Sinop

Escola Municipal de Artes de Sinop sedia 1º Arraiá dos Escritores

A Escola Municipal de Artes (EMA), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, sediou no último sábado (4) o 1º Arraiá dos Escritores de Sinop. Promovido pela Família Literária, grupo formado por escritores do município, o evento reuniu escritores, leitores, alunos, professores e famílias em uma programação inspirada nas tradicionais festas juninas, com atividades voltadas à valorização da literatura, ao incentivo à leitura e à troca de experiências entre autores e público.

Uma das organizadoras da iniciativa, a escritora Dolores Flor explicou que o evento surgiu da necessidade de ampliar a visibilidade dos escritores da região e criar um espaço de aproximação entre autores e leitores. “Este evento é uma organização dos escritores sinopenses e de convidados da região. Surgiu a partir da necessidade de ter mais contato, mais visibilidade e mais integração entre os escritores. Fizemos essa confraternização em clima de festa junina com o objetivo de divulgar nosso trabalho, fazer novas amizades e fortalecer o contato com os leitores. É um encontro entre escritores e leitores, com a intenção de ampliar esse público e compartilhar a literatura com todos”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza mutirão de atendimentos no CEM com foco no público autista

Também organizadora do evento, a escritora Marlete da Crossi ressaltou que a proposta foi unir elementos tradicionais das festas juninas ao universo literário para aproximar a comunidade da produção cultural local. “É o primeiro Arraiá do Escritor e buscamos fazer com uma temática específica, com quadrilha, casamento literário e outras atrações que envolvem personagens da literatura. Toda a programação foi construída dentro desse universo para inovar, sem deixar de preservar a tradição, a alegria e a cultura das festas juninas. O nosso objetivo foi compartilhar esse momento com leitores, escritores, pessoas que produzem literatura e também com as crianças, para que elas desenvolvam o gosto pela leitura”, afirmou.

A coordenadora da EMA, Débora Nardin, destacou que a unidade busca incentivar ações que aproximem a comunidade das diferentes manifestações culturais. “Nós estamos felizes, porque este é um espaço exatamente para isso: para que as pessoas possam confraternizar. Recebemos um público diferente, formado por escritores e por pessoas que levam a leitura ao nosso público e aos nossos alunos. A escola está de portas abertas para receber eventos como esse e proporcionar a participação dos nossos professores, alunos e familiares”, ressaltou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop fortalece formação docente em educação financeira e amplia impacto social na comunidade

Aluna dos cursos de desenho e teatro da EMA, Rafaella Siqueira contou que aproveitou o evento para conhecer mais sobre literatura e fazer novas amizades. “Eu faço desenho e teatro aqui na EMA e estou achando o arraiá muito legal e divertido. Dá para conversar com várias pessoas, fazer amizades e aprender mais sobre literatura e livros. Fiquei sabendo do evento por meio da minha professora, que explicou como seria a programação, e resolvi participar. Estou gostando muito”, disse.

A escritora Dolores Flor convidou escritores, leitores e instituições a conhecerem o trabalho desenvolvido pela Família Literária e participarem das ações promovidas pelo grupo. “Para quem tem interesse em acompanhar a Família Literária, nós temos um site onde organizamos todo o trabalho. Instituições, bibliotecas, escolas, clubes de leitura, escritores e leitores podem fazer o cadastro. Ao acessar o site, basta escolher a categoria correspondente. O processo é simples e qualquer pessoa pode fazer parte desse grupo de trabalho voltado à literatura”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Sinop sedia oficina regional do Projeto Saúde Redes para qualificar o cuidado à população

Sinop recebe, nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), a oficina regional do Projeto Saúde Redes, iniciativa que reúne representantes dos 15 municípios da Região de Saúde Teles Pires para fortalecer a integração entre os serviços e qualificar o cuidado oferecido à população. O encontro ocorre na Faculdade Anhanguera e tem organização da Prefeitura de Sinop. O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários e Secretárias de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Hospital A.C. Camargo.

Participam da oficina representantes dos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Vera, Cláudia, Santa Carmem, União do Sul, Feliz Natal, Santa Rita do Trivelato e Boa Esperança do Norte. Durante os dois dias de programação, os participantes analisam os principais desafios da saúde pública regional e definem prioridades para a construção de estratégias conjuntas que fortaleçam a Rede de Atenção à Saúde.

A ativadora regional do Projeto Saúde Redes, Ana Rebeca Portela, explicou que a oficina representa mais uma etapa do trabalho desenvolvido na região desde o ano passado e marca o avanço do planejamento regional. “Estamos aqui para construir mais um encontro do Grupo de Trabalho Regional Saúde Redes. Esse projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários e Secretárias de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Hospital A.C. Camargo. Ele já acontece em várias regiões do Brasil e a região Teles Pires também foi contemplada. Desde o ano passado, desenvolvemos esse trabalho e agora avançamos para uma etapa importante, que consiste em identificar e priorizar os principais desafios da região”, explicou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop promove mutirão do Cadastro Único neste sábado (23) no CRAS Palmeiras

Segundo Ana Rebeca, a definição de prioridades permitirá direcionar as ações e fortalecer o planejamento regional para os próximos ciclos do projeto. “O planejamento em saúde exige que os problemas prioritários sejam identificados para que possamos direcionar melhor as ações, os serviços e os investimentos. Também conseguimos reconhecer as fragilidades e as potencialidades da região para construir soluções conjuntas. Durante esses dois dias, vamos definir qual será o principal foco de trabalho da região Teles Pires e estabelecer estratégias para enfrentar esse desafio. O projeto prevê três ciclos. Neste ano, realizamos o levantamento e a análise da situação de saúde, além da definição das prioridades. No próximo ano, iniciaremos a etapa de implementação das ações planejadas”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou que sediar a oficina reforça o compromisso de Sinop com a melhoria contínua dos serviços de saúde e fortalece o trabalho integrado entre os municípios da região. “Receber esta oficina em Sinop é uma oportunidade para unir esforços, compartilhar experiências e construir soluções para os desafios da saúde pública. Esse trabalho conjunto fortalece a rede regional e contribui para que a população receba um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e de qualidade”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza Dia D da Busca Ativa Escolar para combater evasão na rede municipal

A coordenadora de Doenças Crônicas da Atenção Primária da Prefeitura de Sinop, Thiara dos Santos, ressaltou a importância da participação dos municípios na construção de estratégias conjuntas para a melhoria da assistência. “É uma honra para Sinop receber os municípios da região para trabalhar esse projeto, o Saúde Redes, que busca essa integração de toda a estrutura dos serviços para atender melhor a população. Nestes dois dias teremos uma programação intensa de trabalho, com identificação dos problemas e construção de soluções de forma regional para oferecer um atendimento cada vez melhor à nossa população”, destacou.

A programação da oficina segue nesta terça-feira (7) no período da tarde e continua na quarta-feira (8), durante todo o dia, com atividades voltadas ao planejamento regional, à definição de prioridades e ao fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde nos municípios da região Teles Pires.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA