POLÍCIA FEDERAL
PF reprime abuso sexual infantojuvenil em São Sebastião/SP
São Sebastião/SP. A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (9/4), mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Federal de São José dos Campos/SP, no âmbito de mais uma etapa da Operação Anjos da Guarda, voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e de adolescentes.
A medida foi executada em São Sebastião/SP, em desfavor de investigado. Durante o cumprimento da ordem judicial, um homem foi preso em flagrante pela prática de crime constatado no curso da diligência.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Sebastião/SP
@pfsaopaulo
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF inicia mais quatro cursos de formação na ANP
Brasília/DF. A Polícia Federal realizou, nesta segunda-feira (18/5), a cerimônia de abertura dos cursos de formação de delegado, de perito criminal, de escrivão e de papiloscopista da PF. A solenidade aconteceu no teatro de arena da Academia Nacional de Polícia (ANP) e inaugurou as atividades curriculares, que vão até 28 de agosto de 2026. As turmas reúnem, ao todo, 695 alunos.
Em seu discurso, o diretor-geral substituto da PF, William Murad, destacou a grandeza do curso de formação. “Nesta casa [ANP], construímos uma das instituições mais respeitadas do país. Uma polícia moderna, de Estado, referência para todo mundo por enfrentar com rigor e coragem a criminalidade organizada. É importante que vocês tenham muita clareza desde o primeiro dia: não se exige uma colocação especial ou um perfil mítico para ser policial federal. O que se exige – e isso é inegociável – é uma atuação estritamente guiada pela Constituição e pelas leis, pelo respeito aos direitos fundamentais e pela observância rigorosa dos princípios constitucionais e administrativos que regem a atuação do Estado”, afirmou Murad.
Para a diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia, Christiane Correa Machado, a Polícia Federal é uma instituição de excelência por ter diferentes competências que se complementam, apoiam-se e trabalham em direção do mesmo propósito. Ela explicou um detalhe importante: o fato de todos os alunos – independentemente do cargo – estarem trajados de forma igual, na cor preta. “Durante muitos anos, as fardas utilizadas na formação diferenciavam os cargos por cores distintas. Neste curso, fizemos uma escolha diferente. A partir de agora, há uma única curva, uma única farda. E isso vai muito além de uma questão estética: representa a doutrina que queremos fortalecer desde o primeiro dia dessa formação, o entendimento de que pertencemos à mesma equipe. Na atividade policial, nenhuma grande investigação é construída isoladamente, nenhuma operação acontece sem integração. A Polícia Federal é forte justamente porque atua com um sistema integrado de capacidades, de conhecimentos e de experiências”, apontou a diretora de Ensino da ANP.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
Várzea Grande4 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
