POLÍCIA FEDERAL
FICCOs apreendem mais de 4,2 toneladas de drogas e efetuam prisões pelo país
Brasília/DF. Entre 18 e 24/5, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), compostas pela Polícia Federal e por forças de segurança estaduais, realizaram diversas ações de enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do país.
Confira o resumo das principais ações no período.
Territórios indígenas
A PF assinou o instrumento de financiamento da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) destinado ao fortalecimento das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) em territórios indígenas. A assinatura ocorreu em Manaus/AM, durante o lançamento do programa “Território Seguro, Amazônia Soberana: Proteção da Amazônia e da Faixa de Fronteira”, realizado no evento Brasil contra o Crime Organizado: Amazônia.
Combate ao tráfico de drogas
A FICCO/SP apreendeu 1,7 tonelada de maconha em Penápolis. Ao cumprir diligências da Operação Impacto/Divisa, foi identificado um veículo com suspeita de transporte de ilícitos. Na fiscalização, os policiais localizaram a droga.
No Amazonas, a FICCO/AM apreendeu 2,5 toneladas de entorpecentes, armamento e munições durante operação integrada. A ação teve apoio da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE); da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Amazonas (Core/PC-AM), da Diretoria Antidrogas da Polícia Nacional do Peru (Dirandro/PNP) e do Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso (Gefron/MT).
Foi realizada também pela FICCO/AM, em parceria com a FICCO/Tabatinga, ação integrada que culminou na apreensão de mais de 2,5 kg de entorpecentes, três fuzis calibre 5.56, cerca de 1,4 mil munições de vários calibres e uma embarcação utilizada pelo narcotráfico na região do município amazonense de Coari.
Já a FICCO/Ilhéus deflagrou a segunda fase da Operação Midas, com o objetivo de dar cumprimento a um mandado de prisão contra investigado foragido vinculado à organização criminosa alvo da primeira fase da operação. Foram apreendidas porções de haxixe e de drogas sintéticas, bem como aparelhos celulares, arma e um veículo utilizado pelos investigados.
A FICCO/CE deflagrou operação para reprimir a introdução de objetos ilícitos em unidades prisionais do Ceará – como aparelhos celulares, smartwatches, carregadores, armas e substâncias entorpecentes -, mediante emprego de aeronaves remotamente pilotadas.
Em Goiás, a FICCO/GO participou de ação integrada que apreendeu cerca de 290 kg de maconha durante patrulhamento realizado no município sul-mato-grossense de Nova Andradina. A droga estava em um veículo atolado às margens de uma rodovia.
Prisões e cumprimento de mandados
A FICCO/Ilhéus capturou um foragido da Operação Salitre, na cidade baiana de Canavieiras. Foram apreendidos um revólver .38, cinco cartuchos .38, duas balanças de precisão, 14 papelotes de cocaína, uma pedra de crack com 137 g e um vaso com 27 g crack. A força da cidade baiana também cumpriu, na cidade de Camacan, um mandado de prisão preventiva contra um suspeito do crime de homicídio.
Em outra prisão, a FICCO/GO capturou uma mulher suspeita de tráfico de drogas no município de Chapadão do Céu, região sudoeste do estado. Durante a operação, foram apreendidas 19 peças de skunk e uma porção de haxixe.
A FICCO/SE, por sua vez, prendeu, no município de Ribeirópolis, um foragido da Justiça sergipana que fora condenado a 14 anos e 3 meses de reclusão pelo crime de homicídio qualificado, cometido por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O crime ocorreu em 2014, no município sergipano de Nossa Senhora das Dores.
Em Porto Velho, a FICCO/RO prendeu em flagrante quatro suspeitos e apreendeu mais de 22 kg de entorpecentes – entre maconha, cocaína e crack. A ação foi realizada em decorrência de desdobramentos da Operação Alquimia.
A FICCO/DF prendeu um homem apontado como liderança regional de organização criminosa com atuação interestadual, no município goiano de Luziânia. Segundo investigações, o suspeito exerceria função de coordenação logística do tráfico de drogas entre o Distrito Federal e o estado da Bahia, além de possuir ligação com crimes violentos na região.
No Rio, a FICCO/RJ deflagrou a Operação Fortuito 4 para combater uma organização criminosa voltada para a prática de crimes financeiros e de lavagem de dinheiro. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e oito medidas cautelares diversas da prisão impostas aos investigados, nas cidades do Rio de Janeiro, de Macaé, no estado do Rio de Janeiro; na capital paulista e em São José dos Campos/SP.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO/PI, em ação conjunta com PC/PI e PM/PI, prende condenado por estupro de vulnerável no interior do Piauí
Teresina/PI. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO/PI), em ação integrada com a Delegacia de Polícia Civil de Inhuma/PI e a equipe da ROCAM do 4º Batalhão da Polícia Militar, cumpriu, nesta quinta-feira (16/7), mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem na cidade de Dom Expedito Lopes/PI.
O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Picos/PI. O processo transitou em julgado em maio deste ano.
Após a captura, o condenado foi encaminhado à autoridade policial para os procedimentos legais e, posteriormente, será colocado à disposição do Poder Judiciário para o início do cumprimento da pena.
A FICCO/PI é composta pela Polícia Federal, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pelas Polícias Civil, Militar e Polícia Penal do Estado do Piauí.
Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí
(86) 3089-9960
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
Sinop4 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós reunião com Pivetta, Jayme endurece discurso, rejeita “candidato emprestado” e diz que eleição não pode ser vencida por W.O. – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAvallone diz que MT entendeu Pivetta e vê reflexo nas pesquisas
-
POLICIAL7 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásReunião entre Pivetta e Jayme Campos mantém diálogo aberto e reforça articulações para 2026

