POLÍTICA NACIONAL
Humberto Costa celebra os 65 anos do Imip
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (11), o senador Humberto Costa (PT-PE) celebrou os 65 anos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), sediado no Recife (PE). O parlamentar destacou a trajetória da instituição no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
O senador ressaltou que o instituto tornou-se um dos maiores complexos hospitalares do país. Ele enfatizou que a instituição oferece atualmente 49 especialidades médicas, 9 áreas não médicas e conta com 9 centros de referência, distribuídos em uma área de 69 mil metros quadrados. O parlamentar explicou que, apenas em 2024, o Imip viabilizou mais de 50 mil internações, 5 mil partos, 13 mil cirurgias e 453 transplantes, além de mais de 800 mil atendimentos ambulatoriais. Segundo Humberto, o Imip é referência nacional e internacional no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
— O Imip é um exemplo vivo de como uma instituição pode alinhar qualidade, inovação e responsabilidade social. Como hospital, 100% SUS, sem fins lucrativos, é um farol de esperança para aqueles que dependem e defendem o Sistema Único de Saúde — disse.
Segundo o senador, com cerca de 5 mil funcionários, a instituição também desenvolve ações voltadas à atenção primária, como o Programa de Extensão Comunitária, que atende 75 mil pessoas em comunidades carentes, e o Programa de Saúde Indígena, que alcança quase 190 mil indígenas de 100 etnias em nove estados da Região Nordeste. O parlamentar também destacou o papel do Imip na formação profissional e na pesquisa em saúde. A instituição conta com cursos nas áreas de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia e psicologia, além de manter mais de 225 pesquisadores atuando em projetos voltados à saúde pública.
— É também uma verdadeira escola de formação profissional, na qual mais de 3 mil alunos passam por suas portas todos os anos, recebendo educação de excelência nas áreas de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, entre outras, e é ainda um potente polo de pesquisa. Lá, mais de 225 pesquisadores atuam em projetos que buscam soluções inovadoras para os desafios da saúde pública, sempre com um foco claro no atendimento à população mais carente — declarou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Comissão do Esporte aprova prioridade no recebimento de recursos públicos para clubes formadores de atletas
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1930/25, que prioriza as organizações esportivas certificadas como formadoras de atletas no recebimento de recursos públicos federais.
A proposta altera a Lei Geral do Esporte e foi apresentada pelos deputados Bandeira de Mello (PV-RJ) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e pelo suplente de deputado Douglas Viegas (SP).
O objetivo da proposta é incentivar que mais clubes busquem a certificação oficial, o que exige o cumprimento de diversas normas de proteção aos jovens. Atualmente, para ser considerada uma entidade formadora, a organização deve oferecer assistência educacional, médica, psicológica, fisioterapêutica e odontológica, além de garantir alimentação, transporte e alojamentos seguros e salubres.
Dos cerca de 700 clubes de futebol existentes no Brasil, 81 possuem o certificado de entidade formadora homologado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Compensação
O relator, deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), recomendou a aprovação do projeto. Ele afirmou que a prioridade no recebimento de recursos públicos será um incentivo para que as instituições cumpram todas as exigências.
“O novo benefício certamente incentivará que mais clubes esportivos observem as condições que garantem a segurança e a assistência aos jovens atletas em formação. A contrapartida para os clubes será a prioridade no recebimento de recursos públicos”, disse Ovando.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores e, depois, ser sancionado pela presidência da República.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes
Fonte: Câmara dos Deputados
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE6 dias atrásMicro-ônibus entregues no Ceará passaram por vistoria e estão aptos para circulação e prontos para atender à população
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásNota de condolências
-
ECONOMIA4 dias atrásNIB apresenta soluções inovadoras com sustentabilidade ambiental que são exemplo para o planeta, diz ministro
-
Sinop7 dias atrásCAPSi e CAPS de Sinop recebem destaque na Assembleia Legislativa de MT por promoção à saúde mental
-
POLÍTICA MT2 dias atrásComissão de Saúde se reúne para discutir situação do Samu em Cuiabá
-
SAÚDE6 dias atrásMato Grosso do Sul recebe 46,5 mil doses da vacina contra a Chikungunya
