NACIONAL
Silveira convida Arábia Saudita e SABIC a ampliarem presença, parcerias e oportunidades nos setores de óleo, gás e petroquímica do Brasil
Durante agenda oficial na Arábia Saudita, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, discutiu com o diretor-presidente (CEO) e membro do Conselho de Administração da Saudi Basic Industries Corporation (SABIC), Eng. Abdulrahman Al-Fageeh, nesta quinta-feira (15/1), as possibilidades de ampliação da presença da empresa nos setores de óleo, gás e petroquímica do Brasil.
Em reunião oficial, Silveira convidou formalmente os executivos da SABIC a conhecerem de perto o setor petroquímico brasileiro, com especial atenção ao estado do Rio de Janeiro, principal polo nacional de produção de petróleo e gás.
“O Brasil reúne escala, estabilidade institucional e oportunidades para integração industrial. E, para nós, o aprofundamento dos laços com a empresa é considerado estratégico”, afirmou Silveira.
Em resposta ao convite do ministro, espera-se que o setor petroquímico explore e avalie oportunidades no Brasil, com foco em produtos como polímeros, químicos e nutrientes agrícolas.
O ministro vem trabalhando no fortalecimento das relações com parceiros árabes há três anos, desde a visita oficial do presidente Lula ao Oriente Médio, e avalia que a tecnologia e a cadeia produtiva da empresa saudita estão à frente do que atualmente está disponível no parque industrial brasileiro. Nesse sentido, oportunidades compartilhadas poderiam acelerar o processo de fortalecimento do Brasil nesse setor.
Gigante Global da Petroquímica
A SABIC é uma das maiores empresas petroquímicas do mundo e um pilar da estratégia industrial da Arábia Saudita.
Controlada majoritariamente pela Saudi Aramco, a companhia atua globalmente na produção de produtos químicos, fertilizantes, plásticos, resinas e materiais avançados, com presença em dezenas de países e forte integração em sua cadeia de valor.
No cenário internacional, a SABIC é reconhecida por sua escala, capacidade tecnológica e papel central na agregação de valor aos hidrocarbonetos, transformando insumos energéticos em produtos de alto valor agregado para setores como automotivo, construção, embalagens, agricultura e bens de consumo.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
NACIONAL
MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.
Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.
Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.
O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.
Passo a passo para usar a plataforma:
• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;
• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;
• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante; • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.
Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.
As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS4 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLICIAL6 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
ARTIGOS6 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT3 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT3 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso

