POLICIAL

Dorner faz pedido à ANTT para celeridade na transferência da BR- 163 para o Estado

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) protocolizou, nesta sexta-feira (03), junto ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, uma solicitação pedindo celeridade no processo de transferência de concessão pública da Rodovia Federal (BR-163), no trecho que compreende o município de Itiquira/MT e Sinop/MT (distância de, aproximadamente, 840 quilômetros), da empresa Rota do Oeste para o Governo do Estado de Mato Grosso.

O documento, que é baseado em garantir a segurança e a qualidade de vida das pessoas que utilizam a rodovia, foi entregue durante evento promovido pelo Sindicato Rural de Sinop, onde reuniu prefeitos e lideranças da região Norte mato-grossense, bem como o diretor executivo do Movimento Pró Logística da Aprosoja-MT, Edeon Vaz Ferreira.

“Essa reunião vem para fomentar o trabalho que a gente precisa para nossa região, como duplicação e viadutos para acesso. O nosso pedido é para que a ANTT avalie e já coloque nos projetos todos os procedimentos que precisam ser feitos. Então, já está acontecendo, a concessão está passando para o Governo do Estado e a gente tem que colocar todos os nossos pedidos para que possamos ser atendidos o mais rápido possível. A nossa população já esperou demais para ter a condição adequada na rodovia”, pontuou Roberto Dorner.

Leia Também:  Polícia Militar resgata três crianças vítimas de maus tratos em Várzea Grande

No documento, o chefe do Executivo sinopense destaca que a urgência “se justifica por inúmeros fatores enfatizando, principalmente, o número crescente nos acidentes registrados na rodovia BR-163 no mês de janeiro de 2023”, cita trecho, que é complementado com o “ensejo para evidenciar a necessidade eminente de execução das melhorias já apontadas em estudo a fim de melhorar o acesso da BR-163, no perímetro urbano das cidades que a permeiam”. 

Dorner também endossou um documento similar, mas, com mesmos efeitos e teor, produzido e entregue pelos prefeitos dos municípios de Cláudia e União do Sul, Altamir Kurter e Claudiomiro de Queiroz, respectivamente, no qual pede por melhorias, como viaduto, no trevo entre a BR-163 e MT-423, enfatizando o tráfego intenso e as dificuldades de acesso, entre Rodovia Estadual e Rodovia Federal, que o grande volume de veículos geram aos condutores que dependem, diariamente, da MT e da BR. “Se passar por lá, em qualquer horário, a fila é grande, tanto de um lado quanto do outro. Não tem preferência para nenhum. Dá muito acidente, pessoas com pressa que passam na frente, então, pedimos que olhem com carinho nesse pedido”, disse, no evento. 

Leia Também:  PM prende suspeito de violência doméstica e ameaça com armas de fogo em Santa Cruz do Xingu

O encontro, realizado no Sindicato Rural, teve como objetivo oportunizar a apresentação de demandas relacionadas à Rodovia Federal e o esclarecimento de dúvidas sobre a transferência da concessão da BR-163 (trecho Sinop – Itiquira) – da Concessionária Rota do Oeste para a MT Participações e Projetos (MT PAR), assim como o novo trecho entre Sinop a Miritituba (PA), sob concessão da Via Brasil BR-163, que administra, pelo menos 1 mil quilômetro de rodovia e ligação entre municípios mato-grossense e o Sul do Estado do Pará.

Na reunião, também foi pontuado sobre a importância da Ferrovia Ferrogrão para auxiliar no escoamento das produções agrícolas na região. “Hoje, para chegar a Miritituba (PA) são mil quilômetros. Se construir a Ferrogrão, com certeza, o nosso frete barateará bastante e, esse número fica no bolso do produtor rural”, exemplificou Dorner. Conforme o projeto da Ferrogrão, a ferrovia contará com uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba. No entanto, os processos para implantação do empreendimento estão paralisados desde março de 2021, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil prende homem investigado pelo crime por estupro de vulnerável em Alto Garças

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Garças, cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 50 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Cumulativa da Comarca de Pontal, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

De acordo com as investigações, o suspeito é acusado da prática reiterada do crime de estupro de vulnerável, em continuidade delitiva, tendo como vítima sua própria filha. Conforme consta nos autos, a vítima procurou as autoridades em janeiro de 2018, quando tinha 17 anos, relatando que os abusos teriam iniciado quando ela possuía 13 anos de idade, situação que, em tese, perdurou por aproximadamente quatro anos.

Após tomar conhecimento do mandado judicial, a equipe da Delegacia de Alto Garças iniciou diligências com o objetivo de localizar o investigado. Durante os trabalhos investigativos, os policiais apuraram que ele residia e trabalhava em uma propriedade rural no município.

Leia Também:  Governador retira "gatilho" e antecipa promoções de PMs e Bombeiros

Com base nas informações levantadas, os policiais civis localizaram o suspeito em uma fazenda na zona rural de Alto Garças, onde foi efetuada sua prisão sem intercorrências.

Após a captura, o investigado foi conduzido à unidade policial para a adoção das medidas legais cabíveis e, posteriormente, colocado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA