TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Judiciário de MT se destaca na Expojud 2025 com sete projetos sobre inteligência artificial
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) marcou presença na 9ª edição do Expojud 2025, o maior congresso internacional de tecnologia, inovação e direito voltado ao ecossistema da Justiça no país. Realizado em Brasília, entre os dias 14 e 16 de outubro, o evento reuniu especialistas e instituições de todo o Brasil para debater o papel da tecnologia na transformação do sistema judiciário.
Para o desembargador Jones Gattas Dias, a participação do Judiciário mato-grossense no evento reforça a importância de não apenas acompanhar os avanços tecnológicos, mas também de promover uma mudança de mentalidade dentro das instituições.
“O mais importante que pude perceber nas palestras e nas temáticas apresentadas é a necessidade de mudança comportamental. O novo pensamento, hoje, é voltado para esse mundo tecnológico e para o que devemos fazer para nos adaptarmos e nos inserirmos nele”, destacou o magistrado.
Tecnologia a serviço da celeridade processual
O juiz Vinícius Paiva Galhardo, do Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais de Cuiabá, apresentou o LexIA, uma das sete ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas pelo TJMT e expostas no estande da instituição.
“É uma honra representar o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, apresentando o nosso sistema LexIA, que auxilia magistrados e assessores na elaboração de textos jurídicos. A sociedade espera uma prestação jurisdicional célere, e a inteligência artificial vem nesse caminho. O uso adequado dessas ferramentas traz a grande vantagem de permitir uma produção de textos em uma velocidade muito mais rápida”, explicou o magistrado.
Durante o congresso, o estande do TJMT chamou a atenção dos participantes por apresentar sete soluções inovadoras baseadas em inteligência artificial, voltadas à modernização dos fluxos de trabalho e à simplificação de processos.
De acordo com Roberta Reinehr, gerente de negócios da Cast Informática, o conjunto de ferramentas demonstra o avanço tecnológico do Judiciário mato-grossense.
“São sete soluções de extrema relevância. A parte de simplificação dos processos, o LexIA e o resumo inteligente com linguagem simples agregam muito valor dentro do contexto do Judiciário”, destacou.
A avaliação é compartilhada por Miquéias Brito, presidente de uma comissão da OAB/DF, que ressaltou o impacto direto das inovações na eficiência processual.
“A facilidade de trazer celeridade processual mostra que o TJMT vem evoluindo no seu sistema informatizado”, afirmou.
Autor: Vitória Maria Sena
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026
O projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.
Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.
Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.
“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.
Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.
As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.
A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.
Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.
“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.
Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.
Autor: Alcione dos Anjos
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
Email: [email protected]
-
ESPORTES6 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL5 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

