TECNOLOGIA
Em Campinas (SP), CTI-Tec oferece capacitação a startups lideradas por mulheres
O CTI-Tec, parque tecnológico do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas (SP), abriu inscrições para o programa Mulheres na Tecnologia. A iniciativa vai oferecer capacitação e fomento a startups em ciência e tecnologia com liderança feminina. As inscrições vão até 8 de maio, pela internet. A participação é gratuita.
Natália Sanches, da equipe responsável pela coordenação do programa, explica que a iniciativa é aberta a mulheres maiores de 18 anos, com ou sem empresa formalizada, que estejam à frente de projetos nas áreas de ciência, tecnologia ou inovação.
“Não é necessário já ter uma startup constituída: o programa é voltado também para quem está na fase inicial, seja com uma ideia estruturada, um projeto de pesquisa aplicada ou um desenvolvimento tecnológico em estágio inicial. O requisito central é que a mulher seja a proponente e liderança do projeto, podendo contar com equipe, inclusive com participação de homens, desde que vinculados à iniciativa”, explica.
O programa vai capacitar 50 mulheres no desenvolvimento de competências empreendedoras e tecnológicas. As ações de capacitação serão híbridas e promovidas pelas instituições parceiras do CTI Coalizão pelo Impacto, IAprendi e Sebrae Campinas de forma.
Na etapa seguinte, os dez projetos de maior potencial serão convidados para a fase de aceleração e poderão ter acesso à infraestrutura do CTI Renato Archer por três meses. Também nessa fase, até cinco participantes selecionadas receberão um incentivo de R$ 5 mil para ser aplicado no desenvolvimento do projeto.
“A proposta do programa é oferecer uma jornada completa, que combine capacitação, desenvolvimento tecnológico e conexão com o ecossistema, criando condições concretas para que projetos liderados por mulheres avancem com consistência técnica, rigor científico e visão de negócio, contribuindo para o fortalecimento das deep techs no Brasil”, pontua Sanches.

- Divulgação CTI Renato Archer
Programa Mulheres na Tecnologia do CTI-Tec
Inscrições: até 8 de maio
Link para inscrição: Portal | CTI-Tec
Datas da capacitação: de 12 de maio a 20 de junho, em formato híbrido
Investimento: gratuito
Veja íntegra do edital.
TECNOLOGIA
Mast conta com programação especial na 24ª Semana Nacional dos Museus
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), preparou uma programação especial de 18 a 23 de maio na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa faz parte da 24ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A agenda é composta por um lançamento de livro, mesas-redondas, exibição de documentário, exposições e visita aberta ao Sistema Solar em Escala (confira abaixo). No sábado, também tem atividades educativas e lúdicas para todo o público. Todas as atividades são gratuitas.
O tema da 24ª Semana é “Museus: unindo um mundo dividido”. O objetivo é reafirmar essas instituições como espaços de diálogo e construção de futuros mais equitativos, onde a memória serve como instrumento de aprendizado coletivo.
Em 18 de maio, também é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data foi instituída pelo Conselho Internacional de Museus (Icom, em inglês), em 1977.
A semana de atividades terá transmissão pelo YouTube do Mast: youtube.com/@museudeastronomia.
Serviço
24ª Semana Nacional de Museus no Mast
Endereço: Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 a 23 de maio
Horário: confira o horário de cada atividade na programação abaixo
Entrada gratuita

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast

- Divulgação Mast
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
