POLICIAL
Operação da Polícia Civil cumpre sete mandados contra autores de crimes sexuais e violência doméstica
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (30.06), em Sorriso, a Operação Lótus para cumprir seis mandados judiciais contra pessoas investigadas por crimes sexuais e descumprimento de medidas protetivas.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão – dois por descumprimento de medidas protetivas e dois por estupro de vulnerável, além de três buscas domiciliares em investigação que apura crimes contra a dignidade sexual.
Os crimes são apurados pela Delegacia de Sorriso, por meio do Núcleo de Atendimento à Mulher, Criança e Idoso.
Prisões
F.N.P.S de 38 anos de idade e T.E.O, de 26 anos foram presos por crimes de descumprimento de medida protetiva. O primeiro responde a cinco inquéritos policiais, desde 2022,abertos para apurar crimes cometidos por ele contra a mesma vítima, a ex-companheira, de 37 anos de idade. Entre os delitos estão ameaça, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal e estupro. Desde abril do ano passado, a vítima registrou nove boletins de ocorrência contra o suspeito.
Já o investigado de 26 anos vinha descumprindo medidas protetivas deferidas em favor de sua ex-companheira, de 24 anos de idade, desde o início de junho deste ano. Ele, inclusive, pegou a filha do casal da escola e a levou para uma passarela rodoviária, na BR-163, onde tirou fotos com a e enviou à vítima, enquanto a chantageava para reatar o relacionamento e insinuava que jogaria a criança do local.
Outros dois homens, K.H, de 19 anos e A.F.A.A, de 37 anos foram presos por estupro de vulnerável.
K.H, foi preso preventivamente pelo estupro contra a irmã, de 12 anos de idade. Os crimes ocorriam desde 2020 e diversas vezes o suspeito ameaçou a vítima com uma faca para cometer os abusos.
Já o investigado de 37 anos foi preso no dia 26 de junho, na cidade de Presidente Dutra, com o apoio do Grupo de Pronto Emprego do Maranhão. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Sorriso, em 2021, pelo crime de estupro de vulnerável contra a enteada dele, de 11 anos de idade. O suspeito foi localizado a partir da movimentação dele em rede social na venda de eletrodomésticos em um marketplac.
Busca e apreensão
Foram cumpridos, ainda, dois mandados de busca e apreensão, por crimes contra a dignidade sexual.
J.N.R, de 30 anos de idade, é investigado pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável contra cinco vítimas. Os delitos foram praticados na paróquia em que ele era coordenador. As vítimas têm entre 10 e 17 anos de idade e narraram episódios de violência como toques lascivos nas partes íntimas.
Operação
Lótus é uma planta aquática que simboliza pureza do corpo e da mente. A flor representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó. O nome foi pensado em homenagem às sobreviventes de crimes envolvendo violência doméstica e contra a dignidade sexual, uma vez que se libertam de situações de extrema violência.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Militar fecha festa em tabacaria com presença de menores em Pontes e Lacerda
A Polícia Militar de Mato Grosso fechou uma festa em uma tabacaria com a presença de menores de idade, na madrugada deste sábado (11.7), em Pontes e Lacerda. Na ação, quatro homens foram presos, entre eles o dono do estabelecimento. 25 menores de idade que faziam o uso de álcool e drogas foram conduzidos. Porções de drogas também foram apreendidas pela PM.
A ação foi desenvolvida pelo 18º Batalhão, Raio e Força Tática do 12º Comando Regional, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), após denúncias sobre uma festa em uma tabacaria onde havia a presença de adolescentes consumindo álcool e drogas.
As equipes seguiram ao endereço informado e encontraram grande movimentação de pessoas, incluindo de diversos menores de idade. Alguns jovens foram submetidos a teste de alcoolemia, sendo constatado que estavam sob efeitos de bebidas alcoólicas. Na bolsa de uma menor, de 16 anos, os policiais localizaram porções de maconha.
Também na vistoria ao estabelecimento, os militares encontraram porções de cocaína espalhadas nos banheiros e no camarote da tabacaria. Dois homens que faziam uso de tornozeleira eletrônica e não poderiam estar no local também foram abordados e detidos.
Os policiais também fizeram contato com o dono da tabacaria e pelo responsável da festa, que afirmaram que os menores faziam entrada no estabelecimento usando documentos de identificação falsificados. Os dois homens também foram detidos.
Ao todo, 25 menores de idade foram encontrados na festa e foram conduzidos pela Polícia Militar. O Conselho Tutelar de Pontes e Lacerda foi acionado e também acompanhou a ocorrência.
Todos os detidos pela PM foram encaminhados para a delegacia da Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.
Tráfico de drogas
Ainda em Pontes e Lacerda, um homem foi preso pela Rotam por tráfico ilícito de drogas, na noite de sexta-feira (10). O suspeito foi detido em flagrante com 144 porções de cocaína e uma porção de maconha.
Os policiais faziam patrulhamento e encontraram o suspeito com uma sacola em mãos, que tentou jogar no chão ao ver a viatura. Ele foi abordado e na verificação da sacola, foram encontradas as drogas. Ele confessou ser o proprietário dos entorpecentes e recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzido para registro da ocorrência e demais providências.
Fonte: PM MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásData Index mostra Mauro Mendes isolado na liderança ao Senado; Janaina Riva consolida segunda colocação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásData index aponta Pivetta e Wellington tecnicamente empatados; Jayme mantém disputa aberta pelo Governo de MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProposta antirracista tem parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos
-
NACIONAL4 dias atrás‘Melhores Vilas Turísticas do Mundo’: Conceição de Ibitipoca (MG) é um dos destinos brasileiros na disputa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConvenção do União Brasil é antecipada para o dia 30; Jayme Campos reafirma diálogo aberto com Mauro Mendes e demais lideranças
-
SAÚDE5 dias atrásNota técnica orienta gestores sobre aquisição, credenciamento e recursos para as Unidades Odontológicas Móveis
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos apresenta projeto para criar estratégia permanente de combate ao câncer infantojuvenil em Mato Grosso

