POLÍCIA FEDERAL
PF, Funai, Ibama, Força Nacional e Adepárá retiram criação de gado ilegal em terra indígena
Redenção/PA. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Funai, Ibama, Força Nacional e Adepárá (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará), retirou nesta quinta-feira (19/9), rebanho que permanecia na Terra Indígena Apyterewa, mesmo após a operação de desintrusão, iniciada em 2023.
A operação resultou na retirada de aproximadamente 158 bovinos e 25 equinos e foi a segunda remoção nesta fase de consolidação da desintrusão. No total, já foram retirados cerca de 530 animais. A ação ocorre em cumprimento a determinação do Supremo Tribunal Federal no curso da ADPF 709.
As ações de retirada dos animais têm enfrentado retaliações por parte de invasores da terra indígena, que boicotam a atuação dos órgãos, com furto de gado apreendido, danificação de pontes para impedir o acesso dos caminhões e incêndio dos pastos onde o gado aguarda a retirada.
Ainda estão em curso investigações para identificação e responsabilização das pessoas que criavam gado ilegalmente na terra indígena, bem como os autores das reiteradas subtrações dos animais apreendidos e dos responsáveis pelos incêndios criminosos na região.
Os animais retirados desta vez foram enviados para uma fazenda quarentenária; após avaliação técnica da Adepará, o gado de corte será encaminhado para o frigorífico; parte do valor arrecadado com o abate é destinado ao custeio operacional, enquanto a carne remanescente é distribuída à comunidade indígena ou à Secretaria de Assistência Social do Estado do Pará.
As ações de desintrusão e proteção territorial da Terra Indígena Apyterewa fizeram com que o desmatamento ilegal caísse 97% no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Comunicação Social da Polícia em Redenção
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]
www.gov.br/pf
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF prende três pessoas e apreende 5 kg de cocaína no Aeroporto de Guarulhos/SP
Guarulhos/SP. A Polícia Federal realizou, no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, ações, entre os dias 13 e 14/7, que resultaram na prisão em flagrante de duas mulheres por tráfico internacional de drogas, com apreensão de 5 kg de cocaína oculta em embalagens, e em uma prisão por associação ao tráfico de drogas.
Uma das mulheres tentava embarcar para o exterior com cocaína oculta em bagagem. A droga foi apreendida, e a mulher foi apresentada à Justiça Federal. Ela poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Outra suspeita tentava embarcar, também para o exterior, com cocaína oculta no interior do próprio organismo. Ela foi encaminhada ao hospital para acompanhamento médico durante o processo de eliminação das cápsulas, permanecendo sob escolta da Polícia Penal de São Paulo.
No controle de embarque de passageiros, policiais federais prenderam preventivamente um cidadão estrangeiro que tentava embarcar em voo doméstico. Ele foi preso por envolvimento no crime de associação ao tráfico de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Tel.: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLICIAL5 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAvallone diz que MT entendeu Pivetta e vê reflexo nas pesquisas

