, alinhar caminhos e, principalmente, reforçar que o tempo ampliado ganha sentido quando conseguimos transformá-lo em oportunidades significativas para nossos alunos.”
Dinâmica
A formação de cada oficina ocorreu separadamente, para que os profissionais pudessem trabalhar de forma mais específica suas atribuições. “As dinâmicas e as atividades foram propostas dentro das salas de aula, com o objetivo de garantir um acompanhamento mais próximo e focado. Por isso, as oficinas foram divididas, permitindo que cada professor se dedicasse integralmente às suas atribuições”, completou Jaqueline Rocha.
Galeria de Fotos (11 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Maria Fernanda acompanha chegada de alimentos frescos que abastecem escolas e CMEIs de Várzea Grande
Durante o cronograma de visitas às unidades da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, acompanhou, nesta segunda-feira (5), a entrega de frutas, verduras e legumes frescos que irão abastecer escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município.
Acompanhando de perto as etapas que fazem parte do funcionamento da Rede Municipal, a secretária esteve no Anexo 2, onde observou a chegada, a organização e o recebimento dos alimentos. No local, também conversou com os servidores responsáveis pela conferência e distribuição dos produtos às unidades.
A visita reforçou a importância de garantir aos estudantes uma alimentação de qualidade, preparada com alimentos frescos e selecionados, contribuindo para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento das crianças.
Para Maria Fernanda, conhecer de perto os processos que ocorrem fora das salas de aula também faz parte do trabalho de acompanhar a realidade da Educação no município.
“Quando percorremos nossas unidades, também precisamos olhar para tudo aquilo que acontece nos bastidores e que é fundamental para que a escola funcione bem. A alimentação escolar é um desses pilares. Ver os alimentos chegando, conversar com os servidores e conhecer esse processo de perto nos permite valorizar ainda mais o trabalho de todos que fazem a Educação acontecer”, destacou.
COMPROMISSO
Maria Fernanda destacou que a alimentação escolar é um direito dos estudantes e um compromisso permanente da gestão municipal, que trabalha para assegurar a oferta diária de alimentos de qualidade às crianças da Rede Municipal.
“A alimentação é uma garantia dos nossos alunos e um compromisso da gestão. Não estamos falando apenas de oferecer uma refeição, mas de garantir alimento de boa qualidade, fresco e nutritivo para nossas crianças. Esse compromisso é construído e está todos os dias na mesa dos nossos alunos. É muito importante acompanhar de perto esse processo e ver que aquilo que chega às unidades é resultado de um trabalho feito com responsabilidade, carinho e cuidado”, ressaltou a secretária.
Galeria de Fotos (9 fotos)
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaína Riva apresenta propostas para mulheres, segurança e famílias de Mato Grosso
-
POLICIAL5 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
-
CIDADES5 dias atrásGisela diz que Oeste está no radar de Pivetta com novas diretrizes de desenvolvimento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEm áudio Medeiros admite força de Janaína e diz que adversária está “quase eleita” ao Senado
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia identifica mulher suspeita de integrar grupo que torturou vereador em MT
-
ESPORTES6 dias atrásBrasil vira sobre a Austrália e vence por 4 a 2 em amistoso
-
MATO GROSSO4 dias atrásOs R$ 600 mil do deputado Sebastião Rezende para a Unemat ainda precisam ser comprovados
