POLÍCIA FEDERAL
PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil pela internet no Ceará
Fortaleza/CE. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (10/7), a Operação Inocência Protegida XX, com o objetivo de combater crimes de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, no município de Camocim/CE, a fim de arrecadar aparelhos celulares, computadores, mídias de armazenamento e outros dispositivos eletrônicos que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos investigados e para a preservação de vestígios digitais.
A investigação teve início a partir de comunicações encaminhadas pelo National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), decorrentes de relatórios produzidos por provedores de aplicações de internet, indicando a disponibilização pública de arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil. A partir da cooperação internacional e do cruzamento de informações, a PF identificou elementos que possibilitaram a vinculação da atividade investigada ao alvo da medida judicial.
O material apreendido será submetido à perícia, que buscará identificar a existência de arquivos ilícitos e outros elementos.
O investigado poderá responder, em tese, pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, sem prejuízo da apuração de outras infrações penais eventualmente identificadas.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção
Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará
(85) 3392-4867 / (85) 9.9972-0534
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfceara
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO/CE e PM/SP capturam foragido da Justiça
Fortaleza/CE. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE), em ação conjunta com a Polícia Militar de São Paulo (PM/SP), prendeu, nessa quinta-feira (9/7), um homem que estava foragido da Justiça do Estado do Ceará.
Durante patrulhamento, os policiais localizaram o investigado e confirmaram a existência de um mandado de prisão expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza. A captura ocorreu no município de Poá/SP.
O homem é investigado por participação na tentativa de roubo a uma transportadora. Ele foi encaminhado ao Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba/SP, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A ação contou participação de equipes do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M) e com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
A FICCO/CE é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil do Ceará, pela Polícia Militar do Ceará, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Perícia Forense do Estado do Ceará, pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.
Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará
(85) 99972-0534
Fonte: Polícia Federal
-
MATO GROSSO7 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
MATO GROSSO7 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
MATO GROSSO7 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
NACIONAL7 dias atrásDEFESO ELEITORAL 2026
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA MT4 dias atrásData Index mostra Mauro Mendes isolado na liderança ao Senado; Janaina Riva consolida segunda colocação
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirginia Mendes participa da inauguração da nova Feira do Produtor de Chapada e comemora conquista da agricultura familiar
-
MATO GROSSO7 dias atrásGoverno de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
