VÁRZEA GRANDE MT

Fila Zero avança com R$ 400 milhões e amplia cirurgias em parceria com municípios

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, e a prefeita Flávia Moretti participaram, na manhã desta quinta-feira (23), do lançamento da segunda etapa do programa Fila Zero na Cirurgia, realizado no Palácio do Governo. A iniciativa do Governo do Estado prevê investimento de R$ 400 milhões para ampliar atendimentos e reduzir a fila de cirurgias em Mato Grosso.

Durante o evento, o governador Otaviano Pivetta anunciou a criação de um decreto que institui uma tabela complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem como objetivo estimular hospitais privados a se credenciarem e ofertarem leitos e procedimentos de média e alta complexidade em parceria com o Estado.

A nova fase do programa busca acelerar o acesso da população a cirurgias eletivas, com o apoio dos municípios, consórcios intermunicipais de saúde e unidades hospitalares da rede privada. A proposta é ampliar a capacidade de atendimento e garantir assistência a pacientes que aguardam há anos por procedimentos.

A prefeita Flávia Moretti destacou a importância do programa para os municípios e relembrou que teve conhecimento da iniciativa ainda em 2025, por meio do Consórcio Vale do Teles Pires, apresentado pela então secretária de Saúde, Deisi Bocalon.

Leia Também:  Com articulação política, Várzea Grande vai ampliar e retomar obras de Unidades Básicas

Segundo ela, o Fila Zero representou um alívio significativo para a saúde pública local. “Nós vimos o Fila Zero como um respiro para o município. Várzea Grande conseguiu respirar e, principalmente, devolver esperança ao cidadão, às pessoas que aguardavam há anos por uma cirurgia”, afirmou.

A prefeita citou o caso de uma moradora que esperou cerca de 10 anos por uma cirurgia de catarata. “Esse programa mostrou que é possível avançar. Por isso, defendemos que ele seja consolidado como política pública, para que os próximos gestores deem continuidade a essa iniciativa que transforma vidas”, completou.

Flávia também ressaltou que o programa contribui para o fortalecimento da economia local. “É uma ação que ajuda a distribuir renda, ao envolver hospitais e prestadores de serviço, além de reduzir o fardo financeiro dos municípios”, pontuou.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, também enfatizou o impacto direto da iniciativa. “O Fila Zero fortalece a rede de saúde e dá mais celeridade aos atendimentos. Para nós, gestores, é uma ferramenta essencial para reduzir a demanda reprimida e garantir que o cidadão tenha acesso mais rápido aos procedimentos que necessita”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura anuncia R$ 39 milhões para realizar obras da rodoviária e do anel viário Aeroporto/Pirinéu

A segunda etapa do Fila Zero reforça o compromisso do Governo do Estado em diminuir o tempo de espera por atendimentos especializados, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e garantindo mais agilidade nos procedimentos cirúrgicos em todo o estado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes

A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.

Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.

Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.

Leia Também:  Credibilidade de nova gestão faz Várzea Grande superar arrecadação de 2024

A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.

“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.

Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA