POLICIAL

Prefeitura lançará obra do hospital municipal na próxima quarta-feira

Com a assinatura da Ordem de Serviço e o lançamento da obra de construção do hospital municipal de Sinop, previsto para a próxima quarta-feira, 20, às 8h30, no próprio local onde será edificada [bairro Menino Jesus II], o município dará um passo bastante significativo na expansão e fortalecimento dos serviços de saúde pública ofertados para a população.

O investimento será bastante expressivo, ultrapassando a casa dos R$42 milhões, chancelando, assim, o compromisso das autoridades políticas locais em promover uma saúde pública de qualidade, proporcionando maior qualidade no atendimento e mais acessibilidade à comunidade, haja vista que o local escolhido para a construção, visa atender a população da região do grande São Cristóvão, descentralizando o atendimento e desafogando o fluxo da UPA.

Com uma população de, aproximadamente, 200 mil habitantes, Sinop atende à uma demanda mensal de mais de 17 mil pessoas, somente na UPA 24 horas. Desse total, cerca de 30% são pacientes da região [cidades vizinha e, até, o Sul do Pará] que buscam pelos serviços de saúde ofertados em Sinop. Além disso, a cidade conta, ainda, com a Policlínica Menino Jesus, também com atendimento 24horas, e que realizada, mensalmente, quase 7 mil atendimentos.

Leia Também:  Jovem atinge vítima com 37 perfurações e é preso em flagrante pela Polícia Civil por homicídio tentado

A UPA, que em sua estrutura inicial, contava com, apenas, 16 leitos, deu um salto e, hoje, conta com 63 leitos [ala 01 – 22 leitos, ala 02 – 22 leitos, box de emergência – 07 leitos, ala de pediatria – 09 leitos, ala de isolamento – 03 leitos]. Nos 11 meses deste ano [de janeiro a novembro], as 24 Unidades Básicas de Saúde [UBS’s] concentram mais de 200 mil atendimentos [213 mil entre consultas médicas e de enfermagem], um setor que vem recebendo atenção com implementação de ações de fortalecimento no que tange à adesão do município ao programa Mais Médicos com a finalidade de ampliar o número de equipes. São, pelo menos, mais 42 novos médicos contratados. Em outubro, foram chamados cinco profissionais e,no início de dezembro, outros nove, totalizando 14 médicos que já estão atendendo a população. Em março de 2024, outros 28 médicos serão chamados, dando corpo às 37 equipes de saúde da família.

Já o Consórcio Teles Pires, que paga por procedimentos que o município, por enquanto não tem estrutura para realizar, acumulou, de janeiro a dezembro desse ano, números de atendimentos, ainda, maiores:

  1. Cirurgias – 932;
  2. Consultas – 9.477;
  3. Exames – 20.359;
  4. Outros procedimentos – 128.827.
Leia Também:  Primeira-dama de MT destaca a importância da expedição SER Família Mulher e diz sonhar com o fim da violência doméstica

Quando concluído, o hospital municipal desempenhará um papel crucial no fortalecimento dos serviços de saúde, aliviando a carga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) drª Anete Maria Mota Maria. Atualmente, a UPA, inicialmente voltada para urgências e emergências, enfrenta a sobrecarga de internações de pacientes aguardando vagas nos hospitais regionais do Estado.

A nova unidade hospitalar municipal está projetada para oferecer ambulatório de especialidades, salas de coleta, consultórios médicos, leitos de observação e internação (pediátrico e adulto), salas de tomografia, raio-x, endoscopia e ultrassonografia, centro cirúrgico para procedimentos de pequena e média complexidade e leitos de recuperação (RPA – Recuperação Pós Anestésico).

Para o pontapé inicial desta importante obra, a Prefeitura já destinou cerca de R$5 milhões e, agora, busca a concretização do compromisso da destinação de emendas de R$20 milhões, sendo R$10 milhões do senador Wellington Fagundes e outros R$10 milhões do Governo do Estado de Mato Grosso, para aplicação na obra, a partir de 2024.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Militar prende homem com 14 caixas de produtos contrabandeados em Alto Araguaia

Policiais militares do 15º Batalhão prenderam um homem pelo crime de contrabando, durante fiscalização na BR-364, na madrugada deste domingo (21.6), em Alto Araguaia. O suspeito foi preso em flagrante transportando 14 caixas com cerca de 600 frascos de perfume e produtos para celular dentro de um ônibus.

Durante execução da Operação Tolerância Zero, as equipes do 15º BPM receberam solicitações da Polícia Militar de Goiás para inspecionar um ônibus de transporte interestadual.

Na verificação do veículo, os policiais encontraram 14 caixas contendo diversas mercadorias suspeitas como perfumes, baterias e telas para celulares.

O motorista do ônibus indicou o passageiro que seria o responsável pelos produtos e o homem foi abordado pela PM. Ao ser questionado sobre a procedência dos materiais, o suspeito revelou que levaria os produtos para São Paulo e que não tinha documentação de nota fiscal sobre a origem legal da mercadoria.

Ao todo, foram contabilizados cerca de 600 frascos de perfumes, dezenas de telas para celulares e uma caixa contendo baterias de celular.

Leia Também:  Amanhã (30) tem dia D de vacinação antirrábica: confira os locais

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Fonte: PM MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA