NACIONAL
Prêmio Nacional do Turismo: conheça os três finalistas da categoria Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo
Está aberta a votação popular nos “Profissionais de Destaque” da edição deste ano do Prêmio Nacional do Turismo, que valoriza ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o Brasil. As indicações do público podem ser feitas até a próxima segunda-feira (1º/12), por meio do site do Ministério do Turismo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2025, no espaço Millennium Convention Center, às 18h.
Clique AQUI e escolha seu favorito!
Conheça um pouco do perfil dos selecionados que estão concorrendo na categoria “Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo”.
Cosme Felippsen – Empreendedor social nascido na primeira Favella do Brasil, o Morro da Providência. Como residente do território, realiza um trabalho de valorização da história local guiando os visitantes pela região portuária do Rio de Janeiro, desde 1997. Criou um roteiro turístico conhecido como Rolé dos Favellados, o primeiro guiamento de militância e ativismo do país. Já guiou mais de 28 mil pessoas na região, experiência que possibilitou acesso de Cosme a diversos lugares e ampliou a sua visão da própria cidade. Tornou-se referência como guia de favela. Nessa trajetória percebeu o impacto do turismo pedagógico na transformação da sociedade e na influência exercida entre os jovens do território onde cresceu. Grandes autoridades e famosos já passaram pelo seu passeio, como: o presidente da França, Mácron, Cauã Reymond, Dr. Siyabulela Mandela, Pharrell Williams entre outros.
Daniel Carvalho Matos – Chef Dann Mattos é guia de turismo, comunicador, empreendedor e especialista em desenvolvimento do turismo rural. Atua principalmente em Petrópolis e Paraíba do Sul (RJ), promovendo a valorização da gastronomia regional, das tradições locais e do empreendedorismo sustentável no campo. Reconhecido por seu trabalho inovador, o chef transforma ingredientes, histórias e saberes em experiências que conectam pessoas e territórios. Como comunicador, empreendedor social e liderança no turismo rural, participa de programas de TV, jornais e redes sociais, divulgando ações e eventos que fortalecem o turismo rural brasileiro e inspiram o desenvolvimento de novos negócios no interior. Mais do que um chef, Dann Mattos é uma liderança e um agente de transformação, que acredita no poder do turismo e da gastronomia para gerar oportunidades, preservar identidades e impulsionar o futuro do Brasil rural.
Ricardo Gomes – Está à frente da Câmara de Comércio desde setembro de 2016 e, por todos estes anos, tem sido um defensor do Turismo LGBT dentro e fora do País, empunhando a bandeira do turismo LBGT Brasileiro mesmo em períodos em que o governo federal declinou de promover este nicho. Nestes anos, esteve em diversos estados brasileiros e em diversos países trabalhando pelo fomento do Turismo LGBT.
SAIBA COMO VOTAR – Acesse premionacional.turismo.gov.br, escolha seu finalista de cada categoria, informe seu e-mail e confirme a validação enviada para sua caixa de entrada. Seu voto está registrado!
SOBRE O PRÊMIO – Considerado o “Oscar” do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo reconhece o trabalho, a criatividade e a dedicação de profissionais e iniciativas que impulsionam o setor em todo o país. Fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação ajuda a consolidar o segmento como um vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental no país.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.
Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.
Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.
O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.
Passo a passo para usar a plataforma:
• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;
• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;
• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante; • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.
Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.
As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS3 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLICIAL5 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026
-
ARTIGOS5 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT3 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil incinera 28.5 quilos de entorpecentes apreendidos pelas Forças de Segurança em Confresa

