POLÍCIA FEDERAL
PF investiga crime de exploração sexual infantojuvenil
Curitiba/PR – A Polícia Federal, nesta terça-feira, dia 10 de outubro de 2023, deflagrou a operação Nhanduti, para o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Curitiba e Colombo, nas residências de indivíduos relacionados à prática dos crimes de estupro de vulnerável, armazenamento, disponibilização, produção e venda de imagens de abuso sexual infantil.
Durante o cumprimento das medidas, foi realizada a prisão de 03 indivíduos, os quais foram flagrados enquanto armazenavam e compartilhavam na internet arquivos relacionados a exploração sexual infantojuvenil.
Confirmados os fatos sob investigação, os indivíduos investigados poderão responder pela prática dos crimes de estupro de vulnerável e associação criminosa, bem como aliciamento de criança para a prática de atos libidinosos, posse, produção, compartilhamento e venda de pornografia infantil. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 44 anos de prisão.
O nome da operação, “NHANDUTI”, significa “teia de aranha” na língua tupi-guarani, fazendo referência às redes criadas na internet, para o compartilhamento de conteúdos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Comunicação Social da Polícia Federal em Curitiba/PR
Fone: (41) 98807-2784
E-mail: [email protected]
www.gov.br/pf
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF instaura procedimento para apurar fatos relacionados à Operação Pasto Nullus no Pará
Belém/PA. A Polícia Federal instaurou procedimento investigativo para apurar fatos relacionados à Operação Pasto Nullus, realizada em 9 de junho de 2026 na região da Estação Ecológica da Terra do Meio, entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu.
A medida foi adotada após a Polícia Federal tomar conhecimento de informações que apontam para um cenário de elevada tensão na região, envolvendo conflitos socioambientais, resistência à atuação de órgãos públicos e significativa mobilização de grupos locais.
A operação foi conduzida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, com foco no combate à pecuária ilegal no interior da unidade de conservação.
Diante do contexto verificado e do potencial risco de agravamento dos conflitos, a Polícia Federal deu início às diligências necessárias para a coleta e análise de informações, com o objetivo de apurar eventuais condutas ilícitas e identificar possíveis responsáveis.
As ações em andamento incluem o monitoramento de informações e outras medidas voltadas ao acompanhamento da situação e à adoção das providências cabíveis no âmbito das atribuições da Polícia Federal.
A complexidade logística da região também é considerada no acompanhamento dos fatos. Embora a maior parte da unidade de conservação esteja localizada no município de Altamira, o acesso operacional mais viável ocorre por São Félix do Xingu, circunstância que impacta diretamente o planejamento de ações de fiscalização e segurança pública.
A Polícia Federal segue acompanhando os desdobramentos do caso e adotando as providências necessárias para a apuração dos fatos e eventual responsabilização dos envolvidos.
Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
[email protected]
@pf.para
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
POLÍTICA MT7 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
ESPORTES7 dias atrásAncelotti testa Rayan e Léo Pereira em último ensaio antes de amistoso contra o Egito
-
NACIONAL6 dias atrásMinistro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira
-
NACIONAL6 dias atrásMinistério do Turismo realiza mais uma edição de sucesso do “Brasil Mais Crédito” durante fórum internacional
-
PICANTES5 dias atrásEx-BBBs e famosos participam de jantar oficial antes do São João da Thay: ‘Alegria’
-
ESPORTES4 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial

