TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Juíza do TJMT participa de fórum nacional para aprimorar cooperação judiciária
O Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJUD) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) marcou presença no V Fórum “Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro”, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com o Ministério Público da Bahia (MPBA). A juíza Henriqueta Lima, coordenadora do NCJUD, participou do encontro em Salvador, realizado entre os dias 9 e 11 de outubro de 2025.
O evento, que reuniu profissionais de diversas esferas do Sistema de Justiça do Brasil e de outros países, além de autoridades e dirigentes institucionais, distribuiu-se em múltiplos painéis temáticos. A presença da magistrada representou o empenho do TJMT em se manter atualizado e em buscar referências para aprimorar a atuação do seu Núcleo de Cooperação.
A participação da juíza Henriqueta Lima teve como objetivo principal a coleta e absorção de experiências e modelos inovadores de gestão e cooperação judicial, que serão integrados às práticas do TJMT, visando maior celeridade e eficiência processual.
Intercâmbio de conhecimento
O Fórum proporcionou uma valiosa oportunidade de intercâmbio de conhecimento e aproximação entre as instituições. A troca de informações e o contato com profissionais de diferentes realidades judiciais são fundamentais para a evolução contínua das atividades do Judiciário mato-grossense.
A magistrada enfatizou a importância de absorver o conteúdo e o espírito de colaboração do Fórum. “Na qualidade de coordenadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, tive a satisfação de participar do V Fórum ‘Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro’. O evento foi uma oportunidade ímpar para o compartilhamento de boas práticas, o intercâmbio cultural e a aproximação entre instituições e profissionais, fortalecendo os laços de cooperação e enriquecendo nossa atuação cotidiana. Essa participação reforça a importância de absorvermos experiências exitosas e modelos inovadores de gestão e cooperação judicial, que tanto contribuirão para o aprimoramento do Sistema de Justiça Brasileiro e, consequentemente, para a melhoria da prestação jurisdicional em Mato Grosso”, afirmou Henriqueta Lima.
Autor: Assessoria
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Evento rememora primeira condenação do Brasil por violação dos direitos humanos
Magistrados (as) e servidores (as), especialmente integrantes dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização (GMFs) e dos Comitês Estaduais Interinstitucionais de Monitoramento da Política Antimanicomial(CEIMPAS), estão convidados a participarem do evento “20 anos da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Ximenes Lopes vs. Brasil: memória, reparação e compromisso do Estado brasileiro com o cuidado”. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizado no dia 27 de julho, às 16h, em formato virtual, com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube, pelo link: https://yputu.be/BDGQLyuGO5k. A atividade relembra os 20 anos da sentença da primeira condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Além de resgatar a memória e a relevância histórica da decisão, o evento promoverá um debate acerca dos avanços e desafios da implementação da Política Antimanicomial do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ nº 487/2023, reunindo representantes do Sistema de Justiça, da academia, de organismos internacionais, dos movimentos sociais e da gestão pública.
Na programação consta a realização da mesa “Das Recomendações da Corte à Resolução CNJ nº 487/2023: o que mudou em 20 anos?”, destinada à reflexão sobre os impactos da sentença na construção das políticas públicas de saúde mental e nos processos de desinstitucionalização desenvolvidos no país.
Além de magistrados e servidores da Justiça Estadual, o convite, encaminhado ao supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do sistema penitenciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, é estendido aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais instituições parceiras envolvidas na implementação da Política Antimanicomial do Poder Judiciário.
Resumo do caso – O “Caso Ximenes Lopes versus Brasil” foi um processo internacional julgado em agosto de 2006 pela Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Brasil pela violação dos direitos humanos de Damião Ximenes Lopes. O Estado brasileiro foi acusado de violar os direitos previstos nos artigos 4 (direito à vida), 5 (à integridade pessoal), 8 (garantias judiciais) e 25 (proteção judicial) da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Damião Ximenes Lopes morreu no dia 4 de outubro de 1999, na Casa de Repouso Guararapes, vítima de tortura. Em 22 de novembro de 1999, Irene Ximenes Lopes Miranda, irmã de Damião, apresentou petição denunciando os fatos e a falta de investigação e punição dos responsáveis.
Autor: Nadja Vasques
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
Sinop3 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós reunião com Pivetta, Jayme endurece discurso, rejeita “candidato emprestado” e diz que eleição não pode ser vencida por W.O. – veja o video
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
VÁRZEA GRANDE MT7 dias atrásSílvio Fidélis consolida trajetória marcada pela competência técnica e protagonismo na gestão pública
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAvallone diz que MT entendeu Pivetta e vê reflexo nas pesquisas

