POLICIAL
Alunos da rede municipal de Sinop retornam às aulas nesta terça-feira (18)
Mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Sinop retornam às aulas nesta terça-feira (18), após o recesso escolar da rede pública, que vigorou entre os dias 03 a 17 de julho. Os alunos das 41 unidades escolares retornam às salas para concluírem o ano letivo municipal, que vai até 22 de dezembro de 2023.
A secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato destaca que o retorno às aulas é um marco significativo, para fortalecer os laços de amizade e aprendizado, e construir um futuro promissor para todos os envolvidos no processo educativo. “Esse momento marca um importante passo na retomada das atividades educacionais. Sabemos que no recesso escolar nossos alunos aproveitam para curtirem seus familiares, e voltam cheios de energia. Com entusiasmo e responsabilidade, a comunidade escolar se prepara para receber os estudantes de braços abertos, promovendo um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento integral de cada aluno”, explicou a gestora.
Ela destaca ainda que deverão ser seguidas as ações já previstas no calendário escolar, que é um documento oficial indispensável para a organização das escolas e também do planejamento familiar. “A exigência é ofertar, no mínimo, 200 dias letivos e 800 horas no ano, os quais serão cumpridos até o fim de 2023”. Durante o recesso, os servidores da secretaria e do administrativo ficaram à disposição, realizando atividades de caráter técnico e pedagógico nas unidades de ensino.
Vale destacar que a gestão já inaugurou neste ano, a EMEB Professora Marizete Weber, no bairro Cidade Alta, equipada com 12 salas de aula e com capacidade para 600 alunos. O bairro Jardim Primaveras também foi contemplado com a inauguração Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Clara Teixeira, que passou a atender cerca de 640 alunos.
As próximas escolas a serem inauguradas são a EMEI e uma EMEB no bairro Camping Club. As novas unidades representam um importante avanço no município e já estão transformando a realidade da educação básica em Sinop. As escolas são de um total de 7 construídas pela gestão.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
POLICIAL
Polícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (16.6), a Operação Falso 9, para cumprimento de ordens judiciais contra investigados por extorsão na modalidade conhecida como “sextorsão” praticados contra uma influenciadora digital do interior de Mato Grosso.
Na operação são cumpridas cinco ordens judiciais, dentre eles, um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de quebra de sigilo telemático. Os mandados são cumpridos nos municípios de Juína e Castanheira.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), apontam que os suspeitos utilizavam identidades falsas em aplicativos de mensagens, se passando por um jogador de futebol famoso, para estabelecer contato com a vítima, uma influenciadora digital e modelo do interior do Estado.
Após conquistarem a confiança da vítima, os criminosos obtiveram imagens privadas e passaram a exigir dinheiro, chegando a cobrar R$ 20 mil para não divulgar o conteúdo. Sob intensa pressão psicológica, a vítima chegou a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 4 mil.
Durante as investigações, foi possível identificar o principal responsável pelas extorsões, morador de Juína e outros possíveis envolvidos no município de Castanheira.
Com base nos elementos produzidos durante a investigação, que apontaram a atuação coordenada dos suspeitos na prática do crime de extorsão, o delegado da DRCI, Guilherme Campomar da Rocha, representou pelas ordens judiciais, que foram deferidas pela Justiça. “A operação tem como objetivo reunir novos elementos de prova, interromper a prática criminosa e evitar a revitimização da vítima”, disse o delegado.
As investigações prosseguem para elucidação de todos os fatos e a identificação de outros possíveis vítimas e envolvidos.
Nome da operação
O nome da operação “Falso 9” faz referência ao principal artifício empregado pelos criminosos, que se passavam por um jogador de futebol para criar um vínculo de confiança com a vítima e, posteriormente, praticar a extorsão mediante ameaça de divulgação de imagens íntimas.
Operação Pharus
A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, para combate à atuação de grupos criminosos envolvidos em diferentes crimes em todo estado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
TCE MT5 dias atrásVaidade de Sérgio Ricardo pode adiar sonho de Antônio Joaquim de voltar à presidência do TCE

