POLICIAL
Polícia Civil entrega medalhas de mérito policial para servidores da Regional de Sinop
A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (18.9), a cerimônia de entrega de medalhas de mérito policial, para condecorar pelos notáveis serviços prestados os policiais civis lotados nas unidades da Delegacia Regional de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).
A solenidade foi realizada no auditório da OAB – 6ª Subseção de Sinop, e reuniu servidores e convidados para agraciar os profissionais que ao longo dos anos se dedicaram à instituição. Em 2025, a Polícia Civil completou 183 de criação no Estado de Mato Grosso.
Sete policiais civis que completaram dez, vinte e trinta anos ou mais de trabalho, foram homenageados e contemplados com as medalhas de mérito policial. Sendo na categoria ouro: um escrivão e um investigador; na categoria prata: dois investigadores; e na categoria bronze: três escrivães de polícia.
Carregada de valores pela árdua tarefa policial, a honraria foi criada pela instituição, especialmente para destacar o reconhecimento profissional pela atuação exemplar em defesa da segurança pública dos cidadãos.
No evento a delegada-geral, Daniela Maidel, falou sobre a medalha que representa o reconhecimento e a valorização da Polícia Civil com os policiais que não mediram esforços e não pouparam coragem no exercício da atividade com investigações qualificadas.
Durante a celebração, a delegada-geral da Polícia Civil explicou que a entrega de medalhas não é tão simples e se trata de um processo bastante meticuloso, até serem indicados ao governador do Estado, que concede a honraria por meio de um decreto.
“Os nossos policiais dedicam 10, 20, 30 anos de suas vidas à instituição, e esta medalha é a materialização do agradecimento a todos os servidores que contribuíram para o crescimento e que fazem a diferença na Polícia Civil”, enalteceu Daniela Maidel.
Na ocasião o delegado regional de Sinop, Carlos Eduardo Muniz, enalteceu a visita da diretoria na região, demonstrando ao servidor a importância que cada profissional tem para a instituição.
“Essa aproximação da gestão com os policiais civis que estão na ponta gera sensação de pertencimento, promovendo a valorização e ainda mais comprometimento por parte das equipes”, disse o Carlos Eduardo Muniz.
Em seguida a Diretoria do Interior entregou “Elogio”, assinado pela delegada-geral, Daniela Maidel, e pelo diretor Walfrido Franklin do Nascimento, para outros sete policiais pelo esforço no cumprimento dos deveres, agindo com empenho, cooperação e profissionalismo no bom serviço prestado à sociedade no exercício de suas funções.
Elogio é uma forma de reconhecimento da Polícia Civil concedido a policiais, assegurado no artigo 205, 206, inciso II, da Lei Complementar 407, de 30 de julho de 2010, do Estatuto da Polícia Judiciária Civil. O elogio destina-se a ressaltar as ocorrências de morte, invalidez ou lesão corporal de natureza grave, no cumprimento do dever; de execução de serviço ou ato, que pela sua relevância e pelo que representa para a Instituição Policial ou para a coletividade, mereça ser enaltecido e reconhecido pela atividade desempenhada.
O elogio entra para a ficha funcional do servidor e conta pontos na promoção.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Civil cumpre 19 mandados contra detentos que tiveram novas prisões decretadas pela Justiça
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, entre os dias 8 e 12 de junho, a primeira fase da Operação Incarceratus de 2026, que resultou no cumprimento de 19 mandados de prisão preventiva contra investigados por diversos crimes. A ação reforça o trabalho de repressão qualificada e combate à atuação de criminosos no Estado.
A operação, realizada com base em levantamentos realizados pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) ocorreu dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, resultando no cumprimento de mandados de prisão contra criminosos que já se encontram no sistema prisional.
Entre os alvos estão criminosos, que embora já sentenciados, possuem novas ordens de prisão decretadas por crimes graves como homicídio, infanticídio, roubo, associação criminosa, estupro de vulnerável, tráfico de drogas e estelionato.
A estratégia impede que detentos prestes a receber liberdade condicional ou progressão de regime retornem às ruas caso possuam pendências judiciais em outros processos. A delegada titular da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira, ressaltou que o levantamento minucioso das equipes permitiu identificar as ordens judiciais em aberto.
“Os policiais civis dedicaram por semanas com foco na identificação dos mandados contra criminosos que praticaram os mais variados delitos e que estão prestes a receber a liberdade condicional, mas que respondem a outros processos e tiveram novas prisões decretadas”, explicou a delegada.
Inteligência e Colaboração
O trabalho de investigação foi realizado em parceria com as Diretorias de Inteligência, Metropolitana e do Interior, reforçando a importância da atribuição estadual da Polinter no cumprimento dessas ordens judiciais, que visam o fortalecimento da segurança pública.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
TCE MT5 dias atrásVaidade de Sérgio Ricardo pode adiar sonho de Antônio Joaquim de voltar à presidência do TCE

