TCE MT
TCE-MT realiza sorteio de relatorias com transmissão ao vivo
![]() |
Para dar total transparência ao sorteio das relatorias tanto para os gestores como para a sociedade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza a distribuição das unidades fiscalizadas aos conselheiros de forma presencial, na sessão ordinária desta terça-feira (24), com transmissão ao vivo pela TV Contas (canal 30.2) e pelo canal do TCE-MT no YouTube. O sorteio terá início às 14h30.
O relator é o responsável por todos os processos relativos ao fiscalizado sob sua responsabilidade em andamento no Tribunal de Contas. Ele prepara um relatório detalhado e emite seu parecer sobre as contas ou atos analisados. Seu papel é fundamental para guiar o processo de julgamento, já que ele organiza e sintetiza as informações que serão discutidas pelo colegiado.
Neste ano, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo, a distribuição dos relatores será manual e em quatro etapas, nas quais serão definidas quais unidades fiscalizadas ficarão sob responsabilidade dos conselheiros Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Valter Albano, Waldir Teis, Campos Neto e Guilherme Antonio Maluf.
Na etapa 1, será definido o relator do Governo do Estado em 2025. Para essa etapa, foi utilizado o critério de rodízio perfeito anual, por ordem de antiguidade desde a última relatoria. A relatoria seria de Sérgio Ricardo, mas como estará na Presidência do TCE-MT em 2025, a distribuição será para José Carlos Novelli, na sequência, há mais tempo sem relatar contas do Executivo Estadual. A regra estabelece ainda que, quem relatar as contas do Governo do Estado, não poderá ser relator das contas de Cuiabá.
Na etapa 2, serão sorteados os relatores dos demais Poderes e órgãos autônomos em 2025. Essa etapa inclui a Assembleia Legislativa (ALMT), Tribunal de Justiça (TJMT), Tribunal de Contas, Procuradoria-geral de Justiça (PGJ) e Defensoria Pública do Estado (DPE-MT).
Na terceira etapa, serão distribuídas as relatorias das secretarias de Estado, órgãos e unidades em 2025 e 2026. Já na quarta e última etapa, serão definidos os relatores dos municípios também no biênio 2025/2026. Nestas duas etapas, a novidade é o agrupamento das unidades gestoras com foco no equilíbrio orçamentário e quantitativo da distribuição.
Em cada uma das etapas, será apresentada a urna e as cápsulas de sorteio vazias. Na sequência, serão apresentadas as cédulas, que serão inseridas nas cápsulas e colocadas na urna. As regras estão previstas nos artigos 82, 83 e 85 do regimento interno do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Sessão Plenária
Após o sorteio, o Plenário Presencial do TCE-MT analisa as contas anuais de governo referentes ao exercício de 2023 de 15 municípios. Está prevista a análise dos balanços de Novo Horizonte do Norte, Acorizal, Gaúcha do Norte, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Araguaiana, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Poconé, Nova Lacerda, Castanheira, Lambari D´Oeste, Sorriso, União do Sul e Sapezal. Clique aqui e confira a pauta na íntegra.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT – MT
TCE MT
Sérgio Ricardo esquece que é presidente do TCE, dá uma de deputado, é criticado nas redes e esculhamba internautas, inclusive mulher, chamando seguidora de “idiota” Veja prints
Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso reagiu com ataques após receber críticas em publicação sobre o Portão do Inferno; repercussão negativa tomou conta das redes sociais e postagens acabaram apagadas
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, protagonizou uma cena inusitada e polêmica nas redes sociais após publicar um vídeo criticando a demora nas obras do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães. O que era para ser apenas uma manifestação institucional rapidamente virou um bate-boca público com internautas incluindo ataques direcionados a mulheres.
Nas respostas aos comentários, Sérgio Ricardo abandonou o tom institucional esperado de um chefe de órgão de controle e partiu para o confronto direto, utilizando palavras como “idiota”, “imbecil” e “massa de manobra” contra seguidores que questionaram sua atuação e o momento escolhido para criticar a situação da obra.
Uma internauta comentou:
“Mas vc tava onde quando essa baderna começou hein??? Tá um pouco atraso nessa mídia hein”.
Irritado, o presidente do TCE respondeu:
“Sempre estive defendendo os interesses do povo. E você estava onde? Com certeza escondida atrás dessa imbecilidade que demonstra nesta mensagem. Vai estudar. Deixa de ser idiota ou massa de manobra.”
A resposta gerou ainda mais revolta nos comentários. Diversos seguidores passaram a questionar a postura do presidente da Corte de Contas, alegando incompatibilidade entre o cargo ocupado e o comportamento adotado nas redes sociais.
Outro internauta ironizou:
“Do nada o cara resolveu rodar Mato Grosso”.
Sérgio Ricardo voltou a rebater em tom agressivo:
“Não sou candidato a nada. Não preciso de voto. Estou trabalhando pois é o meu papel. É por causa de gente imbecil igual você que esse estado está desse jeito. Vai procurar o que fazer.”
A repercussão negativa se espalhou rapidamente em páginas políticas e grupos de WhatsApp, principalmente pelo fato de o presidente do TCE ter direcionado ataques a cidadãos comuns e utilizado termos ofensivos contra uma mulher que apenas questionou sua atuação.
Internautas também criticaram o que classificaram como “postura de pré-candidato”, afirmando que Sérgio Ricardo estaria tentando assumir protagonismo político em pautas populares enquanto deixa de agir com a sobriedade exigida pelo cargo que ocupa.
Após a repercussão e o aumento das críticas, publicações e respostas atribuídas ao presidente do TCE passaram a desaparecer das redes, aumentando ainda mais o desgaste do episódio.
Nos bastidores políticos, o caso já é tratado como mais um desgaste de imagem envolvendo agentes públicos que trocam o comportamento institucional por embates pessoais em redes sociais.
Veja prints


-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS4 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
ARTIGOS6 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS
-
POLICIAL6 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso


