POLICIAL

Operação cumpre mandados e mira desarticulação financeira de grupo especializado em sequestros-relâmpagos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (04.09), mais uma fase da Operação Cativo Efêmero para cumprimento de mandados judiciais contra um grupo criminoso altamente organizado e especializado na prática de sequestros relâmpagos.

Foram cumpridos, na operação, dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra um dos envolvidos, todos em Várzea Grande. As buscas tiveram como objetivo apreender materiais e dispositivos eletrônicos, fundamentais para rastrear as movimentações financeiras e enfraquecer o fluxo de recursos da organização.

Nesta fase, as investigações tiveram como prioridade desarticular o núcleo financeiro do grupo criminoso, especializado em extorquir vítimas por meio de sequestros rápidos, forçando-as a realizar transferências bancárias imediatas sob ameaça de violência.

As investigações identificaram ainda um esquema montado pelo grupo, que envolvia a pulverização dos valores obtidos ilicitamente para múltiplas contas bancárias, dificultando o rastreamento dos recursos e tornando complexa a identificação da origem dos fundos.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, João Paulo Firpo, com base nos elementos apurados, a operação foi direcionada para desestruturar a rede de movimentação financeira que dava suporte às atividades criminosas.

Leia Também:  Polícia Civil ajuda na recuperação de Pix enviado por engano em Barra do Garças

“A apreensão de celulares e documentos, durante esta fase da operação, fornecerá mais informações sobre a extensão das atividades do grupo, com a perspectiva de novas ações voltadas para redução da capacidade operacional e financeira dos criminosos, sendo cruciais para desmantelar a logística financeira do grupo e impedir que continuem operando com impunidade”, disse o delegado.

O delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, destacou ainda que a operação atinge diretamente a capacidade de operação do grupo criminoso e teve o objetivo de cortar seu fluxo de recursos e, consequentemente, suas ações violentas. “Por meio de investigações detalhadas, a DERFVA tem como objetivo não apenas capturar os criminosos envolvidos, mas também desmantelar a rede de suporte financeiro e logístico que sustenta essas atividades ilícitas”, ressaltou o titular da unidade.

Continuidade das investigações

As investigações continuam com a análise detalhada dos materiais apreendidos. A expectativa é que novas revelações levem à identificação de outros membros do grupo e de novas práticas criminosas.

A operação é parte de uma estratégia contínua da DERFVA para desmantelar a organização criminosa e impedir que ela continue obtendo lucros ilícitos às custas de vítimas inocentes.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem por adulteração no medidor de energia elétrica

A Polícia Civil incentiva a população a colaborar com as investigações por meio do Disque denúncia 197.

Cativo Efêmero

A operação é uma das principais investidas da DERFVA no combate ao crime organizado em Mato Grosso, com foco especial no enfrentamento dos sequestros-relâmpago em Cuiabá e Várzea Grande. O trabalho visa desmantelar quadrilhas especializadas nessa prática criminosa, que utiliza violência e coação para extorquir vítimas, geralmente por meio de transferências bancárias forçadas.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLICIAL

Único autor de feminicídio ocorrido em MT que estava foragido é preso no Estado da Bahia

O único autor de feminicídio ocorrido em Mato Grosso que encontrava-se foragido, foi preso na tarde desta sexta-feira (12.6), na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia. O crime ocorreu no ano de 2025 no município de Sinop.

O foragido, de 33 anos, estava com o mandado de prisão preventiva decretado pelo juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.

O suspeito foi preso no bairro Acácia, no município de Feira de Santana, durante ação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil do Estado da Bahia.

A prisão é resultado do trabalho integrado entre a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Sinop, e com apoio do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra a Mulher.

O feminicídio

Adriana Costa da Silva, de 33 anos, foi assassinada na manhã do dia 22 de maio de 2025, em sua residência no bairro Jardim Ipiranga, município de Sinop.

Leia Também:  PRF apreende drogas com gestante em ônibus interestadual na BR-364

A vítima foi morta depois de ser atingida por objeto contundente (golpes de pauladas). Adriana foi encontrada caída na sala da casa e com sinais de espancamento na cabeça.

Após o crime o autor fugiu.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA