POLÍCIA FEDERAL

PF cumpre mandado contra abuso sexual infantojuvenil e faz prisão em flagrante

Ponta Grossa/PR.  A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (2/4), a Operação Anjos da Rede VIII, destinada ao enfrentamento de crimes de abuso e de exploração sexual de crianças e de adolescentes cometidos no ambiente virtual. A ação ocorreu em Ponta Grossa, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão com a finalidade de identificar responsáveis e de interromper a disseminação de conteúdos ilícitos na internet.

Durante o cumprimento das diligências, um investigado foi preso em flagrante após a localização de arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil em seu dispositivo eletrônico. O material encontrado confirmou a prática criminosa e motivou a adoção imediata das medidas legais cabíveis. Foram recolhidos equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia criminal para aprofundamento das análises.

Durante as buscas, também foram localizadas plantas, possivelmente de maconha, que foram recolhidas e serão remetidas para análise pericial.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

Leia Também:  PF realiza buscas para combate ao crime de apologia nazismo

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Disque denúncia: (45) 98824-6579
E-mail: [email protected] 

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF apura suspeitas de irregularidades em instituição que acolhe pessoas vulneráveis

São Luís/MA – A Polícia Federal participou nesta segunda-feira (27/4) de uma operação conjunta no município de Paço do Lumiar/MA, com a participação de auditores-fiscais do trabalho e de representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de apurar denúncia sobre a possível submissão de pessoas a condições análogas à de escravo.

A operação teve como ponto de partida denúncia formal que indicava a existência, no município, de um estabelecimento localizado em Paço do Lumiar que se apresenta como instituição religiosa, no qual estariam sendo acolhidas e mantidas pessoas em situação de vulnerabilidade social, inclusive pessoas com deficiências intelectuais e físicas, associadas à realização de atividades produtivas, terapêuticas e ocupacionais.

Ainda conforme as informações que motivaram a ação, o local funcionaria paralelamente como espaço de prestação de serviços terapêuticos, sem a demonstração de regularização legal, licenciamento administrativo ou comprovação de habilitação técnica dos responsáveis, além de indícios de irregularidades quanto às condições de permanência, segurança e atendimento das pessoas ali residentes.

A Polícia Federal atua na apuração de eventuais ilícitos de natureza criminal, enquanto os auditores-fiscais do trabalho e o Ministério Público do Trabalho verificam possíveis irregularidades trabalhistas, administrativas e cíveis, cada qual no âmbito de suas atribuições legais.

Leia Também:  PF e PM apreendem pneus contrabandeados do Paraguai

As diligências seguem em andamento, e novas informações poderão ser divulgadas à medida que os trabalhos de apuração forem concluídos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Contatos: e-mail: [email protected]
                   Telefones: (98) 3131-5105/(98) 991286428

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA