POLÍCIA FEDERAL
PF prende 12 pessoas, captura foragidos e apreende cocaína, passaportes falsos e bens no Aeroporto de Guarulhos
Guarulhos/SP. A Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos realizou, entre terça-feira (3/3) e a madrugada desta quinta-feira (5/3), uma série de ações de fiscalização que resultaram na prisão de 12 pessoas, na captura de foragidos da Justiça, na apreensão de aproximadamente 20 kg de cocaína, de passaportes falsos e na instauração de investigação por furto. As atividades contaram com o apoio de sistemas de inteligência, scanners corporais, aparelhos de raios-x, cães farejadores e cooperação internacional.
Tráfico internacional de drogas
No âmbito das ações de combate ao tráfico internacional de drogas, foram realizadas cinco prisões em tentativas distintas de embarque transportando cocaína para o exterior. Na terça-feira (3/3), um brasileiro foi detido ao tentar embarcar para a França transportando cápsulas de cocaína no interior do aparelho digestivo. Em razão do elevado risco de rompimento das cápsulas, ele foi conduzido ao Hospital Geral de Guarulhos, onde permanece internado sob custódia da Polícia Penal do Estado de São Paulo até receber alta médica, quando será apresentado à Justiça Federal.
Na quarta-feira (4/3), um passageiro de nacionalidade polonesa, que tinha como destino final a França, com escala em Portugal, foi flagrado transportando quase 7 kg de cocaína ocultos em volumes escondidos em sua bagagem.
Na madrugada desta quinta-feira (5/3), uma mulher sul-africana foi detida antes de embarcar para Juba, no Sudão do Sul, em voo com escala na Etiópia, transportando mais de 13 kg de cocaína dissimulados em embalagens de produtos alimentícios, como leite em pó e achocolatados. Ainda na mesma madrugada, uma mãe e sua filha foram presas ao tentar embarcar no mesmo voo, transportando pouco mais de 3 kg de cocaína fixados às pernas. Todos os envolvidos responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Outros delitos
Durante os procedimentos de controle migratório realizados na terça-feira (3/3), policiais federais localizaram e prenderam dois homens que possuíam mandados de prisão em aberto expedidos pelas Justiças de Minas Gerais e de São Paulo. Um deles era procurado pelo crime de estelionato e o outro por inadimplemento de pensão alimentícia.
Ainda na terça (3/3), policiais federais abordaram um casal de brasileiros que desembarcava de um voo doméstico proveniente de Minas Gerais. Eles são suspeitos de terem furtado o relógio de outro passageiro durante o procedimento de revista. Apesar de negarem inicialmente o crime, o objeto foi localizado nas bagagens após inspeção minuciosa, sendo instaurado inquérito policial para apuração do delito de furto.
Na madrugada de quarta-feira (4/3), dois cidadãos turcos foram identificados durante o controle migratório tentando ingressar no país provenientes de Casablanca, no Marrocos, utilizando passaportes israelenses falsos. A ação contou com troca de informações com o Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes da Ameripol, resultando na apreensão dos documentos falsificados e na inadmissão dos estrangeiros no território nacional.
Na quarta (4/3), outros três homens foram capturados ao tentarem passar pelo controle migratório. Eles eram procurados pelas Justiças do Rio Grande do Sul, da Bahia e de São Paulo pelos crimes de tráfico de drogas, lesão corporal e violação sexual. Após a detenção, todos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição dos respectivos juízos.
A Polícia Federal mantém vigilância permanente nos pontos de fronteira do país, utilizando tecnologia, inteligência e cooperação internacional para prevenir e reprimir crimes transnacionais no maior terminal aeroportuário do Brasil.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 2445-2212
Instagram: @pfsaopaulo
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
Ação conjunta apreende quase duas toneladas de maconha e prende suspeito no Paraná
Foz do Iguaçu/PR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Paraná (FICCO/PR), em ação conjunta com equipes do POP, do CHOQUE do 14º Batalhão da Polícia Militar do Paraná e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), apreendeu 1.928,3 kg de maconha, uma arma de fogo, munições, veículos e outros materiais durante ação realizada neste sábado (20/6), em Foz do Iguaçu/PR. Um homem foi preso em flagrante.
A ação teve início após o compartilhamento de informações que indicavam o carregamento de entorpecentes em uma oficina mecânica da cidade. Durante as diligências, as equipes localizaram e abordaram um veículo que apresentava indícios de excesso de peso. Na busca veicular, foram encontrados 201,4 kg de maconha ocultos no porta-malas.
Na sequência, os policiais realizaram buscas no imóvel utilizado para o carregamento da droga, onde localizaram mais 1.726,9 kg do entorpecente.
No local, também foram apreendidos uma pistola, dois carregadores, 114 munições, uma balança de precisão de grande porte, um aparelho DVR, três automóveis, sendo um deles com registro de furto e sinais de adulteração identificadora, duas motocicletas e R$ 2.936 em espécie.
Diante dos fatos, o preso e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos de polícia judiciária. Em tese, ele poderá responder pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse irregular de arma de fogo e receptação.
Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Contato: (41) 3251-7809
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
CULINÁRIA5 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA MT5 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
ESPORTES4 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

