TECNOLOGIA
MCTI, CNI e Senai anunciam programa de bioinformática na COP30
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou, nesta quarta-feira (12), o Programa Prioritário de Interesse Nacional em Bioinformática (PPI BioinfoBR), no estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém (PA), até 21 de novembro.
A iniciativa cria oportunidades para o desenvolvimento de hardware, software, algoritmos, infraestrutura de dados e serviços digitais aplicados à biotecnologia, integrando a política industrial de tecnologia da informação e comunicação (TICs) com a agenda de bioeconomia e soberania tecnológica do País. “Nós queremos associar a tecnologia disruptiva e inovadora para aplicá-la na nossa biodiversidade. Nosso objetivo é que a biotecnologia se transforme em uma ferramenta decisiva para aproveitar de maneira respeitosa a biodiversidade. É a ciência da vida aplicada à informática e à biotecnologia”, disse a ministra do MCTI, Luciana Santos, durante o lançamento, na quarta-feira (12).
A iniciativa integra o conjunto de Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPIs), vinculados à Lei de TICs, com o propósito de impulsionar a ciência, tecnologia e inovação do setor industrial de tecnologia da informação e comunicação e ciências biológicas por meio de incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Precisamos acompanhar o ritmo global das transformações tecnológicas. Então, com a bioinformática, estamos dando mais um passo nessa direção”, afirmou a chefe da pasta.
O programa, que é uma parceria entre o MCTI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a CNI, tem como objetivo implementar uma plataforma nacional de bioinformática interoperável e segura, além de promover a formação e retenção de talentos e fomentar o acesso a tecnologias avançadas, como computação quântica aplicada à bioinformática.
“Este programa tem um potencial enorme de melhorar a absorção do conhecimento por parte das indústrias brasileiras utilizando a biodiversidade e as riquezas presentes em todos os biomas”, disse o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.
O PPI também buscará fortalecer os mecanismos de inovação aberta, ampliando a cooperação entre empresas e institutos de ciência e tecnologia. O programa ainda deverá passar pelo Comitê da Área de Tecnologia e Informação (Cati), do MCTI, para ser consolidado.
Por meio da iniciativa, empresas do setor habilitadas pelo MCTI poderão aportar parte dos recursos da Lei de TICs no programa. Além do incentivo fiscal, a empresa terá como vantagem o acesso a tecnologias e a centros de pesquisa credenciados que desenvolvem novas soluções e fortalecem toda a cadeia produtiva.
TECNOLOGIA
Nota de Pesar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-deputado estadual pernambucano Waldemar Borges, aos 67 anos, ocorrido neste sábado (4). Expressamos irrestrita solidariedade à ministra Luciana Santos, esposa de Borges, e aos três filhos do casal diante da perda familiar.
Nascido no Recife em 1958, o parlamentar construiu uma trajetória no setor público local ao longo de quase 40 anos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele exerceu funções no legislativo e no executivo. Atuou como vereador na capital por quatro mandatos e como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2011.
Sua experiência profissional incluiu passagens por secretarias de estado e a presidência da Empresa de Processamento de Dados do Recife (Emprel). Servidores e colaboradores do ministério e suas unidades vinculadas unem-se no luto e no respeito à memória do ex-parlamentar. O comunicado oficial divulgado pelos familiares ressalta que sua retidão permanece como “um farol para as próximas gerações”.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta comemora reeleição no 1º turno e diz que já começa nesta segunda a planejar próximos quatro anos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro aniquila adversários, “mata” pedras do caminho nas urnas e sai como grande vencedor político de 2026
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPolíticos de direita de Mato Grosso se unem em apoio a Flávio Bolsonaro: “É 22 neles”
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi lidera votação para a Assembleia Legislativa, seguido de perto por Lúdio Cabral
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPT reúne militância em MT e traça estratégia para tentar reduzir vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC divulga balança comercial de setembro de 2026
