POLÍTICA MT
Dr. João ultrapassa marca de 100 leis sancionadas
O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dr. João (MDB), alcançou nesta semana a marca de 101 leis sancionadas. As duas últimas normas publicadas no Diário Oficial refletem diretamente o compromisso do parlamentar com a simplificação dos serviços públicos e a defesa dos direitos dos consumidores.
A Lei nº 12.978, sancionada no fim de julho, moderniza o atendimento ao cidadão em Mato Grosso. A proposta elimina a exigência de certidões desnecessárias, como a de nascimento e o título de eleitor (exceto para votação ou registro de candidatura) — e autoriza que comunicações entre o poder público e o cidadão sejam feitas por telefone, e-mail ou verbalmente, desde que registradas.
“Essa lei tira o peso da burocracia dos ombros do povo. Estamos simplificando para garantir que o cidadão seja atendido com mais respeito, menos papelada e mais agilidade. Levar Mato Grosso ao século 21 é também garantir dignidade no serviço público”, destacou o deputado.
A medida altera a Lei nº 9.315/2010 e alinha o Estado à legislação federal. Também determina que os órgãos públicos adotem linguagem acessível, evitando siglas e jargões, e reforça a integração entre União, estados e municípios.
Já a 101ª lei sancionada foi publicada no dia 8 de agosto. Trata-se da Lei nº 13.008/2025, que assegura a devolução da taxa de matrícula a estudantes que desistirem de cursos em instituições privadas de ensino superior antes do início das aulas. A norma determina que o valor seja reembolsado em até 10 dias úteis, permitindo desconto de até 10% para despesas administrativas, desde que comprovadas.
“Nem deu tempo de comemorar a centésima lei e já passamos da marca. Mas, para mim, o mais importante não é o número, é saber que cada lei tem um impacto direto na vida das pessoas. Essa, por exemplo, protege estudantes de práticas abusivas e garante equilíbrio nas relações de consumo. É disso que se trata a política pública: resolver a vida de quem precisa, com justiça e responsabilidade.”
Dr. João é autor de legislações que beneficiam diversas áreas, com destaque para a saúde. Entre os marcos de seu mandato estão leis que garantem direitos a pacientes com fibromialgia, TDAH e autismo, além de iniciativas voltadas ao fortalecimento da saúde pública e valorização dos profissionais da área.
“Chegar a 100 leis é uma conquista coletiva, feita com diálogo, escuta e compromisso com o povo de Mato Grosso. Cada projeto aprovado nasce de uma demanda real. Não escrevemos leis para ocupar papel, mas para transformar vidas. E vamos seguir trabalhando com coragem, sensibilidade e respeito por cada cidadão que confia no nosso mandato”.
O mandato do parlamentar tem se destacado pelo perfil técnico e sensível às causas sociais. Além de membro da Comissão de Saúde da ALMT, Dr. João exerce papel de liderança como primeiro-secretário da Casa, sendo o único representante da região Médio-Norte a ocupar a Mesa Diretora na história da Assembleia.
“Sou médico, sou de Tangará da Serra e represento uma região que há muito tempo precisava ser ouvida de verdade. Não me interessa fazer barulho por vaidade. O que eu quero é fazer a diferença, principalmente para quem mais precisa”.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Fábio Garcia desiste de disputar vice de Pivetta e deve buscar novo mandato na Câmara
Deputado federal deverá anunciar decisão nesta terça-feira; escolha do novo nome para a vice-governadoria ficará sob responsabilidade de Pivetta
O deputado federal Fábio Garcia (União Brasil) deverá anunciar nesta terça-feira (11) a decisão de não disputar o cargo de vice-governador na chapa encabeçada por Otaviano Pivetta (Republicanos). Com a mudança, Garcia deverá concentrar sua atuação eleitoral na busca pela manutenção de sua cadeira na Câmara dos Deputados.
A definição ocorre após uma série de conversas entre as principais lideranças que integram o grupo político do governador. O entendimento também envolve mudanças na estrutura do Governo do Estado, entre elas a saída de Mauro Carvalho do comando da Casa Civil.
Pivetta terá liberdade para indicar substituto
Com a desistência de Garcia, a escolha do novo candidato a vice-governador deverá ficar a cargo de Otaviano Pivetta, que terá liberdade para avaliar os nomes que poderão integrar a composição.
Entre as alternativas que passaram a ser consideradas estão a deputada federal Gisela Simona (União Brasil), a primeira-dama de Rondonópolis, Alessandra Ferreira (Podemos), e o ex-secretário estadual de Fazenda Rogério Gallo.
A definição ainda depende das articulações políticas e das conversas com os partidos que participam da composição.
Mudança ocorre após novas conversas
A decisão de Fábio Garcia foi construída a partir de entendimentos envolvendo Pivetta e o ex-governador Mauro Mendes (União Brasil). As conversas buscaram estabelecer os próximos passos da composição eleitoral para 2026.
Garcia vinha sendo apontado como um dos nomes cotados para ocupar a vice na chapa de Pivetta. Com a nova definição, o parlamentar deverá voltar suas atenções para a disputa proporcional e para a tentativa de permanecer na Câmara dos Deputados.
A alteração também abre espaço para que Pivetta avalie uma nova composição para a chapa majoritária, levando em consideração os diferentes cenários políticos e partidários para a eleição do próximo ano.
Próximos passos
A expectativa agora é pela formalização da decisão de Garcia e pelo início das conversas para definição do novo candidato a vice-governador.
A escolha deverá ser anunciada posteriormente, após as negociações entre Pivetta, os partidos aliados e as demais lideranças que participam da construção da chapa para as eleições de 2026.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFilho de Mauro Mendes obtém vitoria na Justiça contra portal de Antero
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFábio Garcia reage a acusações e diz que decisão do STF não aponta qualquer ato seu no caso Oi – assistam
-
POLÍTICA MT5 dias atrásNelson Barbudo destaca maturidade do Podemos e aposta em novo impulso para Mato Grosso com Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Carvalho nega envolvimento em acordo investigado pela PF e afirma que provará inocência da família
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPL MUDA CHAPA DE ÚLTIMA HORA, TIRA MARCELO MALUF E CONFIRMA ALENCAR FARINA COMO VICE DE WELLINGTON
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMinutos após divulgação da Folha de Mato Grosso, Max Russi publica vídeo e confirma apoio a Otaviano Pivetta para as eleições de 2026 – assistam
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMaluf rompe silêncio, critica Wellington e diz que candidato ao governo “precisa honrar a palavra”
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAos 20 anos da Lei Maria da Penha, Barbudo propõe pacote de medidas contra violência e feminicídio

