POLÍCIA FEDERAL

PF participa de operação internacional que resulta em 24 prisões

Brasília/DF. Uma operação policial internacional, coordenada pela Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial), na qual a Polícia Federal Brasileira possui representação, levou ao desmantelamento de um cartel brasileiro que traficava cocaína para a Europa.

Uma série de ações foram realizadas nos últimos meses no Brasil, Espanha e Portugal para atingir os membros dessa organização criminosa. Em terras brasileiras, a PF deflagrou, em novembro de 2022, a Operação Tropical Norte, no âmbito da Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará.

Em 4 de maio último, foram realizadas incursões coordenadas na Espanha e em Portugal. Vinte buscas domiciliárias foram realizadas na Espanha (províncias de Málaga, Córdoba, Madrid, Cantábria e Vizcaya) e quatro em Portugal (Cascais e Sintra), resultando em 24 detenções. Mais de 73kg de metanfetamina, cinco armas de fogo e mais de 116 mil euros em numerário foram apreendidos.

Outros sete integrantes da mesma quadrilha já haviam sido presos na Espanha, Portugal e Brasil.

Esta série de detenções soma-se à apreensão, em junho de 2022, no porto de Sine sáns, Portugal, de 800kg de cocaína ocultos em meio a uma carga de açaí congelada, originária do Brasil.

Leia Também:  PF e PM/PR apreendem fardos de maconha nas margens do Rio Paraná

Cooperação global

No âmbito das atividades de informação em curso com forças de segurança correlatas, a Europol desenvolveu informações robustas sobre o tráfico internacional de droga de uma rede brasileira de criminalidade organizada que opera em vários países da União Europeia.

Investigado brasileiro tinha contato direto com produtores de cocaína no Brasil e em outros países sul-americanos e era responsável pela preparação e embarque de cocaína em contêineres marítimos com destino aos principais portos europeus.

Em agosto de 2022, a Europol reuniu os investigadores da América do Sul e Europa, que desde então, têm trabalhado em conjunto para estabelecer uma estratégia conjunta para derrubar toda a rede.

A Europol tem fornecido desenvolvimento e análise contínuos de informações para apoiar os investigadores. Durante o dia de ação no Brasil, dois de seus oficiais foram destacados para auxiliar as autoridades nacionais, garantindo a rápida análise de novos dados que estavam sendo coletados durante a ação.

Participaram na investigação as seguintes autoridades:

•             Brasil: Polícia Federal

Leia Também:  PF e PMPR, em ação integrada, apreendem 1.673kg de droga, 2 armas e 5 veículos

•             Espanha: Guarda Civil

•             Portugal: Polícia Judiciária

Coordenação-Geral de Comunicação Social

(61) 2024-8142

[email protected]

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

Polícia Federal resgata brasileira de cativeiro no Suriname

Recife/PE. A Polícia Federal, por meio do Núcleo de Cooperação Internacional da SR/PE, através de trocas de informações com a Adidância da PF no Suriname, resgatou uma brasileira sequestrada e que estava sendo mantida em cativeiro naquele país.

A brasileira de 38 anos tinha sido induzida a viajar para o Suriname com promessa de emprego e, lá chegando, foi mantida em cárcere privado e estaria sendo forçada a engolir cápsulas de cocaína, que seriam traficadas para o continente europeu.

Realizado o resgate da vítima, estão sendo tomadas providências diplomáticas para viabilizar seu retorno ao Brasil.

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Contato: (81) 2137-4076
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PF e FTSP/RR combatem tráfico de drogas em Roraima
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA